Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A depressão de fim de ano pegou? Psiquiatra fala sobre como lidar com ela

Nessa época alguns ficam desanimados e angustiados, sem muita disposição
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 17/12/2019 - 14:20
Fotos: Amanda Farias
Fotos: Amanda Farias

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dia 31 de dezembro vai chegando cada vez mais perto e alguns começam a sofrer com a “depressão de fim de ano”. Ela pode acontecer entre o Natal e o Ano Novo. Angústia, ansiedade e tristeza são alguns sintomas comuns. Por que isso acontece? O dr. Rafael Arceno, médico psiquiatra, esteve no Programa do Avesso e falou sobre o assunto.
 
“Quem fica no computador pode descansar o corpo, mas não consegue descansar a mente, quem pode ir para a praia deve ir. Tem que tentar desfocar um pouco do trabalho, para voltar com tudo no ano que vem”, disse. Segundo ele, esse é um bom período para relaxar e preparar a cabeça para o próximo ano.

Quem é adulto consegue lidar melhor com as suas decisões, por exemplo, escolhendo uma roupa preta para passar a virada de ano e sendo criticado por isso. Quem está com este problema geralmente apresenta perda de interesse, fica desanimado e se esquiva das decisões. Só que nem todos procuram o médico imediatamente.

“O pessoal fica doente a qualquer momento, mas no psiquiatra tem essas condições mais sazonais. Essa época de fim do ano pode aumentar, tem bastante coisa de viajar, tem alguns que se distraem com o verão e deixam para consultar depois”, disse o psiquiatra. Entre os sintomas, destaque para a dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Uma boa dica para fugir desta condição é preparar os próprios presentes de Natal, economizando um bom dinheiro. Isso ajuda a controlar a questão. “A ansiedade é bem impactante e a gente é campeão, o Brasil é o campeão na América Latina, o Brasil é um dos países mais ansiosos e depressivos do mundo”, citou Arceno.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito