Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

20 de setembro terá churrasco de comemoração em Criciúma

Data marca a Revolução Farroupilha e o dia do gaúcho
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 18/09/2019 - 15:29 Atualizado em 18/09/2019 - 15:34
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 20 de setembro de 1835 teve início a revolta popular de maior duração da história brasileira. A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, durou 10 anos e reuniu lideranças gaúchas de diversas vertentes, a maioria republicana. A data é simbólica até hoje e é feriado estadual no Rio Grande do Sul: é no 20 de setembro que comemora-se o dia do gaúcho.

A Guerra dos Farrapos teve como maior líder Bento Gonçalves, mas foi o General Netto quem proclamou a república, em 1836. Entre vitórias, derrotas, traições e heroísmos, a revolução continua forte no imaginário gaúcho. 

20 de setembro, a data início da insurreição gaúcha, equipara-se ao 7 de setembro no Rio Grande do Sul. Além do feriado, desfiles e festas são organiados. Em Criciúma, um grupo de gaúchos juntou-se para celebrar a data.

Neste ano não haverá acampamentos em Criciúma; será organizado um churrasco no bar Lanterna Clube, a partir das 21h, e em seguida o baile tradicionalista. Grupos se associam para fazer uma série de atividades nas cidades da região.

"É para marcar a passagem da Revolução Farroupilha e celebrar o dia do gaúcho. Esse ano vamos valorizar a pilcha, quem tiver pilchado ganha desconto. Vamos cantar o hino, recitar poesias, não deixamos passar a oportunidade de comemorar", explica o organizador do jantar, Luiz Henrique Pires.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito