Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre o México, rival do Brasil nas oitavas da Copa

Terra do tricampeonato da Seleção, os mexicanos estão acostumados a cair no primeiro mata-mata
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 30/06/2018 - 15:53
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

1 – CHAVES – Falou em México, falou em Chaves. Claro, também não podemos nos esquecer do Chapolin Colorado. Lançados em 1971 e 1970 respectivamente, os dois seriados fizeram imenso sucesso no Brasil ao longo de décadas, e continuam na TV até hoje. Quem não se lembra da famosa frase: “Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé”? 

2 –  FUTEBOL 1 – Brasil e México já se enfrentaram 40 vezes, com 23 vitórias do time canarinho e 10 deles, além de sete empates. Destes, quatros jogos foram por Mundiais, com três vitórias brasileiras e um empate. Marcamos 11 gols e não sofremos nenhum.

3 – FUTEBOL 2 – Foi no México que a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato Mundial, em 1970. O país sediou ainda a Copa de 1986, vencida pela Argentina. Também será o primeiro país a receber três vezes o torneio, isso em 2026, ao lado de Canadá e Estados Unidos.

4 – FUTEBOL 3 – Embora o México esteja em seu 16º Mundial, a equipe jamais chegou na semifinal. Por duas vezes avançaram até as quartas, justamente nas duas vezes em que sediou a competição. Desde 1994, ou seja, nas últimas seis edições, caíram nas oitavas de final.

5 – CAPITAL – Sua capital, Cidade do México, tem afundado entre 15 centímetros e 20 centímetros por ano. Estimasse que caiu 11 metros no último século. Também é uma das cidades com mais museus do mundo. É lá que está localizado o famoso Estádio Azteca.

6 – PASSADO – Há alguns séculos o atual território mexicano era ocupado por povos Maias e Astecas. Eles deixaram diversas construções, como as pirâmides da cidade de Teotihuacan. Esses povos perderam força com a chegada dos espanhóis, por volta de 1520.

7 – COMIDA – Por lá, é comum se alimentar com milho, feijão, cacau, tomate, carnes, frango, cebola, pimenta, alho e abacate. Entre os pratos típicos, destaque para guacamole, feito com abacate, cebola e tomate, sendo um recheio para outros pratos. Já entre as bebidas, a principal é a tequila.