Se existe uma palavra que resume a trajetória de Jonathan Lemos no Criciúma em 2025, essa palavra é resiliência. O lateral-direito, que chegou a passar boa parte da temporada sem ser relacionado, virou peça fundamental na reta final da Série B. Em nova função e com direito a gol decisivo, Jonathan vive um momento de virada no clube.
“Minha trajetória no futebol se resume em duas palavrinhas: fé e resiliência. Quando elas andam juntas, você consegue passar pelos momentos difíceis. Quando a gente tem fé em Deus, a gente ganha ânimo e coragem para dar a volta por cima”, destacou o atleta em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (17).
Jonathan passou boa parte do ano sem atuar, com lesões e fora dos planos da comissão técnica. Na reta final da Série B, ele voltou a ganhar espaço.
“Desde a chegada do professor, ele já me utilizava nessa função nos treinos. Só que faltava algo em mim. Busquei diariamente isso, com dedicação e empenho, para entrar na filosofia dele. Quando a oportunidade chegou, procurei dar o meu melhor”, disse o defensor.
O gol marcado por Jonathan, contra o América/MG, foi carregado de significado.
“Me emocionei muito. Eu profetizei esse gol na oração antes da partida e Deus rapidamente me deu essa resposta. Não foi só por felicidade, mas por gratidão por tudo que vivi nesse ano”.
Essa não é a primeira vez que Jonathan vira “solução da casa” em momentos cruciais.
“Você tem que estar preparado o ano todo, não só no começo ou no fim. É preciso estabilidade emocional, física e técnica. Em 2023 eu também entrei na reta final, na dobra com o Claudinho. E mais uma vez estou aqui para ajudar o clube.”
Aliás, ajudar é o que Jonathan tem feito de melhor ao longo da carreira. Com nove participações em Série B, ele já soma seis acessos. Um verdadeiro “amuleto”.
“Os acessos que vivi sempre foram com grupos muito unidos. Às vezes nem eram os mais qualificados tecnicamente, mas a união faz a diferença. Aqui no Criciúma não é diferente. É um grupo trabalhador, focado, e é isso que nos mantém vivos nessa reta final.”
Sobre o próximo desafio, o clássico contra o Avaí, Jonathan demonstra respeito, mas mantém o foco no que o Criciúma pode fazer.
“Sabemos das dificuldades, principalmente jogando lá. É uma equipe qualificada, mas cabe a nós fazer o nosso melhor para buscar o resultado positivo".
Jonathan também revelou que teve propostas para deixar o clube no início da temporada, mas optou por permanecer no Criciúma.
“Eu cheguei aqui por direção de Deus. Tenho uma história linda com esse clube e um carinho enorme por todos aqui. Mesmo com dificuldades, o amor e o respeito que eu criei pelo Criciúma me fizeram permanecer. É um clube que vou levar para a vida", finaliza.