Promovendo cuidado com o cidadão e com os animais de estimação, o municipio de Morro da Fumaça, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), já superou a marca de 640 animais castrados gratuitamente em 2025. O número foi alcançado após mais um mutirão promovido nesta quinta-feira, 16 de outubro, no Centro de Bem-Estar Animal, que atendeu 46 cachorros e gatos. Outras iniciativas de castração devem ocorrer ainda neste semestre.
A maioria dos procedimentos foi realizada por meio do programa Fumaf nos Bairros, que mobiliza toda a estrutura necessária e leva até as comunidades, tornando o serviço mais acessível e conveniente para os cidadãos fumacenses. Somente neste ano, a iniciativa já atendeu os bairros Naspolini (com duas edições), Bortolatto (incluindo as comunidades de Monte Verde e Barracão), Estação Cocal (duas edições), Graziela (duas edições), Ibirapuera, Maccari e Jussara. Além das ações itinerantes, também foram promovidos mutirões pontuais para diminuir o tempo da fila de espera.
A iniciativa de castração gratuita, segundo o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, é reflexo do compromisso da Administração Municipal com a saúde pública e com o bem-estar da população e dos animais. "As castrações reduzem o abandono, controlam a população de cães e gatos e oferecem mais qualidade de vida para todos. É gratificante ver que, por meio de uma política pública eficiente, conseguimos levar esse serviço até as comunidades e atender centenas de famílias fumacenses".
A diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, ressalta que os resultados alcançados são fruto de um planejamento estratégico e da dedicação da equipe técnica. "Nosso objetivo é facilitar o acesso ao serviço, levando as ações até os bairros e reduzindo o tempo de espera. Seguiremos comprometidos com a qualidade do serviço, o bem-estar animal e o suporte à comunidade fumacense".
Os moradores de Morro da Fumaça que desejam castrar seus pets gratuitamente podem entrar na lista de espera do programa da Fumaf pelo WhatsApp, no número (48) 3434-4497. Para ser incluído, é necessário cumprir os critérios definidos pela Fundação.