Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Projeto Menstrue Livremente atende mais de 500 pessoas em Criciúma

Iniciativa do Gapac traz suporte e informação para a região

Por Redação Criciúma, 10/05/2025 - 10:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

Um dos principais e mais frutíferos projetos do Gapac (Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma) é o Menstrue Livremente, que tem por objetivo trazer dignidade para todas as pessoas que menstruam e não têm acesso integral a isso.

O Gapac, que já presta suporte psicossocial para pessoas em situação de vulnerabilidade, enxergou a necessidade de criar um projeto que desse a devida atenção à questão do fluxo menstrual em específico. Atualmente, são 560 pessoas atendidas pelo projeto Menstrue Livremente.

Desde 2021, a entidade distribui kits de higiene para os participantes do projeto, além de levarem palestras para as escolas e comunidades de Criciúma e região, sempre informando, conscientizando e tratando do assunto sem tabu.

“Foi muito importante quando começamos a ganhar o kit para minhas netas, porque antes não tinham acesso. Na época, o colégio não fornecia, hoje em dia que passaram a fornecer. Foi de uma ajuda enorme”, alega uma atendida do Gapac, identificada como Maria.

Hoje até existe um programa federal chamado Dignidade Menstrual, criado posteriormente ao projeto do Gapac, que também distribui absorventes. São 40 absorventes a cada dois meses – a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que são usados cerca de 20 absorventes a cada ciclo menstrual – que são liberados. Porém, uma pessoa adulta e que não esteja estudando pela rede pública, somente tem direito a receber os absorventes se for cadastrada no CadÚnico e possuir renda per capita de até R$ 218,00. 

“Quem estuda na rede pública precisa do registro do CadÚnico e deve ganhar menos de meio salário mínimo para receber o kit de higiene. Entendemos que por conta da renda mínima, muitas pessoas que realmente necessitam acabam não sendo contempladas e seguem vivenciando a pobreza menstrual. Cabe dizer que a população em situação de rua também recebe.  É então que a gente realmente enxerga a força e a necessidade desse projeto para trazer mais humanidade à vida dessas pessoas”, Relata Anne Schimitz, assistente social da instituição.

Os itens que podem ser arrecadados são: absorventes, coletores menstruais, protetores internos, shampoos, condicionadores, sabonetes, desodorantes, escovas de dente, cremes dentais, dentre outros. Os itens podem ser entregues diretamente na sede da instituição, localizada na Rua Anita Garibaldi, N° 386, Box 53 do Centro Comercial Camelódromo, no Centro de Criciúma.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito