Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Acesso do Tigre! Probabilidade é de 44,3%, aponta estudo da UNESC

O levantamento foi conduzido pelos professores Kristian Madeira e Andrigo Rodrigues

Por Enio Biz 10/11/2025 - 13:46 Atualizado há 1 hora

Com as partidas realizadas até o momento na Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma tem 44,3% de chances de garantir o acesso à elite do futebol nacional, segundo estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O levantamento, conduzido pelos professores Kristian Madeira (Matemático) e Andrigo Rodrigues(Estatístico e Matemático), junto dos estudantes Bruna Gonçalves, Gustavo Pacheco Militão e Giussiane Bandas, utiliza um modelo de simulações de Monte Carlo — método amplamente empregado em análises estatísticas de risco financeiro e previsões eleitorais.

“O cálculo leva em conta vetores de força que estimam a probabilidade de vitória, empate ou derrota de cada equipe em seus jogos restantes, atualizados a cada rodada”, explica Kristian Madeira.

De acordo com o estudo, o Coritiba desponta como o mais próximo do retorno à Série A, com 99,99% de probabilidade de acesso. 

Em seguida aparecem Chapecoense (82,5%), Athletico-PR (76,3%), Remo (49,9%), Criciúma (44,3%) e Goiás (30,1%).

Na classificação da Série B, o Coritiba lidera com 64 pontos, seguido por Athletico/PR, com 59; Remo, com 59; Chapecoense, com um jogo a menos, e 58 pontos ganhos.

O Criciúma aparece em quinto, com 58; Goiás, em sexto, com 58; e Novorizontino, em sétimo, com 57.

O grupo da UNESC se inspira em metodologias desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência nacional em modelagem matemática aplicada ao futebol.

As probabilidades de rebaixamento

O cenário da parte inferior da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro começa a se definir. Segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o Paysandu e o Volta Redonda estão praticamente rebaixados para a Série C de 2026, com 100% e 99,94% de probabilidade, respectivamente.

O Amazonas aparece com 89% de chance de queda, seguido por Ferroviária-SP (44,7%), Botafogo-SP (43,1%) e Athletic-MG (22,4%).

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito