Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Espaço Naturae oferece acompanhamento nutricional vegetariano centrado no cliente

A posição da American Dietetic Association (ADA) é que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças.
Por ESPAÇO NATURAE 12/08/2022 - 05:45 Atualizado em 24/08/2022 - 16:51 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O que é o vegetarianismo? Explicado em simples palavras, o vegetarianismo nada mais é do que uma escolha alimentar na qual se tira os produtos de origem animal do cardápio. Essa atitude, na maioria das vezes, é tomada por inúmeros motivos pessoais que vão desde os cuidados com o meio ambiente, ética, saúde e compaixão com os animais. 

Neste contexto, a nutricionista do Espaço Naturae, Sara Daminelli Nunes, fala sobre o tema e explica as diferenças  do vegetarianismo. “A Nutrição Vegetariana atua na individualidade bioquímica, com o acompanhamento nutricional centrado no cliente, e respeitando suas escolhas. Para isso também utilizando como ferramenta a gastronomia funcional para tornar a alimentação vegetariana ainda mais gostosa e equilibrada”, diz Sara acrescentando: “Com o planejamento correto, uma dieta vegetariana que tenha uma boa variedade de alimentos naturais pode atender a todas as necessidades nutricionais, tanto de adultos quanto de crianças. adolescentes e gestantes e ainda pode diminuir o risco de diabetes, alguns tipos de câncer e doenças cardíacas”, revela.

A nutricionista também destaca que o vegetarianismo pode ser classificado e apresenta alguns tipos: Ovolactovegetarianismo (utiliza ovos, leite e laticínios), Lactovegetarianismo (utiliza leite e laticínios), o Ovovegetarianismo (utiliza ovos) e o Vegetarianismo estrito (não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação). Tem tambem o vegano que além de não consumir nada de origem animal inclusive roupas e cremes testados em animais. 

Respeitar o vegetarianismo pelas suas escolhas e filosofia de vida é também respeitar o Planeta em que vivemos. E nos do Espaço Naturae temos como princípio preservar o Mundo em que vivemos. 

A rotina do vegetariano
Se você nunca considerou a possibilidade de ser vegetariano, acredite, de acordo com Sara é mais fácil do que parece. “Não é necessário começar com um cardápio vegetariano completo. Inicie com a “segunda sem carne”. Não é difícil e você vai se surpreender. Aos poucos o repertório de pratos aumenta e, além das delícias que se pode preparar, as pessoas vão perceber o bem que estão fazendo por sua saúde, a saúde dos animais, pelas pessoas e pelo meio ambiente”, assinala a nutricionista.

O prato do vegetariano
No prato de um vegetariano adulto, segundo a profissional da nutrição do Espaço Naturae, deve ser preenchido metade dele com verduras e legumes, 1/4 com cereais (arroz, milho, trigo, cevada, etc...) e 1/4 com leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, tofu...). “E também pode ser incluída uma fruta como sobremesa”, Sementes são sempre bem vindas também, como a semente de abóbora e girassol, avisa Sara.

Vegetarianismo e a saúde
“Vegetarianos e não vegetarianos, com estilo de vida parecidos, foram comparados em estudos. Os resultados mostram que os vegetarianos tem menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade, ou seja, isso nos mostra que um padrão de alimentação equilibrado que promove tantos benefícios não pode ser constituído de uma dieta carente”, ressalta a nutricionista.

Sara ainda enfatiza que o motivo de a dieta ser ou não eficiente não está ligado ao ter carne no cardápio. “A dieta se mostra eficiente devido à maneira com a qual ela é feita. Uma pessoa que come carne, mas não inclui frutas e verduras no cardápio, pode ter deficiência de ácido fólico, baixa ingestão de fibra e potássio, por exemplo. Por isso, a dieta vegetariana bem planejada, como deve ser toda e qualquer dieta, oferece todos os nutrientes que precisamos”.

A necessidade de suplementação
A suplementação é necessária quando há carência de algum nutriente no organismo. “As deficiências encontradas nos vegetarianos são as mesmas percebidas na dieta com carne. Por isso a necessidade de suplementação deve ser avaliada por meio exames laboratoriais, avaliação médica e nutricional”, concluiu Sara Daminelli Nunes, Nutricionista do Espaço Naturae.

O Espaço Naturae: fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; bairro Pio Corrêa, em Criciúma. Contatos podem ser feitos por e-mail: [email protected], ou por telefone: 48 3433.9829 - 48 99171.6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito