Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Crônica da cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 05/04/2019 - 06:00Atualizado em 05/04/2019 - 23:20

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 13 de junho de 1960 (continuação).

SESSENTA MILHÕES PARA ESCOLAS PRIMÁRIAS RURAIS – No plano de aplicação de dotações orçamentárias do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, para o ano em curso, o ministro Clóvis Salgado aprovou uma rubrica de sessenta milhões de cruzeiros para a construção, reconstrução e equipamentos para escolas primárias rurais, de acordo com o que dispõe o Decreto nº. 25.667, de outubro de 1948, e a Lei nº 59, de 1947. Desta maneira, mais uma vez o MEC busca intensificar a edificação de escolas no campo, oferecendo, aos filhos dos agricultores, condições para o aprendizado elementar.

FESTA JUNINA – BAILE DA CHITA – O Clube da Lady, numa festa pré-inaugural, realizará, na noite de 2 de julho próximo, às 21h00, na Sociedade Recreativa Mampituba, o Baile da Chita, para o qual convida a todos os sócios e frequentadores. Traje: Damas, chita, passeio. Cavalheiros, passeio com lencinho de chita, que podem ser adquiridos na portaria do clube no dia do baile. Será vedada a entrada de quem não estiver devidamente vestido. Outrossim, comunica que serão vendidos quitutes típicos como pão-de-ló, cocada, suspiro, pé de moleque, quindim, cartucho, rosca, bolinho de fubá, pinhão, bolinho de aipim com coco, cuscuz, quentão e Grande Otelo. Espera aí: Grande Otelo é o nome de um grande comediante do cinema nacional. Seria “Quentão Grande Otelo”?

SOCIEDADE RECREATIVA UNIÃO OPERÁRIA – Em assembleia geral, realizada dia 1º de maio, foi eleita e empossada a diretoria para o biênio 1960-61, composta pelos seguintes membros: Presidente de Honra Pedro Jerônimo Nascimento, Presidente Bento Brum, Vice-Presidente Gláucio Rosa, 1º Secretário Agenor da Silva Pinto, 2º Secretário Manoel Cândido Pacheco, 1º Tesoureiro Lênio Luiz de Jesus, 2º Tesoureiro João Bazílio da Silva. Esse Clube era de Laguna, mas muito prestigiado pelos criciumenses. E já que falamos em nova diretoria, eis aqui a do ATLÉTICO OPERÁRIO F. C. que, em assembleia geral ordinária, realizada dia 10 do corrente, elegeu e deu posse aos novos dirigentes cuja composição foi esta: Presidente de Honra Dr. Sebastião Neto Campos, Presidente João Sonego, Vice-Presidente Antônio Borges de Medeiros, Secretário Geral José Caetano Sobrinho, 1º Secretário João Fernandes, 2º Secretário Agenor dos Santos, 3º Secretário Ernandes Scott, Tesoureiro Geral José Pacheco dos Reis, 1º Tesoureiro João Keller, 2º Tesoureiro Hugo Verdieri, 3º Tesoureiro Aristeu dos Santos. Conselho Fiscal, efetivos: Acácio Luiz Bittencourt, Anésio da Conceição e Frederico Andrade. Suplentes: José Manoel Celso, Gracioso Martignago e Manoel Machado. Essa turma aí não era franca não, hein? O povo quer saber: o que fazem, numa diretoria, o 3º secretário e o 3º tesoureiro? 

E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.