A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realizou, na manhã desta segunda-feira, 5, o lançamento oficial dos Prêmios Acic de Matemática e de Língua Portuguesa. A iniciativa reafirma o compromisso da entidade com a valorização do conhecimento e o fortalecimento da educação de base. A cerimônia reuniu autoridades, educadores e representantes das escolas da região para apresentar o regulamento e o cronograma da edição 2025 das premiações.
No Prêmio Acic de Matemática, que chega à sua nona edição, participarão 24 mil estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental, de 149 escolas de 13 municípios da região. Já o Prêmio Acic de Língua Portuguesa, em sua segunda edição, contará com a participação de 3,2 mil estudantes de 30 escolas da rede municipal de Criciúma, alunos do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental.
Regulamento e cronograma
Durante o evento, foram apresentados o regulamento e o cronograma das premiações. As provas acontecerão em duas etapas: a primeira, com questões de múltipla escolha aplicadas nas escolas, e a segunda, com questões discursivas, será realizada na sede da Acic. Toda a estrutura de elaboração e correção será conduzida por professores especialistas das áreas, vinculados à Instituição Técnica Conveniada (ITC) e à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Alunos com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. Escolas e professores também serão reconhecidos com certificados de Honra ao Mérito.
Bandeira da educação
A Acic, como entidade empresarial comprometida com o desenvolvimento regional, continua com a sua dedicação à educação. "A Acic acredita que o desenvolvimento começa na base. Esses prêmios são uma forma concreta de valorizar o conhecimento, incentivar o desempenho dos estudantes e mostrar, com resultados, o impacto positivo da educação. Esperamos uma edição ainda maior este ano e, em novembro, queremos celebrar os melhores resultados dos nossos alunos," ressaltou o presidente da Acic, Franke Hobold.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o protagonismo da Acic na pauta educacional é de extrema importância para uma visão a longo prazo que transforma a realidade local. "A Acic rompeu paradigmas ao abraçar a educação. Quando empresários e gestores públicos se unem nós formamos hoje os empreendedores de amanhã. Esse gesto impulsiona o espírito público e garante o sucesso das nossas crianças e famílias", enalteceu o prefeito.
A atuação conjunta entre sociedade civil e poder público também foi enaltecida pela secretária de Educação de Criciúma. "Essa parceria já vem de oito anos e representa o papel que a sociedade deve assumir com a educação. A Acic sempre esteve à frente, dando continuidade a esse projeto que desperta o interesse dos alunos pela matemática e pela língua portuguesa nas escolas", frisou a secretária de Educação de Criciúma, Giovana Benedet Zanette, também presidente do colegiado de educação da Amrec.
Do ponto de vista da gestão regional da educação, também houve reconhecimento da importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes. "Quando um aluno da escola pública participa de um prêmio consolidado como esse, ele ganha uma oportunidade única de vivenciar experiências que vão além da sala de aula. Isso desenvolve valores como autoconfiança, disciplina e resiliência", afirmou a gerente regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho da Silva Guimarães.
Impactos pedagógicos
A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, chamou atenção para os impactos pedagógicos duradouros da iniciativa. Ela pontuou o valor das informações geradas a partir do desempenho dos alunos: "Mais do que avaliar a performance de alunos e professores, o relatório de desempenho dos estudantes entregue às escolas é extremamente rico em dados e pode orientar intervenções pedagógicas relevantes e estratégicas," explicou.
A coordenadora dos prêmios, professora Marlene Pires, acredita na mobilização da comunidade escolar e o engajamento das instituições parceiras como pilares do sucesso da iniciativa: "A cada lançamento, percebemos o quanto esses prêmios representam para a comunidade. O compromisso dos gestores e professores é visível, e desejamos muito sucesso aos participantes neste desafio educacional", concluiu.
Formação de professores
Para ampliar a contribuição com o ensino, a Acic oferecerá formação nas áreas de matemática e de língua portuguesa aos professores das escolas inscritas. Serão quatro encontros para a matemática e dois encontros para a língua portuguesa. Os estudos serão ministrados pelos professores da Instituição Técnica Conveniada.