Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amrec deve definir por unanimidade retorno dos ônibus interurbanos

Assessor jurídico da Amrec, Giovanni Dagostin Marchi, disse que Criciúma deverá readequar regulamentação
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 05/06/2020 - 13:17 Atualizado em 05/06/2020 - 14:59
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O decreto de liberação da prefeitura de Criciúma ao transporte coletivo pode sofrer alterações. Isso porque, após a reunião no município, o Estado determinou a regulamentação para a volta dos ônibus. O assessor jurídico da Amrec, Giovanni Dagostin Marchi, detalhou à reportagem as possíveis divergências que os dois decretos podem ter.

Giovanni esclarece que o decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado na noite de quinta-feira, 5, divide o transporte intermuncipal em dois: o originário e o interurbano. O originário é o de modelo de fretamento, como exemplo o que sai de Criciúma com destino fixo a Florianópolis ou Araranguá. 

Este modelo está liberado pelo decreto estadual a partir do dia 8 de junho, com 50% da lotação do ônibus em assentos intercalados. Caberá a cada município, se assim optar, por restringir essa liberação, podendo inclusive definir pela proibição específica a destinos ou origens em que haja maior disseminação do coronavírus. "Tem a permissão dessa situação, claro que com critérios técnicos que avalisem a decisão", esclarece Giovanni.

Em relação ao transporte com característica interurbana, aquelas linhas que transitam entre um município e outro com os moldes do transporte coletivo urbano (exemplo as linhas entre Rincão, Içara e Criciúma), em que há outras especificações. Esses dependem do aceite de cada município, o que de acordo com Giovanni, foi definido pelo retorno por unanimidade na Amrec.

O projeto apresentado por Salvaro na quinta-feira define pela ocupação de 50% dos ônibus do transporte coletivo municipal, o que dá a entender, de acordo com Giovanni, levando em consideração a lotação com passageiros em pé e sentado. O decreto estadual, por outro lado, permite 100% da capacidade de passageiros sentados. Essas mesmas normas devem ser refletidas para o transporter interurbano.

"É bem provável quie os municípios sigam essa orientação do Estado, no que tange às recomendações de ordem sanitária, a não ser que algum queria impor mais restritiva, mas não creio que deva ocorrer", salientou Giovanni. 

Prefeito de Içara, segunda maior cidade da Amrec, Murialdo Gastaldon falou à reportagem que a liberação ou não do transporte será definida pela secretaria de Saúde do município. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito