Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Susto

Por Lucas Rocco 04/04/2019 - 06:00

Depois do respiro da terça-feira (03) a bolsa de valores brasileira voltou a escorregar para os 94 mil pontos, com novas tensões vindo de Brasília e a negociação sobre as reformas fiscais. Na proporção que as vozes aumentavam na discussão entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e deputados da oposição na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) fez com que o Ibovespa perdesse 2 mil pontos em duas horas.

Guedes

O ministro faz coro com a esmagadora maioria dos economistas ao afirmar que o sistema previdenciário atual é insustentável, com a proporção entre contribuintes e aposentados se reduzindo drasticamente por conta do envelhecimento da população. Nada mais que matemática básica, mas a política não é uma ciência exata.
Guedes já havia desmarcado sua participação em audiência pública na comissão semana passada. A decisão seguiu sugestão de aliados, que alertavam para os riscos de ataques de deputados da oposição e esvaziamento da reunião por aliados. A alegação formal foi que o debate seria mais produtivo após a designação do relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma previdenciária na comissão. Naturalmente, a oposição ignora os números e vai para o ataque no intuito de enfraquecer o governo.