O tempo de espera nos semáforos de Criciúma seguem gerando reclamações entre motoristas da cidade. Segundo o diretor de Trânsito e Transporte (DTT) da prefeitura, Vinícius Ribeiro, a Central Semafórica está em pleno funcionamento desde dezembro de 2023, mas o sistema vai além da chamada “onda verde”. “As pessoas associam apenas à fluidez na Avenida Centenário, mas o objetivo maior da central é o controle inteligente dos cruzamentos, com ajustes remotos e monitoramento em tempo real”, explicou ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta quarta-feira (30).
Ribeiro disse que os tempos de sinal podem ser programados de forma diferenciada ao longo do dia. Um dos exemplos citados é o cruzamento na Avenida Centenário, próximo ao Banco Safra (apenas referência), onde há queixas de longos períodos no vermelho mesmo com baixo fluxo. “Isso pode ser ajustado. Já solicitei análise técnica para verificar a possibilidade de reduzir o tempo de espera nesse horário”, garantiu.
O diretor também lembrou que o alto número de veículos na cidade impacta diretamente na fluidez. “Temos cerca de 80 mil veículos registrados em Criciúma e, em horário comercial, esse número chega a 200 mil. Muitas vias estão sobrecarregadas, e é fundamental que os motoristas busquem rotas alternativas”, recomendou.
Sobre a prometida onda verde na Avenida Centenário, ele explicou que a ideia esbarra em limitações práticas. “Se a via estiver saturada, mesmo com programação, o trânsito não flui como esperado. A velocidade dos veículos, as paradas e o comportamento dos motoristas influenciam muito”, ressaltou.
Ele reforçou que sugestões e reclamações podem ser enviadas diretamente à diretoria, que avalia e, sempre que possível, realiza os ajustes na programação dos semáforos.
Ouça na íntegra o que disse o diretor de Trânsito e Transporte (DTT) da prefeitura, Vinícius Ribeiro: