O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza deu início a uma nova fase em sua trajetória artística com o lançamento do projeto “La Nostra Danza”. A estreia oficial aconteceu em grande estilo: no palco principal do 42º Festival Internacional de Dança de Joinville, realizado entre 21 de julho e 2 de agosto, no Centreventos Cau Hansen.
Competindo na categoria Danças Populares Internacionais – Conjunto Sênior, o grupo apresentou a coreografia “Carnevale di Venezia: Storia, Magia e Tradizione”, uma celebração cênica do tradicional Carnaval de Veneza, marcada pela riqueza de detalhes e autenticidade cultural. A seleção para a Mostra Competitiva é altamente criteriosa: este ano, um recorde de 5.827 coreografias foi inscrito, avaliadas por uma comissão de especialistas que considerou técnica, criatividade, montagem, iluminação e fidelidade ao tema.
Ainda que enfrentando um contratempo técnico, por parte da organização, o grupo garantiu o 4º lugar na categoria. “Foi um desafio que superamos com união e dedicação. Apesar de todo o imprevisto, o público nos aplaudiu de pé, e isso nos deu ainda mais força para seguir. Esse momento marca o início de um novo ciclo para o grupo”, destacou o coordenador Ricardo Mazzorana.
Agora, as atenções do grupo se voltam para os ensaios da primeira apresentação pública do projeto “La Nostra Danza” em Nova Veneza, que promete reunir a comunidade e celebrar as tradições italianas no município.
Fundado em 1991 e composto por cerca de 60 integrantes entre crianças, adolescentes e adultos, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza é reconhecido pela preservação e divulgação das tradições italianas. Nas três participações anteriores no festival, conquistou o primeiro lugar na categoria sênior.
O projeto “La Nostra Danza”, do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza, foi aprovado no Programa de Incentivo à Cultura – PIC, por meio da Fundação Catarinense de Cultura do Estado de Santa Catarina, e conta com patrocínio das empresas Bistek e Coopera.