O Governo de Morro da Fumaça, através do Departamento de Agricultura, irá subsidiar sementes de pastagem com desconto de 50% do valor aos produtores de gado de corte e de leite do município. As sementes com desconto (azevém) já podem ser solicitadas mediante a apresentação da documentação necessária e poderão ser retiradas a partir do dia 12 de maio, na Cooperativa Regional Auriverde, em Morro da Fumaça.
Conforme a coordenadora do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral, o fornecimento do benefício acontece mediante critérios estabelecidos e apresentação da documentação exigida. "As sementes serão fornecidas até o limite necessário para o plantio de dois hectares por produtor". A apresentação da documentação deve ser feita no Departamento de Agricultura, localizado no Edifício San Valentin, no Centro da cidade.
Para receber o benefício é necessário apresentar o bloco de notas de produtor rural emitidas nos últimos dois anos, o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF) - a antiga (DAP-Pronaf), o inventário de animais e estar em dia com a prefeitura.
"Esta é mais uma ação da Administração Municpal em prol do desenvolvimento do agronegócio fumacense que integra uma série de iniciativas que promovemos para incentivar o crescimento da cadeia produtiva do campo no município", destaca o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo. Entre as demais ações estão a compra de produtos da agricultura para a merenda escolar, o vale-feira, repassado a servidores e estagiários para uso na Feira da Agricultura Familiar de Morro da Fumaça, e o programa horas máquina, que facilita o acesso de agricultores a máquinas e equipamentos, entre outras.
O fornecimento de sementes de pastagem, adaptáveis ao clima e solo do município, de forma subsidiadas está previsto na Lei 1.522/2012, que instituiu o Programa Municipal de Estímulo às Atividades da Pecuária Leiteira e de Corte, Olericultura, Grãos e Agroindústria Familiar Rural em Morro da Fumaça.