Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

800 pessoas estão na fila para receber o Bolsa Família em Criciúma

No país, este número chega a quase 500 mil pessoas
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 29/01/2020 - 10:11 Atualizado em 29/01/2020 - 10:12
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quase 500 mil pessoas estão na fila para receber o benefício do Bolsa Família em todo o Brasil, atualmente. Somente no município de Criciúma, 800 pessoas esperam pelo recebimento do benefício, que é disponibilizado pelo governo para famílias em situação de vulnerabilidade social.  

O secretário de Assistência Social de Criciúma, Paulo César Bittencourt, destaca que as famílias precisam estar cadastradas no CadÚnico, um programa nacional que cadastra todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, para que, então, possam receber o Bolsa Família e outros tipos de benefícios.

Em Criciúma, 8868 famílias estão cadastradas no CadÚnico, das quais 2900 recebem o benefício do Bolsa Família. De acordo com o secretário, de maio até dezembro do ano passado foi possível perceber uma significativa redução de novas famílias beneficiadas e, também, um aumento no bloqueio de pessoas que costumavam contar com o benefício. 

“Em maio tínhamos 3300 famílias recebendo o Bolsa Família, em dezembro este número passou para 2900. São 400 famílias a menos, dentre as novas que acessaram o programa e que foram destituídas só de maio para cá. Atualmente, 800 pessoas fazem parte de um público prioritário que poderia estar sendo contemplado por esse benefício, mas que não estão sendo”, destacou Paulo.

No Brasil, a média de novas concessões do benefício era de mais de 260 mil por mês, de janeiro à maio de 2019. Hoje em dia, o governo concede pouco mais de cinco mil por mês. Para o secretário, este é um reflexo de que o governo federal está realmente segurando o acesso à novos beneficiários e apertando aqueles que já tinham. 

“Entendemos que o Governo Federal está apertando as contas e, mais uma vez, quem acaba pagando por isso é quem está mais vulnerável, infelizmente”, disse.

Quem pode receber o benefício?

As famílias que recebem renda de até três salários mínimos podem fazer o cadastro do CadÚnico, e quem recebe até um salário mínimo per capito, pode ter acesso ao Bolsa Família. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito