Os golpes virtuais virou um dos principais problemas da Polícia Civil. São mais de 1.800 pessoas que sofreram algum tipo de golpe desse tipo em Criciúma. Um dos crimes mais comuns, são golpes contra idosos. “Os criminosos se aproveitam da incencia dos idosos, se passam por parentes pedindo dinheiro, usando contas e linhas telefônicas falsas, fraudulentas, criadas só para esse tipo de crime”, comenta o delegado Márcio Neves, da 2ª Delegacia de Polícia de Criciúma.
Além disso, os criminosos utilizam boletos falsos de instituições, falsificação de sites para pagamentos e outras formas de enganar a vítima. Segundo o Delegado, é muito importante o cidadão ficar atento, evitar qualquer transação bancaria que ele suspeita. Se ele suspeita, é melhor não fazer e procura orientação, conversar com pessoas específicas, com advogados e pessoas de confiança”, indica ele.
Outro ponto importante que merece atenção, é ficar atento com ligações de bancos e Tribunal da Justiça. “Bancos, Tribunal, não realizam ligações, ainda mais pedindo para fazer alguma transação bancária. Nunca para fazer uma transação do nada, são coisas simples que se o cidadão ter esse cuidado, pode evitar de cair em um golpe”, afirma Neves.
Ouça a entrevista completa: