Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Não vai ter lockdown em Criciúma", garante Salvaro (VÍDEO)

Prefeito anuncia reforço nos testes de casos suspeitos e conta com mais leitos de UTI no Hospital São José
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 25/11/2020 - 17:03 Atualizado em 25/11/2020 - 17:32
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O agravamento da situação de Criciúma perante à pandemia de Covid-19 - a cidade chegou a 123 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia, todos os leitos de UTI estão ocupados e a região voltou ao estágio gravíssimo na matriz de risco do Estado - fez a prefeitura lançar novas diretrizes. O prefeito Clésio Salvaro anunciou o lançamento da campanha "Bom senso: a pandemia ainda não acabou".

"Não vai ter nada parado. O que defendemos é a vida em primeiro lugar, temos que continuar trabalhando. Não vai ter lockdown", assegurou Salvaro, embora vários serviços estarão, a partir da próxima sexta-feira, 27, sob vigor de novas e mais restritivas medidas. "Conversamos com todos os segmentos sobre a conscientização das pessoas. Todos precisamos nos ajudar Tivemos uma reunião com todas as unidades de saúde discutindo estratégias, testagem. O prefeito liberou testagem que com dois dias de sintomas faz teste, diagnostica, isola", informou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

O teste por antígeno vai permitir o diagnóstico de novos casos em 48 horas e será aplicado, sob recomendação médica, em unidades de atendimento no Centro, Quarta Linha, Santa Luzia, Milanese, Próspera e Rio Maina. "O teste de antígeno, que vai permitir tratamento mais rapidamente com o diagnóstico, será feito só com a recomendação do médico", reforçou o secretário Acélio. "Desde que o médico solicite, com dois dias de sintomas, ele será fornecido em locais estratégicos. O antígeno é aquele que é coletado nas narinas e com essa amostra, resultado rápido e tratamento rápido", detalhou.

A prefeitura está colocando ao dispor do Governo do Estado mais 90 leitos, chamados de retaguarda, para uso, em caso de necessidade, na antiga Casa de Saúde do Rio Maina, o Centro de Tratamento Coronavírus que tornou-se centro de reabilitação de pacientes. "Se precisar, como retaguarda, o hospital está sim disponível para internar pacientes", confirmou Salvaro, mas não com a complexidade de uma UTI. 

Sem lockdown

O prefeito fez questão de reforçar que, em momento algum, a prefeitura está planejando fechamento de serviços. "As pessoas não podem ficar o tempo todo confinadas em casa. Se sair, que saiam com todos os cuidados", destacou Salvaro. "As pessoas não estão pegando o vírus no local de trabalho. Estão sendo contaminadas nas festas de fim de semana, à noite, nas baladas, nos bares, não é no trabalho. Por isso não terá lockdown em Criciúma, todo mundo tem que trabalhar. Tem que se cuidar, não pode o governo ser o único responsável", destacou.

Questionado sobre a fiscalização do transporte coletivo, Salvaro salientou que mantém conversas constantes com a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). "De acordo com a reclassificação, os ônibus passam a ter lotação de apenas 50%, um assento sim, outro não. Em todos os ônibus na entrada tem álcool gel e uso obrigatório de máscara, a pessoa só pode entrar no ônibus se tiver máscara", salientou.

Em busca da vacina

Salvaro anunciou que na segunda ou terça-feira seguinte ao segundo turno das eleições, na semana que vem, estará reunido com o governador Carlos Moisés - em se confirmando o seu retorno ao cargo a partir de sexta-feira - para tentar agilizar a liberação de vacinas, assim que elas estiverem prontas e liberadas para uso junto à população. "Mas não estamos recomendando tratamento preventivo, seguimos fazendo o que os médicos orientam. E vamos voltar a higienizar as ruas a partir desta quinta-feira", sublinhou Salvaro. 

O prefeito concordou que se trata do momento mais preocupante da pandemia até aqui. "Sim, estamos com 100% de ocupação no privado e no público, isso vale para internação clínica e UTIs. As pessoas estão sendo encaminhadas para hospitais com disponibilidade, mas é um momento muito difícil", acrescentou, lembrando que Criciúma está com mais de 1,1 mil casos ativos de Covid-19. O secretário Acélio destacou que mais cinco leitos de UTI devem ser abertos pelo Hospital São José em breve. "Eles estão conseguindo esses profissionais para operar esses leitos", destacou Acélio.

Assista o pronunciamento de Salvaro no vídeo abaixo:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito