Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aprovado projeto que institui o mês da Conscientização da Doença de Parkinson

Abril é o mês escolhido e o projeto teve a relatoria da deputada catarinense Carmen Zanotto
Por Redação Brasília, DF, 23/04/2022 - 12:40 Atualizado em 23/04/2022 - 13:10
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O plenário da Câmara aprovou na última quarta-feira (20) o Projeto de Lei 2730/20 que institui abril como o mês da conscientização da Doença de Parkinson. A proposta, relatada pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) segue agora para votação no Senado.

"Esclarecer a sociedade pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no momento certo. Só com o diagnóstico precoce podemos oferecer o tratamento adequado", alertou Carmen.  Ela lembrou que 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo estatísticas, a doença pode atingir mais de 3% da população com mais de 64 anos. "Provavelmente, são mais de 600 mil parkinsonianos no Brasil, sem contar os portadores mais jovens da doença", estima a relatora, que ainda lamentou que a doença costuma ser alvo de piadas de mal gosto.

A deputada Carmen também lembrou que o autor da proposta, deputado Ricardo Izar, foi diagnosticado precocemente com a doença há dez anos. "Ricardo Izar trouxe a experiência pessoal no olhar para todos aqueles que possam desenvolver a doença", elogiou.

O parlamentar agradeceu a Carmen Zanotto e outros deputados pela aprovação do projeto. "O Parkinson é muito mais do que o tremor. É a dificuldade de se locomover, falar, levantar, escovar os dentes. As famílias têm dificuldade de conviver com o portador de Parkinson", relatou. Ele espera que o projeto ajude a conscientizar as famílias e melhore a qualidade de vida dos pacientes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito