Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Retomada a Escola Diocesana de Catequese

Por Pe. Samiro 25/02/2019 - 06:00Atualizado em 27/02/2019 - 21:12

Ela foi iniciada em 27 de março de 2011. Desde então, centenas de catequistas de diversas paróquias da Diocese de Criciúma tiveram a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos em suas comunidades. A Escola Diocesana de Catequese Caminho de Emaús, após uma pausa, retorna, agora, com novo conteúdo programático, periodicidade e duração, a fim de atender as demandas e os desafios no campo da evangelização, especialmente na transmissão da fé.

Na segunda-feira, 18 de fevereiro, párocos e coordenadores paroquiais da Pastoral Catequética foram  convidados para a reunião onde a nova proposta da Escola foi apresentada, no Auditório da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, a partir das 19h30min.  O projeto da Escola está em sintonia com o que orientam diversos documentos da Igreja, entre eles o Diretório Geral para a Catequese, que apresenta critérios inspiradores para a formação dos catequistas: "Formar catequistas com fé profunda; clara identidade cristã e eclesial; profunda sensibilidade social; capazes de transmitir não apenas um ensinamento, mas também uma formação cristã integral, desenvolvendo 'tarefas de iniciação, de educação e de ensinamento'. São necessários catequistas que sejam, ao mesmo tempo, educadores da fé e testemunhas, capazes de superar 'tendências unilaterais divergentes' e de oferecer uma catequese plena e completa", cita a mensagem da carta convite remetida às paróquias e assinada pela Coordenação de Pastoral e pela Pastoral Catequética.

Com o objetivo geral de promover uma formação para que os catequistas possam atuar como "multiplicadores" em suas paróquias e desenvolver um processo que leve à conversão a Jesus Cristo, formando discípulos missionários, o projeto contemplará a centralidade da Palavra de Deus e a inspiração catecumenal, numa Igreja em saída.