Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Araranguá ganha primeira horta comunitária

Projeto foi desenvolvido a partir de pesquisa de mestrado
Por Redação Araranguá (SC), 28/05/2022 - 19:50
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A primeira horta comunitária do município de Araranguá começou a ganhar forma neste sábado (28), no bairro Jardim das Avenidas. Com a participação de membros da Associação de Moradores Local, o terreno pertencente à entidade foi preparado, com a preparação dos canteiros onde serão plantadas hortaliças e plantas medicinais. A iniciativa compreende a parte experimental de uma pesquisa de mestrado do engenheiro ambiental e sanitarista Eduardo Fernandes Martinello, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Intitulado "Agricultura Urbana como Estratégia de Combate à Insegurança Alimentar: Estudo de Caso em Comunidade do Extremo Sul Catarinense", a pesquisa busca fazer uma análise de viabilidades (financeira, social e ambiental) da implantação de hortas comunitárias no município de Araranguá. Proposta que poderá ser replicada em outros bairros, representando grande contribuição socioambiental, a partir do uso nobre de terrenos baldios do município, ajudando no controle sanitário. Martinello é orientado pelos professores Wanderley de Jesus Souza e Zeca Virtuoso (coorientador).

Os trabalhos deste sábado, desenvolvidos entre as 7h30 e 12h30, contaram com a atuação de membros da diretoria da Associação de Moradores, como o seu presidente, Eduardo Chico Merêncio, e outras sete lideranças comunitárias. Além da delimitação dos canteiros, o grupo realizou o desgalhamento de matéria de poda realizada na escola ao lado do terreno e início da compostagem do material orgânico e armazenamento de folhas para a cobertura de solo e compostagem.

Antes da parte prática, Martinello desenvolveu atividade de sensibilização, formação técnica com a comunidade, quando também ficou definido o planejamento das ações. Os próximos passos serão: adicionar matéria orgânica (turfa) nos canteiros e material para forrar o solo (palha de arroz ou cepilho de madeira sem tratamento), ao qual a associação vai buscar parcerias para a doação.

Município com espaços adequados

Conforme Martinello, que é egresso da Unesc, Araranguá é uma cidade com grande possibilidade de desenvolvimento de agricultura urbana, com base agroecológica. A horta que está sendo construída é, para além de uma horta, o começo de um projeto que visa contribuir no combate à fome e à insegurança alimentar crescente nos dias atuais. Além disso, ver o engajamento social em prol do bem coletivo é um resultado muito satisfatório.

"Esperamos que esta experiência possa servir de modelo e que possa ser replicado por toda a cidade, de tal forma que os espaços sejam melhor utilizados, produzindo alimento sem uso de agrotóxicos, promovendo saúde e qualidade de vida para os consumidores", afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito