Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Enio Biz 22/01/2026 - 09:53

O lateral-direito Kayck e o zagueiro Ruan foram inscritos no Campeonato Catarinense. Se eles foram registrados é porque foram relacionados para o jogo desta quinta-feira (22), contra o Camboriú.

Serão titulares? Não. Dificilmente.

Mas, a ida desses dois jogadores mostra como o time poderá ser armado para a partida.

Em tempos em que a imprensa não pode acompanhar treinos táticos, nos resta fazer a leitura do que pode estar pensando o técnico Eduardo Baptista.

A ida de Ruan mostra que Luciano Castán será desfalque. A tendência é que Cesar Martins volte ao time titular, tendo Rodrigo e Octávio como companheiros na defesa. Caso Eduardo Baptista opte por manter Marcinho, Octávio pode ficar fora.

Já a ida do Kayck revela algumas possibilidades. Chama a atenção que três laterais-direitos foram relacionados para a partida: Marcinho, Willean Lepo e o próprio Kayck.

Ou uma, ou outra. Dos três, um ou dois poderão ser titulares. Difícil imaginar que os três ficariam no banco de reservas.

Waguininho deve permanecer como ala-direito. Portanto, Marcinho pode ser mantido na zaga pelo lado direito ou, até mesmo, ser poupado. Eduardo Baptista citou, na última coletiva, que alguns jogadores estariam sentindo fisicamente.

Se Marcinho não jogar, Willean Lepo pode aparecer na zaga pelo lado direito. O treinador revelou em algumas entrevistas que Lepo pode jogar nessa função. Outra possibilidade é Marcelo Hermes ser poupado e, Willean Lepo, também aparece como alternativa.

A escalação oficial sai às 20h30, uma hora antes da partida.

Por Enio Biz 21/01/2026 - 17:49 Atualizado em 21/01/2026 - 17:54

O Criciúma apresentou oficialmente na tarde desta quarta-feira (21) o atacante Waguininho, que já atuou nos quatro primeiros jogos da temporada. Durante a coletiva de imprensa, o diretor executivo de futebol, Tiago Gasparino, destacou o histórico do atleta e a identificação com o clube e com o técnico Eduardo Baptista.

“É um atleta que nós conhecemos bem. Tivemos sucesso juntos no acesso em 2021, no Coritiba. Tem vasta experiência no cenário que vamos encontrar nesta temporada e vem de dois anos batendo na trave com o Novo Horizontino. Já conhece o modelo de jogo do professor Eduardo e estamos muito felizes com a chegada dele”, afirmou o dirigente.

Waguininho ressaltou a satisfação de vestir a camisa carvoeira e o comprometimento com os objetivos do clube.

“É um prazer estar aqui, vestir essa camisa. Estou muito feliz, muito motivado e vamos sempre buscar os objetivos do clube”, declarou o atacante.

Questionado sobre o momento decisivo do Campeonato Catarinense, com o Criciúma buscando confirmar a vaga na próxima fase, o jogador reforçou a importância de manter o foco jogo a jogo.

“Estamos bem focados nessa reta final. Precisamos classificar. Vamos buscar sempre a vitória. Acredito muito nesse elenco e nesse grupo. Vamos estar muito fortes para buscar a classificação”, afirmou.

Waguininho também falou sobre sua característica de versatilidade, deixando claro que está à disposição para atuar onde for necessário.

“A posição que eu mais gosto de jogar é dentro de campo. Quero estar sempre ajudando, seja pela esquerda, direita, como atacante ou centroavante. O Eduardo já me conhece, sabe onde posso render melhor, e estou sempre pronto para ajudar”, destacou.

Apesar disso, o atacante revelou ter preferência por atuar como ala.

“Gostei muito de jogar como ala, tanto pela direita quanto pela esquerda. Com o modelo do Eduardo, consigo chegar mais à frente, cruzar, cabecear e também ajudar na marcação”, completou.

Com experiências recentes em campanhas de acesso e quase acesso, Waguininho destacou o que considera fundamental para subir à Série A.

“A Série B é muito difícil, e esse ano vai ser ainda mais. O que não pode faltar é união do grupo e comprometimento. Acredito que esse elenco tem um potencial muito grande para brigar pelo acesso”, avaliou.

O atacante também explicou os motivos que o levaram a escolher o Criciúma.

“Escolhi o Criciúma pela camisa, pela história do clube e pelo treinador. O Eduardo me ligou, falou para eu vir ajudar. O clube tem uma grande estrutura e um projeto muito bom, isso pesou bastante”, disse.

Por fim, Waguininho relembrou uma experiência marcante vivida em uma disputa de pênaltis longa e desgastante em competições nacionais.

“Aquele jogo foi muito difícil, foram muitos pênaltis, tive que bater duas vezes. Espero não passar por isso de novo. Se Deus quiser, quando precisar, bato, faço o gol e vamos buscar títulos”, concluiu.

Por Enio Biz 21/01/2026 - 16:27 Atualizado em 21/01/2026 - 16:32

O zagueiro Luciano Castán deve desfalcar o Criciúma no jogo desta quinta-feira (22), contra o Camboriú. O jogador não participou da atividade, até o momento em que a imprensa pode acompanhar, o que indica a possibilidade de ficar fora da partida.

Castán deixou o confronto contra o Concórdia, na última segunda-feira (19), com dores no ombro direito e, a informação é que o jogador passaria por exames. O clube, no entanto, não confirmou se o jogador foi submetido aos procedimentos e nem divulgou o resultado.

Caso o zagueiro não atue, o técnico Eduardo Baptista tem algumas opções para a defesa. A alternativa mais simples seria a entrada de Octávio pelo lado esquerdo da zaga, mudança já utilizada no segundo tempo da partida contra o Concórdia.

Outra possibilidade é a entrada de Cesar Martins. Nesse cenário, Marcinho permaneceria pelo lado direito, Cesar atuaria de forma centralizada e Rodrigo jogaria pela esquerda.

Outra alteração prevista no time titular é o retorno de Alisson ao gol. O jogador ficou fora dos quatro primeiros jogos da temporada devido a uma fascite plantar no pé esquerdo. Com isso, Georgemy deixa a equipe.

O provável Criciúma para enfrentar o Camboriú tem: Alisson; Marcinho, Cesar Martins (Octávio) e Rodrigo; Waguininho, Eduardo, Gui Lobo, Jonatha Robert e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves e Nicolas.

Camboriú e Criciúma se enfrentam nesta quinta-feira (22), às 21h30, no estádio Orlando Scarpelli, pela quinta rodada do Campeonato Catarinense.

Por Enio Biz 21/01/2026 - 14:09

O técnico Eduardo Baptista comanda, na tarde desta quarta-feira (21), às 15h, a última atividade do Criciúma antes do próximo compromisso no Campeonato Catarinense.

O treinamento ocorre no CT Antenor Angeloni. Após o jantar, a delegação embarca para Florianópolis.

O Tigre enfrenta o Camboriú na quinta-feira (22), às 21h30, no Estádio Orlando Scarpelli.

Logo após a partida, a delegação retorna a Criciúma.

Na sexta-feira (23), os trabalhos serão retomados visando a última rodada da primeira fase do Estadual.

Por Enio Biz 21/01/2026 - 10:38 Atualizado em 21/01/2026 - 13:43

Camboriú e Criciúma se enfrentam na quinta-feira (22), em Florianópolis. E o duelo vai colocar frente a frente os dois melhores atletas do Campeonato Catarinense, de acordo com as estatísticas do Sofascore.

Os meias Jonatha Robert, do Criciúma, e Wermeson, do Camboriú, chegam ao confronto com números semelhantes no Sofascore. Ambos disputaram quatro partidas e marcaram um gol.

Wermeson se destaca na criação individual, com mais dribles certos (21) e uma assistência, enquanto Jonatha Robert apresenta maior eficiência coletiva, com melhor aproveitamento nos passes (79,17%) e a maior nota média entre os dois (7,95).

Fundamento Jonatha Robert (Criciúma) Wermeson (Camboriú)
Jogos 4 4
Gols 1 1
Assistências 0 1
Dribles certos 15 21
Acerto de passes 79,17% 67,39%
Nota média Sofascore 7,95 7,83
Por Enio Biz 21/01/2026 - 09:28 Atualizado em 21/01/2026 - 09:28

O Criciúma apresenta oficialmente mais um atleta na tarde desta quarta-feira (21). Desta vez, o atacante Waguininho concederá entrevista coletiva à imprensa.

A coletiva está marcada para as 14h30 e será realizada na Sala de Imprensa Setorista Márcio Cardoso, no CT Antenor Angeloni.

Waguininho foi anunciado no dia 4 de dezembro e, desde então, foi titular nos quatro jogos do Criciúma no Estadual, com uma assistência registrada.

O atacante é considerado um “coringa” pelo técnico Eduardo Baptista. Nas primeiras partidas, o jogador já atuou como ala-esquerdo, ala-direito, centroavante e atacante de lado.

Por Enio Biz 20/01/2026 - 17:27 Atualizado em 20/01/2026 - 17:34

O goleiro Alisson treinou normalmente na manhã desta segunda-feira (20) e aparenta estar recuperado de uma fascite plantar no pé esquerdo. Caso seja liberado, ele deverá ser titular na quinta-feira (22), contra o Camboriú.

Após a vitória sobre o Concórdia, o técnico Eduardo Baptista comentou o assunto em entrevista coletiva e reforçou que Alisson é o goleiro titular da equipe.

Para que o retorno seja confirmado, ainda é necessário o aval do preparador de goleiros, Maurício Dacoreggio.

A tendência é que Alisson comece a partida de quinta-feira como titular e faça sua estreia na temporada.

Por Enio Biz 20/01/2026 - 11:33

O técnico do Criciúma, Eduardo Baptista, lamentou a lesão do atacante Yuri Tanque, que sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles.

Segundo o treinador, a relação com o jogador não é recente. Baptista afirmou que foi ele quem deu a primeira oportunidade profissional ao atleta, ainda na Ponte Preta, e que o atacante já vinha sendo monitorado há bastante tempo.

“Quem deu a primeira oportunidade como profissional fui eu, lá na Ponte Preta. Ele já era um menino que se destacava bastante na base, e há tempo a gente monitora esse jogador. O Thiago trouxe o nome dele e eu falei: ‘pô, é o cara, é o cara que tem o perfil’”, disse.

O treinador lembrou também da passagem do atleta pelo Guarani, onde teve bom desempenho, e da ida posterior à Coreia do Sul, que acabou tirando o jogador dos holofotes do futebol brasileiro.

“Ele esteve há uns três anos no Guarani e desequilibrou. Depois acabou indo para a Coreia e ficou talvez um pouco esquecido. Era a nossa grande contratação, e ainda é. O que aconteceu foi uma fatalidade, mas queremos recuperar o menino, que ainda vai nos ajudar este ano”, destacou Baptista.

Eduardo Baptista deixou claro que o clube segue no mercado em busca de reforços, mas com critérios rigorosos. Segundo ele, o Criciúma não pretende contratar jogadores apenas para “fazer número”.

“Nós não vamos trazer jogador para vir na coletiva, para fazer volume. Quem vier tem que ser igual ou melhor do que os nossos titulares. O Tiago usa uma palavra: precisamos trazer jogadores G1. Os meninos da base têm oportunidade, mas esse nível de atleta é mais difícil de encontrar”, afirmou.

O técnico explicou que a rotina intensa de jogos dificulta uma análise mais ampla de outros mercados, mas elogiou o trabalho da diretoria na prospecção de atletas.

“É muito jogo, você não consegue erguer muito a cabeça para outros mercados. O Thiago coordena muito bem esse trabalho e nós estamos atrás de reforços”, comentou.

Baptista reforçou que o Criciúma tem objetivos ambiciosos para a temporada.

“Já falei aqui em título e também em acesso à Série A. Se a gente realmente quiser isso, precisamos de um jogador por posição. Não quer dizer que precisamos de 11, mas de zagueiro, goleiro, lateral-esquerdo, volante, meia, um nove e jogadores de beirada”, detalhou.

Ele também ressaltou o nível elevado da Série B deste ano, citando a força dos adversários.

“Vamos disputar uma Série B com grandes forças, times que estão se preparando muito bem. Vamos entrar para brigar com esses caras”, garantiu.

Por fim, o treinador reconheceu que o processo de contratação tende a ser mais demorado, justamente em função do critério adotado pelo clube.

“Contratar é um processo um pouco mais lento, porque não é qualquer nome que serve para esse propósito”, concluiu.

Por Enio Biz 20/01/2026 - 10:10 Atualizado em 20/01/2026 - 10:13

O zagueiro Luciano Castán será submetido a exames no ombro direito para avaliar a gravidade da lesão.

LEIA MAIS SOBRE O CRICIÚMA:

O jogador deixou o gramado no intervalo do jogo contra o Concórdia, na segunda-feira (19), após sentir dores e acabou substituído. Castán se machucou após um choque com o atacante Eric, da equipe rival, caindo sobre o ombro direito.

Com isso, o zagueiro é dúvida para o jogo de quinta-feira (22), contra o Camboriú, no Estádio Orlando Scarpelli. 

Por Enio Biz 20/01/2026 - 09:55

O Criciúma confirmou, na noite desta segunda-feira (19), que o atacante Yuri Tanque sofreu uma ruptura completa do tendão de Aquiles esquerdo logo em sua primeira atividade com o grupo. A lesão ocorreu durante o treinamento da última sexta-feira (16).

Em coletiva de imprensa, o executivo de futebol Thiago Gasparino lamentou o ocorrido e ressaltou que o jogador havia sido submetido a todas as avaliações médicas e físicas antes de iniciar os trabalhos no clube.

“Trouxemos o Yuri para suprir uma carência identificada no elenco. É um atleta conhecedor da posição, que chegaria para elevar o nível e promover uma disputa sadia. Infelizmente, na primeira atividade, ele teve a infelicidade de romper o tendão de Aquiles. Cumprimos todos os nossos protocolos, mas há situações que fogem do nosso controle”, afirmou Gasparino.

O médico do clube, Dr. Marcelo Beirão, explicou os detalhes da lesão e confirmou que o atacante será submetido a cirurgia nesta sexta-feira (23). Segundo ele, o caso é semelhante ao do atacante Cauê Santos, que sofreu a mesma lesão em setembro do ano passado, em partida contra a Chapecoense.

“Trata-se de uma ruptura do tendão de Aquiles esquerdo. É uma lesão que exige procedimento cirúrgico, e o atleta será operado na sexta-feira. A expectativa de retorno varia entre quatro e seis meses, dependendo da evolução clínica e do processo de reabilitação”, detalhou o médico.

Questionado sobre como o Criciúma pretende suprir a ausência de Yuri Tanque, Thiago Gasparino afirmou que o clube segue atento ao mercado, mas também dará espaço aos atletas da base.

“Estamos atentos às opções disponíveis dentro da nossa realidade orçamentária. Sabemos que o Cauê está em fase final de recuperação e seguimos oportunizando os jovens da base, que já vêm sendo relacionados. Vamos avaliar com calma os próximos passos”, finalizou o dirigente.

Por Enio Biz 19/01/2026 - 09:10

O técnico Eduardo Baptista vem enfrentando dificuldades no setor ofensivo, principalmente pela ausência de um centroavante, o tradicional camisa 9.

No elenco atual, há quatro jogadores com essa característica, mas nenhum está à disposição da comissão técnica.

Nicolas se recupera de uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. O atacante já foi liberado pelo departamento médico e iniciou o período de transição. Ele treinou separado na última semana. O rendimento recente em campo, no entanto, não empolga. O último gol do jogador foi marcado em 28 de setembro, contra o Paysandu, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, disputou oito partidas sem balançar as redes.

Outra opção é Thales, que está entregue ao departamento médico com uma lesão no adutor da coxa esquerda. Desde que chegou ao elenco profissional, em 2025, o atacante disputou 12 jogos — oito pela Série B e quatro pela Copa Santa Catarina — e marcou apenas um gol, justamente na Copa SC, contra o Caravaggio.

As outras duas alternativas para a posição também estão fora de combate e com a mesma lesão. Cauê Santos e Yuri Tanque romperam o tendão de Aquiles. Cauê se machucou em setembro do ano passado, quando atuou por apenas alguns minutos na partida contra a Chapecoense, pela Série A. A previsão de retorno do jogador é para o mês de março.

Já Yuri Tanque sofreu a lesão durante o treinamento da última sexta-feira (16), no CT Antenor Angeloni. O atacante ainda não foi anunciado oficialmente e só deverá ficar à disposição no segundo semestre.

Sem os centroavantes, Eduardo Baptista busca alternativas. Waguininho e Diego Gonçalves vem sendo a dupla ofensiva. 

Dos dois gols marcados nesse início de temporada, nenhum foi de atacantes.

Por Enio Biz 17/01/2026 - 11:13 Atualizado em 17/01/2026 - 11:20

Uma péssima notícia no Tigre. O atacante Yuri Tanque, que chegou no clube essa semana e ainda nem foi anunciado, rompeu o tendão de aquiles do pé esquerdo.

Jogador se lesionou no treinamento de sexta-feira (16).

A lesão é muito parecida com o que aconteceu com o atacante Cauê Santos.

Yuri Tanque ficará fora por meses, podendo nem jogar mais nessa temporada.

Por Enio Biz 16/01/2026 - 18:50 Atualizado em 16/01/2026 - 18:55

O atacante Yuri Tanque - o novo reforço do Criciúma - já preocupa. É que o jogador participou do treino da tarde desta sexta-feira (16), mas saiu cedo.

O atleta deixou o gramado sentindo muitas dores no tornozelo esquerdo.

O clube ainda não se pronunciou sobre o que aconteceu com o atacante.

A cena, de quem não estava próximo do lance, preocupou.

Yuri Tanque nem chegou a ser anunciado pelo clube.

Por Enio Biz 16/01/2026 - 17:50 Atualizado em 16/01/2026 - 17:56

O volante Sandry foi apresentado oficialmente como novo reforço do Criciúma para a temporada 2026 em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (16). O jogador chega ao Tigre após boa temporada no Athletic. Ele pertence ao Santos e vem por empréstimo até o fim do ano.

Em sua primeira fala como jogador do Criciúma, Sandry se mostrou motivado com o novo desafio.

“É um prazer estar aqui com todos vocês pela primeira vez. Estou muito orgulhoso de estar vestindo uma camisa tão grande como a do Criciúma. Espero fazer um bom trabalho para que possamos alcançar nossos objetivos nesta temporada”, disse o volante.

Questionado sobre suas características dentro de campo, Sandry se definiu como um jogador técnico e ofensivo, mas ressaltou que vem evoluindo também no aspecto defensivo sob orientação do técnico Eduardo.

“Sou um jogador muito técnico, tenho um passe muito bom e características ofensivas fortes. Mas tenho trabalhado bastante com o professor Eduardo na parte defensiva. Ele é muito experiente e tenho certeza de que, com o tempo, vou me adaptar totalmente ao estilo de jogo dele”, explicou.

O volante também destacou a intensidade do trabalho no Criciúma.

“Quando joguei contra o time dele no ano passado, já percebia essa intensidade. Chegando aqui, senti isso ainda mais nos treinos e jogos. Confesso que fiquei até um pouco assustado no início, porque nunca tinha trabalhado com um treinador tão intenso assim, mas vou me adaptar o mais rápido possível para ajudar o Criciúma da melhor maneira".

Sandry comparou o cenário vivido no Athletic em 2025 — quando o clube lutou contra o rebaixamento — com o momento atual no Criciúma.

“No Athletic foi totalmente diferente do que vivi no Santos. Lá brigamos até a última rodada para não cair. Agora volto para um cenário de brigar lá em cima por títulos, e isso é o que todo jogador sonha”, afirmou.

Segundo ele, as metas são claras.

“Queremos brigar pelo título do Catarinense e, principalmente, colocar o Criciúma de volta na Série A do Campeonato Brasileiro.”

Sobre o campeonato estadual, Sandry avaliou que a competição tem sido mais difícil do que muitos imaginam.

“O que me motivou foi a seriedade do clube e o projeto apresentado. Já deu para ver nesses três jogos que o Catarinense é muito competitivo, não tem partida fácil. Vamos sempre buscar a vitória, mas sabemos que será uma disputa dura — e vamos brigar pelo título”, disse.

Perguntado sobre o esquema tático com três zagueiros, o volante afirmou que não terá dificuldades, pois já atuou nesse sistema anteriormente.

“Já joguei com três zagueiros no Santos, então estou habituado. Minhas características de chegar à frente permanecem, e o Eduardo tem me pedido para aparecer mais dentro da área. Estou treinando forte para isso.”

Com jogos em sequência no meio e no fim de semana, Sandry destacou a importância da estrutura do clube para manter o ritmo.

“A estrutura do Criciúma nos dá totais condições para fazer o recovery e estar prontos para cada jogo. Sabemos que é uma sequência pesada, mas o grupo é forte e quem entrar vai dar conta do recado”, concluiu.

Por Enio Biz 14/01/2026 - 16:13 Atualizado em 14/01/2026 - 16:25

O presidente do Criciúma, Pedro Paulo Canella, participou do programa Som Maior Esportes nesta quarta-feira (14) e adotou um tom direto ao comentar os primeiros dias à frente do clube. Segundo ele, o início da gestão tem sido exaustivo e marcado por forte desgaste emocional, principalmente em razão das dificuldades financeiras, negociações comerciais complexas e ataques pessoais que, conforme relatou, têm atingido sua família.

“A carga de trabalho eu imaginava, a maldade não. Isso é difícil de lidar porque mexe com a família, com os filhos, com a esposa. É desmotivador”, afirmou Canella, que assumiu a presidência no fim de 2025.

O dirigente disse que tem sido alvo de ataques pessoais desde que assumiu o comando do clube, situação que, segundo ele, ultrapassa o campo esportivo.

Visivelmente incomodado, Canella relatou que as críticas extrapolaram o debate esportivo e passaram a gerar sofrimento dentro de casa.

“É difícil lidar quando mexe com a tua família. Tu vê filhos tristes, vê a esposa passando por um problema sério de saúde. Quando a tua família sofre por uma atitude tua, isso choca”, declarou.

De acordo com o presidente, esse tipo de situação é desmotivador mesmo para alguém com décadas de experiência profissional.

“É terrível. É realmente desmotivador”, completou.

Ataques partem até de antigos aliados

Sem citar nomes, Canella revelou que parte das investidas negativas vem de pessoas que já estiveram ao seu lado.

“Pessoas que eram aliados meus também. Que torcem para dar tudo errado”, disse.

Ele lamentou a postura de quem, segundo ele, prefere o fracasso da gestão ao sucesso do clube.

“No futebol, você pode até criticar, mas precisa torcer para quem está lá dar certo. Quando dá errado, quem perde é o Criciúma”, reforçou.

Situação financeira e transparência

Canella negou que a situação financeira do clube seja pior do que a divulgada, mas afirmou que havia uma expectativa irreal criada anteriormente, baseada em receitas que ainda não estavam confirmadas. Segundo ele, a dívida apresentada no balanço de 31 de dezembro gira em torno de R$ 7 milhões, valor que vem sendo reduzido com pagamentos recentes.

“Esse número é do exercício fechado em dezembro. De lá para cá, muita coisa foi paga. Salários, direitos de imagem e funcionários estão em dia”, destacou.

O presidente afirmou que sua principal preocupação é garantir o cumprimento dos compromissos mensais.

“Eu gerei emprego por mais de 40 anos. Não existe preocupação maior do que não conseguir cumprir obrigações”, afirmou.

Patrocínios e mercado

Um dos principais desafios da gestão, segundo Canella, é a busca por um novo patrocinador máster, especialmente em um cenário de retração das empresas de apostas esportivas. Ele afirmou que a dificuldade atinge também clubes das Séries A e B.

“Grandes clubes estão desesperados atrás de patrocinador máster. Não é exclusividade do Criciúma”, disse.

Apesar disso, o presidente destacou que o clube mantém receitas semelhantes às do ano passado com patrocínios de menor porte e avalia novos espaços no uniforme, com cautela para não comprometer a identidade visual.

Receitas alternativas e sócio-torcedor

Canella ressaltou a importância do programa sócio-torcedor, que representa cerca de R$ 1,7 milhão por mês, e afirmou que o clube trabalha para ampliar esse valor por meio dos sistemas de check-in e check-out.

Ele também citou a Timemania como uma fonte relevante de receita.

“É um dinheiro que entra todo mês e pouca gente fala. No ano passado, chegou perto de R$ 1 milhão”, revelou.

Contratações e futebol

Sobre o elenco, o presidente confirmou que o clube negocia a contratação de um centroavante, considerado prioridade pela comissão técnica, além da possibilidade de reforços pontuais, sempre respeitando os limites financeiros.

“Eu peço para olhar salários de dois dígitos. Não dá para repetir erros do passado”, afirmou.

Canella disse ainda que o Criciúma está próximo de acertar a contratação do atacante Yuri Tanque, de 27 anos, que estava atuando no futebol da Coreia.

Yuri Tanque deve ser o novo reforço do Tigre | Foto: Jeju United / Divulgação

O dirigente também comentou a situação do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que tem contrato até o fim do ano. Segundo ele, o jogador recebeu propostas, mas nenhuma está em negociação no momento. A diretoria avalia uma possível renovação, com reajuste salarial e gatilhos por desempenho.

Dívidas a receber e Conselho Fiscal

Pedro Paulo Canella confirmou que o Criciúma tem valores a receber do Corinthians, que estão sendo pagos dentro do processo de recuperação judicial do clube paulista.

Ele também defendeu a atuação dos conselhos fiscais, afirmando que as recomendações relacionadas a contas anteriores têm como objetivo garantir regularidade e evitar prejuízos ao clube, como a perda de recursos provenientes de leis de incentivo.

“Não é caça às bruxas. É resolver o problema para não empurrar dívida para frente”, concluiu.

Por Enio Biz 14/01/2026 - 13:35

O técnico Eduardo Baptista deve apostar na manutenção da equipe para o jogo desta quinta-feira (15), contra o Joinville, no Norte do Estado. A decisão passa pela vitória recente, considerada importante, e pela necessidade de dar entrosamento ao time o quanto antes.

O goleiro Alisson, com dores no pé esquerdo, segue fora. Com isso, Georgemy deve ser mantido como titular no gol.

A dupla de ataque, formada por Waguininho e Diego Gonçalves, também deve ser preservada. Nas alas, Marcinho e Marcelo Hermes seguem entre os titulares. A linha defensiva deve ser composta por Cesar Martins, Rodrigo e Luciano Castán.

No meio-campo, Eduardo, Gui Lobo e Jonatha Robert completam a formação.

Assim, o provável Criciúma para o clássico contra o JEC deve ter: Georgemy; Cesar Martins, Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Eduardo, Gui Lobo, Jonatha Robert e Marcelo Hermes; Waguininho e Diego Gonçalves.

Nicolas não participou do treinamento da manhã desta quarta-feira (14) e também foi ausência na atividade de terça-feira. Segundo o clube, o atacante foi poupado e deve iniciar novamente no banco de reservas.

Thales, com lesão no adutor da coxa esquerda, e Fellipe Mateus, que intensifica o trabalho físico, seguem fora da equipe.

Os jovens Bidu e Capella foram inscritos no Campeonato Catarinense e devem ser relacionados para a partida desta quinta-feira. Capella, no entanto, não participou dos trabalhos desta manhã.

Outro atleta inscrito é o volante Thiaguinho.

A delegação tricolor viajou para Joinville no início da tarde desta quarta-feira, logo após o almoço.

Por Enio Biz 14/01/2026 - 09:28

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou mudanças em dois jogos do Criciúma no Campeonato Catarinense. As alterações envolvem as duas últimas partidas do Tigre na primeira fase da competição.

Antes disso, o Criciúma tem dois compromissos já definidos. Nesta quinta-feira (15), enfrenta o Joinville, às 20h, na Arena Joinville, em partida válida pela terceira rodada. Depois, na segunda-feira (19), o tricolor recebe o Concórdia, às 19h30, no estádio Heriberto Hülse, pela quarta rodada.

Pela quinta rodada, o Criciúma visita o Camboriú. O confronto, inicialmente marcado para quarta-feira (21), foi transferido para quinta-feira (22), às 21h30, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Já na sexta e última rodada da primeira fase, o Criciúma enfrenta o Brusque no Heriberto Hülse. A partida segue marcada para o dia 25 de janeiro, mas teve o horário alterado das 15h para as 18h.

Por Enio Biz 14/01/2026 - 08:23 Atualizado em 14/01/2026 - 08:30

O Criciúma acaba de confirmar a inscrição de mais dois atletas para o Campeonato Catarinense.

Os atacantes Bidu e Capella estão aptos a atuar no Estadual e deverão ser relacionados para o jogo desta quinta-feira (15), contra o Joinville, na Arena.

A inscrição de Bidu já era aguardado para o jogo contra o Avaí, no último domingo (11). Diagnosticado com gastroenterite, no entanto, o atleta foi vetado pelo departamento médico. Na segunda-feira (12), ele foi reavaliado e liberado.

Ao todo, o Tigre tem 25 jogadores inscritos no Campeonato Catarinense.

Por Enio Biz 13/01/2026 - 18:50 Atualizado em 13/01/2026 - 19:00

Gilmar Cechet não é mais diretor comercial do Criciuma E.C. Em entrevista à Rádio Som Maior nesta terça-feira (13), o empresário revelou que a decisão de sair foi tomada por ele mesmo para que possa dedicar mais tempo aos seus negócios pessoais, que neste momento exigem maior atenção e foco.

Cechet afirmou que o desligamento ocorreu de forma tranquila e em comum acordo com o presidente Pedro Paulo Canella, a quem fez questão de agradecer pelo convite e pela confiança depositada ao longo do trabalho.

“Meus negócios estão pedindo mais a minha presença neste momento. O Criciúma também é uma empresa grande, com orçamento alto, muitos funcionários e muita responsabilidade, mas acredito que hoje o clube pode abrir mão da minha ajuda”, destacou.

De acordo com o ex-diretor, o pedido de saída foi feito ainda no domingo à noite, após a vitória do Criciúma sobre o Avaí. Apesar de reconhecer que o clube vive um momento que exige cuidado e boa gestão, Cechet demonstrou confiança na atual diretoria.

“O Canella é torcedor, é comprometido, tem vontade de vencer e fazer o Criciúma ser um time vencedor. Tenho certeza que ele vai fazer um brilhante trabalho”, afirmou.

Continuidade na área comercial

Gilmar Cechet também ressaltou que a área comercial do clube está estruturada e organizada, fruto de um trabalho conjunto com o diretor de marketing, Jairton Manique Barreto, destacando a importância da sintonia entre os dois setores.

“A diretoria comercial e o marketing precisam caminhar juntos. Fizemos encaminhamentos importantes, principalmente na questão de patrocínios e da camisa. Chegamos a um ponto muito positivo e agora é só dar continuidade”, explicou.

O presidente Pedro Paulo Canella chegou a tentar convencer Cechet a permanecer no cargo, mas a decisão foi mantida. Mesmo deixando a função, Gilmar garantiu que segue à disposição do clube no futuro.

“Lá na frente, quando eu tiver mais tempo e disponibilidade, se o Criciúma ou o Canella precisarem, estarei sempre à disposição para ajudar”, concluiu.

Por Enio Biz 13/01/2026 - 17:46 Atualizado em 13/01/2026 - 17:49

Apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira (13), o zagueiro César Martins celebrou o bom início com a camisa do Criciúma e destacou a motivação com o projeto apresentado pelo clube para a temporada. O defensor já atuou nas duas primeiras partidas da equipe e foi decisivo no último confronto, ao marcar o gol da vitória.

“Estou muito feliz com essa chegada. Motivado com o projeto que o Criciúma apresentou para este ano, para que a gente possa conquistar todos os objetivos, junto com a nossa torcida, que vai ser muito importante para nós”, afirmou.

Apesar do começo positivo, César ressaltou que ainda passa por um processo de adaptação, especialmente por atuar em uma função diferente da que vinha exercendo nos últimos anos.

“Joguei dois anos e meio mais por dentro e agora estou atuando pelo lado direito. É um jogo diferente, mas nada que eu já não conheça do esquema do Eduardo, com quem trabalhei por bastante tempo”, explicou.

O zagueiro também elogiou os companheiros de defesa e destacou a experiência do setor.

“Sem palavras para a experiência que eles têm. Estou muito feliz por poder formar esse trio. A nossa evolução vai acontecer jogo após jogo, principalmente nos aspectos físico e coletivo”, disse.

Sobre a escolha pelo Criciúma, César garantiu que a decisão foi simples.

“Tive ótimas referências do clube, da cidade e da torcida. Conversei com o Eduardo, com o Luca e com outros amigos que já passaram por aqui. Já joguei contra o Criciúma e senti a força da torcida. Agora, vivendo isso por dentro, é ainda mais especial”, destacou.

O defensor também comentou o próximo compromisso da equipe, diante do Joinville, rival histórico do Tigre.

“É um clássico, um jogo diferente. Sabemos da rivalidade e vamos lá buscar os três pontos. O Criciúma entra sempre para ganhar”, afirmou.

Mesmo atuando como zagueiro, César reforçou que busca contribuir ofensivamente sempre que possível, como fez ao marcar o gol da vitória na última partida.

“Minha função principal é defender, mas quando surge a oportunidade, a gente tenta ajudar. O mais importante é conquistar os três pontos, independentemente de quem faça o gol”, pontuou.

Ambicioso, o jogador deixou claros os objetivos para a temporada.

“O primeiro objetivo é ser campeão catarinense. Depois, na Série B, buscar a vaga na Copa do Brasil e o acesso, que é algo que o clube e a torcida querem muito”, projetou.

Por fim, César explicou a comemoração do gol, que chamou a atenção da torcida.

“Apontei para o Rodrigo porque foi ele quem deu a assistência. E a comemoração é algo que adotei desde a época do Bolívar. Também apontei para o céu porque tudo o que vivi no futebol é graças a Deus”, concluiu.

« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito