Uma comitiva da Agência Nacional de Mineração (ANM) visitou o Centro Tecnológico SATC, em Criciúma, e pôde conhecer os projetos e pesquisas desenvolvidos pelo Setor Carbonífero. O grupo foi recepcionado pelo vice-presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+), Valcir Zanette e pelos diretores das carboníferas do Sul catarinense.
"Temos realizados muitas ações através da SATC, através do Siecesc e é importante que venham conhecer a forma que estamos trabalhando nos últimos anos e o que estamos fazendo. Agradecemos a vinda dessa comitiva da ANM que tem um papel fundamental junto à mineração como um órgão que fomenta e que nos orienta", comenta o vice-presidente do Siecesc-Carvão+.
O encontro contou com a presença do Gerente Regional da ANM em Santa Catarina, José Augusto Simões Neto. A visita iniciou com uma apresentação do diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Marcio Zanuz, sobre a cadeia produtiva do carvão e as ações visando a Transição Energética Justa. Após, foi realizada uma visita nas plantas piloto das pesquisas de terras raras, zeólitas e captura de carbono.
"Visita foi muito boa, deveria ter vindo com mais tempo e irei voltar. É apenas o começo de um grande projeto de pesquisa e desenvolvimento para a região carbonífera do Sul catarinense, óbvio que outras regiões estarão envolvidas nesse projeto, que tende a olhar para a mineração de carvão com os olhos do que esse recurso pode contribuir, não apenas como uma importante matriz energética", destaca o gerente da ANM em Santa Catarina. "Conheço a estruturação do Setor Carbonífero de Santa Catarina, mas não imaginava que todo esse empenho já tinha sido iniciado", completa.