Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ações preventivas são destaque na temporada de verão dos salva-vidas

No litoral sul, é mais uma temporada que não foram registradas mortes por afogamentos em áreas guarnecidas
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 09/01/2020 - 17:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Faz pelo menos cinco anos que nenhuma pessoa morre afogada nas áreas guarnecidas por salva-vidas no litoral sul catarinense, que vai desde o Torneiro até o Passo de Torres. O que aconteceu foram dois óbitos registrados em água doce, em ambientes que não possuem guarda-vidas, na região, o único local guarnecido com água doce é na Lagoa dos Freitas, no Rincão.

“Na nossa região os números meio que se mantiveram, tivemos uma redução nas águas-vivas. As prevenções aumentaram, assim como o número de banhistas na região, que vai desde o Torneiro até Passo de Torres”, comentou o capitão Renan Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Içara.

Considerando os números de Santa Catarina, foram feitos 1.026 salvamentos e resgates, entre os dias 12 de dezembro e 5 de janeiro. No estado, foram 10 mortes por afogamento em água salgada, lembrando que nenhum deles aconteceu no sul, foram dois em áreas com guarda-vidas e oito em regiões descobertas.

“São as ações de prevenções, no estado, tivemos 1,8 milhão de prevenções. Indicando para que os banhistas vão mais para o lado, para que saiam da correnteza, é um processo de conscientização. Temos o Projeto Golfinho e outros que servem de complemento” disse Fernandes.

Em relação a água doce, foram 17 mortes, todas elas em áreas sem salva-vidas. Também foram duas mortes em áreas privativas e outros cinco casos estão sob investigação. De todos os casos, 26 eram homens e apenas uma mulher, com idades médias de 28 anos.

Tags: salva-vidas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito