Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Alerta de ciclone extratropical e rajadas acima de 70 km/h no litoral catarinense

Regiões como o Meio-oeste e o Planalto Sul também pode ser afetadas
ND Mais Florianópolis, SC, 18/07/2021 - 15:15
Vento arrancou placa em Navegantes (Foto: Drica Fermiano / NDTV)
Vento arrancou placa em Navegantes (Foto: Drica Fermiano / NDTV)

Moradores da faixa litorânea de Santa Catarina entre outras regiões devem ficar em alerta com a previsão de um ciclone extratropical neste domingo (18), que deve ter ação também no Meio Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a circulação de um ciclone no oceano traz condições para ventos persistentes do quadrante oeste, com rajadas de até 70 km/h podendo ocorrer na metade leste do estado.

Assim, a sensação de frio é ainda maior nessas áreas e o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a ventos intensos. A manhã de segunda-feira (19) será de frio ainda mais intenso, com temperaturas mínimas abaixo de 0°C e geadas ocorrendo do Extremo Oeste aos Planaltos.

No Litoral e Vale do Itajaí, as mínimas ficam entre 1°C e 8°C. As condições para ventos persistentes de oeste/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste de Santa Catarina se mantêm até final da tarde, com risco moderado para ocorrências associadas.

A sensação de frio continua no decorrer do dia. O mar fica agitado a muito agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde ondas com picos de até 4 m podem ocorrer. Há chance de ressaca e o risco é alto para ocorrências associadas a agitação marítima.