Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Alimentação saudável traz mais eficiência à prática esportiva

Nutrição atua para auxiliar diretamente na melhora do rendimento de quem se dedica diariamente ao mundo dos esportes
Por ESPAÇO NATURAE 21/11/2022 - 11:30 Atualizado em 21/11/2022 - 12:23 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Divulgação/ Espaço Naturae
Foto: Divulgação/ Espaço Naturae

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A vida de um atleta ou praticante de atividades esportivas é sempre muito intensa. Com treinos constantes e um dia a dia bastante acelerado, manter um corpo saudável para suprir todas as necessidades da rotina torna-se essencial. E é por este motivo que uma alimentação saudável, quando aliada aos demais hábitos, traz ainda mais eficiência à prática de esportes.

Conforme o doutor em Ciências da Saúde e especialista em Nutrição Esportiva do Espaço Naturae, o nutricionista Bruno Pieri, uma alimentação adequada impacta diretamente na melhora de rendimento, assim como na composição corporal de atletas e praticantes de esportes. “Quando ajustamos a alimentação de acordo com o exercício praticado, favorecemos o objetivo do indivíduo, seja ganho de massa muscular, redução de gordura corporal ou melhora no seu desempenho", completa.

Neste cenário, os nutrientes consumidos diariamente servem como combustível para a realização do exercício físico. “E cada tipo de exercício gera uma necessidade maior de determinado nutriente, portanto ajustar essa quantidade é fundamental para um bom desempenho. Além disso, a recuperação corporal após a realização de esforço físico também aumenta a necessidade nutricional, e o equilíbrio entre os nutrientes favorece essa recuperação muscular”, ressalta Pieri.

Pilares da Nutrição Esportiva

Tendo em mente sempre as necessidades diferenciadas de cada pessoa, de forma geral, para o nutricionista do Espaço Naturae, os principais pilares da Nutrição Esportiva baseiam-se na qualidade e quantidade de alimentos e nutrientes.

“A quantidade adequada de calorias, proteínas, carboidratos e lipídeos é fundamental, pois os carboidratos são a principal fonte energética durante a prática esportiva, as proteínas estão envolvidas principalmente na recuperação muscular e os lipídios exercem importante função na síntese de hormônios e fornecimento de energia. Porém, é a qualidade da alimentação que vai garantir o consumo adequado de vitaminas e minerais, nutrientes que regulam o metabolismo e, consequentemente, a produção de energia para os músculos”, explica.

Dieta personalizada

É fato que um esportista possui maior necessidade de calorias. Devido ao maior número de contrações musculares, ele apresenta também uma maior necessidade de carboidratos e proteínas, sem contar que alguns nutrientes específicos podem melhorar o desempenho em determinadas modalidades esportivas.

“Portanto, normalmente um atleta precisa de mais alimentos e, dependendo das individualidades, suplementos. Mas não dá para generalizar, pois se o objetivo for redução de gordura, a dieta deve apresentar uma restrição calórica, muito bem elaborada para não ter redução de rendimento”, argumenta Pieri.

No Espaço Naturae, profissionais especializados sempre analisam o objetivo dos pacientes e, associado a uma avaliação da composição corporal realizada por bioimpedância, programam a alimentação para favorecer o objetivo traçado, a melhora da composição corporal e a saúde. Uma atuação que segue com planos de acompanhamento nutricional, para que seja possível ajustar a alimentação de acordo com as modificações do treino ou quando for necessário buscar uma melhora de performance em períodos competitivos.

O Espaço Naturae

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados em saber mais também podem entrar em contato pelo site www.sejanaturae.com; pelas redes sociais, no @espaconaturae_; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito