Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta na Saúde: UPA de Araranguá realiza mais de dois mil atendimentos em seis dias

Normalmente, são cerca de 200 consultas diariamente, mas, em alguns casos, chega a 500
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 02/06/2022 - 16:20
Foto: Gregório Silveira/ 4oito
Foto: Gregório Silveira/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A saúde de Araranguá está em alerta devido à alta procura por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Em seis dias, de 27 de maio até essa quarta-feira,1º, foram 2.165 atendimentos. Isso representa uma média de 360 por dia, quase o dobro do normal. Em muitos casos, o tempo de espera chega a ultrapassar três horas.  

“Em situação normal, o nosso número de atendimentos dia é aproximadamente 200. No caso, agora, com esse frio maior, estamos atendendo cerca de 400 e tem dia que chega a 500 atendimentos. Nosso contrato obriga dois médicos em cada plantão e nós estamos mantendo, na maioria das vezes, três profissionais e em muitos momentos quatro médicos. Mesmo assim, tem a questão da demora. Ou seja, o número de pessoas que procura atendimento aumentou consideravelmente”, enfatiza Daiane Biff, secretária de Saúde de Araranguá. 

A profissional ainda explica o motivo de tanta procura. “Com a chegada do frio, principalmente, nesta época do ano, nós temos sentido na prática a questão do aumento dos atendimentos de pessoas com síndromes gripais, em geral. Temos também casos de viroses e gastroenterites, mas a maior parte tem a ver com resfriados. Estamos fazendo coletas, temos teste Covid disponível na UPA e cerca de 10% dos atendimentos tem dado positivo. Ou seja, os outros 90% dão negativo, mas temos que ter preocupação quanto às complicações, pois tudo que é síndrome gripal tem relação com a questão pulmonar e o agravamento pode levar a uma necessidade de internação, até mesmo em UTI. Então, todo o cuidado é necessário nesse sentido”, pontua Daiane. 

Quanto à demora no atendimento, a secretária explica que depende da gravidade do paciente. “O atendimento é feito por classificação de risco, conforme a necessidade e avaliação na triagem, por isso, o tempo de espera tem a ver com a gravidade da situação. Não temos como precisar um tempo de espera geral, depende muito do quadro clínico que a pessoa apresenta. Aqueles que têm suspeita de Covid ou síndrome respiratória recomendamos que utilizem máscara. Ela funciona como uma barreira física para que outras pessoas não contraiam o vírus”, acrescenta. 

Reforço na campanha de vacinação 

Daiane ainda explica que a secretaria de Saúde de Araranguá vem ampliando a vacinação para evitar que o número de atendimentos aumente ainda mais. “A partir desse sábado toda a população que quiser vai poder tomar a dose contra a Influenza. Na imunização Covid (quarta dose) já baixamos a faixa etária para pessoas com 60 anos ou mais, nos casos que a terceira dose já tenha sido aplicada há mais de 4 meses. Nesse sábado das 8h às 13h vamos estar oferecendo todas as vacinas”.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito