Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta: Araranguá registra dois casos importados de dengue

O município, em seis meses, já tem o dobro de focos do mosquito Aedes Aegypti em comparação com o ano passado 
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 12/07/2022 - 09:03 Atualizado em 12/07/2022 - 09:11
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde o início do ano, até agora, já foram registrados 40 focos do mosquito Aedes Aegypti em Araranguá, boa parte deles apenas em um bairro. Um número que preocupa, já que em 2021 foram 20 casos, no total. A cidade é considerada uma das infestadas em Santa Catarina pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica.     

“Neste anom foram 19 apenas no bairro Mato Alto. Em 2019, essa localidade foi considerada infestada, com 38 focos, desde então, estamos fazendo um serviço mais intenso na região. A cada dois meses, passamos de casa em casa, orientando e fazendo a limpeza de depósitos”, explica Telvio Botelho Caetano Júnior, coordenador do Programa de Combate à Dengue. 

De acordo com o responsável, a situação da localidade não é simples de resolver. “Para Araranguá deixar de ser região infestada, o bairro Mato Alto tem que ficar um ano sem registrar nenhum foco. Isso, na verdade, é impossível. É um bairro muito grande, beira de BR e com muitos ferros-velhos. Devemos ficar com esse status um bom tempo”, acrescenta o coordenador. 

Com o crescente número de focos, a coordenadoria do Programa de Combate à Dengue vem intensificando as ações em Araranguá. “São, em média, 250 armadilhas espalhadas pelo município e 84 pontos considerados estratégicos, que são borracharias, floriculturas e ferros-velhos, visitados a cada 15 dias. O município hoje tem dois casos confirmados importados de dengue, registrados no começo do mês de maio e 17 casos suspeitos que foram descartados. Nossa equipe é composta por seis agentes", enfatiza. 

Conscientização como arma no combate à dengue 

“Agora, a partir de agosto, como a temperatura baixa mais, aproveitamos para fazer ações mais complexas, inclusive, palestras escolares. Na verdade, a informação é importante para que a população se conscientize que os cuidados têm que iniciar em casa, com cada um fazendo sua parte. Se não houver depósito em casa, não vai haver a proliferação do mosquito”, conclui o coordenador. 

Situação em Santa Catarina 

O estado já registra quase 300% de aumento nos casos confirmados de dengue, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em SC, 77 pessoas já perderam a vida em 2022 em decorrência da doença. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito