O processo eleitoral do Criciúma está oficialmente aberto. O edital de convocação foi publicado na quinta-feira (16) no site do clube e também encaminhado aos conselheiros. A eleição definirá a próxima diretoria executiva do Tigre, que tomará posse em dezembro.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Lucas Farias, a publicação marca o início do período de inscrições.
“O edital foi publicado ontem, foi publicado no site do clube e encaminhado diretamente aos conselheiros. Esse edital dá um prazo de 10 dias úteis, que termina no dia 30 de outubro, para que os sócios patrimoniais interessados possam registrar as suas chapas”, explicou Lucas.
Cada chapa deve ser composta por presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente, e para concorrer é necessário o apoio mínimo de 20 conselheiros.
“O sócio patrimonial que tem desejo de concorrer precisa da assinatura de pelo menos 20 conselheiros para registrar a chapa. Depois disso, a comissão eleitoral vai verificar se os candidatos cumprem todos os requisitos do estatuto — como estar em dia com o clube, ter no mínimo quatro anos ininterruptos como sócio patrimonial, além de atender à idade mínima exigida”, destacou o presidente.
Após o encerramento do prazo para inscrições, o próximo passo será a reunião ordinária do Conselho Deliberativo, marcada para o dia 26 de novembro.
“Essa reunião vai servir para a apresentação e aprovação das chapas. Mesmo que haja apenas uma chapa inscrita, ela precisa ser aprovada por maioria simples dentro do Conselho. Aprovada, ela já está eleita e tomará posse em dezembro”, explicou Lucas Farias.
Caso haja mais de uma chapa, o processo segue um rito diferente.
“Se tivermos duas chapas, cada uma precisa fazer pelo menos 30% dos votos para ser aprovada no Conselho. Se ambas alcançarem esse percentual, somos obrigados a convocar uma Assembleia Geral para que os sócios patrimoniais decidam o resultado final”, detalhou.
A Assembleia Geral, se necessária, será convocada com 15 dias de antecedência e deve ocorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.
“Agora, se uma das chapas fizer mais de 70% dos votos dentro do Conselho, a eleição se encerra ali mesmo, sem necessidade de ir à Assembleia”, acrescentou.
De acordo com Lucas Farias, uma chapa já está formada e deve ser inscrita nos próximos dias, embora ainda não haja sinalização de uma segunda candidatura.