Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa da Carbonífera Criciúma ainda não decidiu se entrará com recurso

Sentença de falência da empresa foi assinada na segunda-feira e advogado ainda deve analisar a decisão da juíza
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 11/12/2019 - 08:56 Atualizado em 11/12/2019 - 09:48
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Decretada na segunda-feira, 9, a falência da Carbonífera Criciúma, a defesa da empresa ainda não definiu se entrará com recurso. O advogado Alexandre Farias está em viagem para Brasília e ainda não teve acesso aos detalhes da sentença, assinada pela juiza Eliza Strapazzon.

De acordo com Alexandre, o único remédio, caso a empresa opte por reverter a situação de falência, é entrar com um agravo de instrumento no tribunal de Santa Catarina. "O tribunal poderá conceder efeito suspensivo ou não, que pode durar até o julgamento do mérito do agravo. Em 2016 a juíza indeferiu uma petição inicial, houve interposição de agravo e praticamente dois anos depois o tribunal mandou processar a recuperação judicial, o que atrapalhou inclusive a empresa, porque o processo ficou parado dois anos no tribunal e a empresa não conseguiu dar andamento às suas licenças ambientais", relembra o advogado.

Segundo Alexandre, o prazo para recorrer deve findar no fim de janeiro, por causa do recesso de fim de ano no judiciário, o que daria bastante tempo para analisar o caso e, se for do interesse da empresa, entrar com os recursos. O advogado destaca que caberia apenas aos credores aceitar ou não o plano de recuperação judicial proposto pela empresa, que teria uma dívida que ultrapassa os R$ 100 milhões

"Eu tenho o posicionamento que só caberia à Assembleia Geral de Credores concordar ou não com o nosso plano. Se não concordasse, aí sim seria decretada a quebra. Como disse, ainda não tive acesso à decisão da juíza, ainda vou analisar. Ela é uma juíza excepcional e cuidou com muito carinho desse processo ", analisa Alexandre.

Se transitar em julgado a decisão de falência, sem que a empresa entre com o recurso ou os recursos sendo negados, o administrador judicial seria encarregado de organizar os bens da Carbonífera e fazer o leilão. Alexandre diz que dificilmente será arrecadado o valor da dívida, o que faria com que alguns credores não fossem pagos. O advogado ainda recordou os planos da empresa no período de recuperação judicial, mas não deu  indícios se recorrerá ou não da decretação de falência.

"Existia a possibilidade de retomada da atividade através da liberação de algumas licenças ambientais. Estava trabalhando-se nesse sentido. No período de conversas com o MP e juíza, foi concedido esse prazo (de dois anos) e sabíamos que poderia ocorrer a decretação de falência. Não fomos pegos de surpresa.  Você tem duas alternativas: ou salva a empresa ou é decretada a quebra. Os clientes são inteligentes e se entenderem que não adianta recorrer... É questão de tempo. Os clientes são inteligentes e se entenderem que não adianta recorrer... É questão de tempo. A não ser que os direitos tenham sido vilipendiados, não exuste a intenção de tumultuar o ambiente", esclareceu Alexandre.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito