Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Por Archimedes Naspolini Filho 17/12/2018 - 06:00Atualizado há 2 horas

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 6 de abril de 1959.

CRICIÚMA PRESTARÁ EXCEPCIONAIS HOMENAGENS AO GENERAL OSWALDO PINTO DA VEIGA, NO PRÓXIMO DIA 11, QUANDO DA INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE ASSISTÊNCIA NESTE MUNICÍPIO. TAMBÉM URUSSANGA TRIBUTARÁ AO DIRETOR EXECUTIVO DO PLANO DO CARVÃO NACIONAL, PREITO DE GRATIDÃO. Olhando para ontem vamos encontrar os dirigentes da Comissão do Plano do Carvão Nacional administrando o setor sem deixar seus gabinetes, na capital federal, cidade do Rio de Janeiro. Todavia, dois deles tiveram papel destacado e visitavam a cidade com muita frequência: Aníbal Alves Bastos e Oswaldo Pinto da Veiga, este mais do que aquele. E a cidade, sob o comando de Addo Faraco e do Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos, este em nome da indústria do carvão mineral, resolveu tributar, ao General, uma série de homenagens levadas a efeito dias 11 e 12 de abril. Na oportunidade foi lançada a pedra fundamental da sede do Iapetc, de Criciúma (na Rua João Pessoa), foi inaugurada a Casa da Criança, da Vila Operária (Bairro Santa Bárbara), inaugurada a Escola Industrial do Senai, no Bairro da Juventude e foi lançada a pedra fundamental da Cidade Mineira.

BÊNÇÃO DAS LAJES DO GINÁSIO MADRE TERESA MICHEL – Ontem, dia 5, com a presença de numeroso público, teve lugar, no aprazível local onde está sendo edificado o majestoso, moderno e amplo Ginásio Madre Teresa Michel, a solenidade da bênção das lajes desse notável educandário, procedida pelo vigário da Paróquia Padre Estanislau Ciseski. A construção ficava lá longe, no Bairro Olaria.

I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ADVOGADOS -  A Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Santa Catarina, atendendo aos constantes e reiterados apelos de inúmeros profissionais de todas as comarcas do interior, realiza, a partir de ontem, e até a próxima sexta-feira, em Florianópolis, a I Conferência Estadual de Advogados. Esse conclave, que promete revestir-se de grande movimentação e calor, tem por escopo aprovar recomendações que nortearão a OABSC no sentido de proporcionar melhores condições para o exercício da advocacia e fornecer meios mais eficazes para a defesa da numerosa classe.

CENTRO SOCIAL RURAL DE MORRO ESTEVÃO – Criciúma possuía dois Centros Sociais Rurais: o primeiro, em São Roque; o segundo em Morro Estevão. Eram associações apolíticas e não recreativas: apenas sociais. A Diretoria estava assim constituída: Presidente João Tomazi, Vice-Presidente Abel D’Agostin, 1º Secretário Zefiro Giassi, 2º Secretário Dozolina Zanette, Tesoureiro Angelo de Luca. Conselho Fiscal: Maria Cesa, Florindo D’Agostin e Hercílio Cirimbelli.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.

Por Archimedes Naspolini Filho 14/12/2018 - 06:00Atualizado em 14/12/2018 - 10:51

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 30 de março de 1959.

INSTALADO, EM NOSSA CIDADE, O PRIMEIRO HOSPITAL VOLANTE, DOADO PELA ASSOCIAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS. ENTUSIÁSTICA A RECEPÇÃO TRIBUTADA PELO NOSSO POVO À EXMA. SRA. LUCI CORRÊA HÜLSE, PRESIDENTE ESTADUAL DESSA ALTÍSSIMA INSTITUIÇÃO E ÀS SUAS EMINENTES COMPANHEIRAS. AS UNIDADES FORAM ADQUIRIDAS PELO GOVERNO DO ESTADO QUE ACABA DE ASSINAR CONVÊNIO COM A DIREÇÃO NACIONAL DESSAS HUMANITÁRIAS BANDEIRANTES, CUJA PRESIDENTE É A EXMA. SRA. SARA KUBITCHECK. ELEITA E EMPOSSADA A DIREÇÃO MUNICIPAL. BREVEMENTE SERÃO INICIADOS OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VOLANTE ÀS POPULAÇÕES DESPROTEGIDAS. E Tribuna Criciumense descreve a chegada desse ônibus-hospital, uma novidade no setor de saúde em todo o Brasil, com direito a duas fotos: Dona Luci Corrêa Hülse e o ônibus-hospital. Finalmente registra a nominata da primeira diretoria das Pioneiras Sociais em Criciúma: Presidente Armeli Corrêa, Vice Presidente Igia Campos, Conselheira Marilene Deslandes, Secretária Dra. Genésia Minato Brandão, Tesoureira Maria Dias Góes, e Procurador Dr. José Pimentel. 

PONTE SOBRE O RIO TUBARÃO – Já se encontra concluído o projeto da ponte sobre o Rio Tubarão, no trecho Araranguá-Florianópolis, da BR-19, elaborado pela firma Roger Castier. A obra citada terá o comprimento de 280m e seu custo foi estimado em Cr$ 40.000.000,00. Já era assim: o trecho Norte sendo pavimentado e o Sul em elaboração de projetos. A BR-59 é a nossa atual BR-101.

GRÊMIO ESPORTIVO ARARANGUAENSE – Acaba de ser empossada a diretoria que regerá os destinos da agremiação em 1959/60, que está assim constituída: Presidente Walmor Pacheco, Vice Presidente Ildefonso Rabello, 1º Secretário Zanoni S. Espindola, 2º Secretário Dodemar Oliveira, 1º Tesoureiro Pedro José de Souza, 2º Tesoureiro Ariovaldo Pereira, Orador Dr. Severiano de Souza, Diretor de Patrimônio Hervalino Campos.

BOA VISTA 2 X 0 COMERCIÁRIO – Defrontaram-se ontem, no estádio Euvaldo Lodi, na Metropolitana, o Comerciário e o Boa Vista.
Antoninho e Almerindo foram os artilheiros do jogo e os times formaram assim: BOA VISTA: Itamar I, Derocy, Panca e Costinha; Foguinho e Edésio; Dario, Antoninho, Itamar II, Almiro e Almerindo. COMERCIÁRIO: João, Ney, Tchiro e Colombi; Uca e Gerson; Hélio, Muricy, Fumanchu e Agachado. Árbitro: Zoile Thomé, com boa atuação.

E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.

Por Archimedes Naspolini Filho 13/12/2018 - 06:00Atualizado em 13/12/2018 - 11:03

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 23 de março de 1959.

Na capa: REVERBERANDO, ELETROSSIDERURGIA NO ESTADO DE SANTA CATARINA, JUVENTUDE TRANSVIADA, LENDO E COMENTANDO. No primeiro, REVERBERANDO, S. Souza publica extenso artigo sobre o sonho de uma peregrina. O texto da manchete ELETROSSIDERURGIA fala sobre o propósito do Jornal em publicar, semanalmente, os palpitantes assuntos relacionados com a criação da futura eletrossiderúrgica no Sul do estado. Peixoto Fortuna assinou o comentário intitulado JUVENTUDE TRANSVIADA e Donatila Borba, no LENDO E COMENTANDO, se dirigiu às mulheres de ontem e de hoje.

SOCIEDADE MUSICAL CRUZEIRO DO SUL – Em assembleia realizada dia 1º do corrente, foi eleita a nova diretoria, empossada dia 7, que dirigirá os destinos dessa Sociedade neste ano, a qual ficou assim constituída: Presidente Jurê João Borba, Vice Presidente Gilberto Machado Vieira, 1º Secretário José Caetano Sobrinho, 2º Secretário Humberto Machado Vieira, 1º Tesoureiro Bernardino João Campos, 2º Tesoureiro Inácio Rosa, Orador D r. Ernesto Bianchini Góes, Fiscal Manoel A. Dias.
Na direção da nossa velha Banda Cruzeiro do Sul, só gente de escol.

DESPEDIDA DE PAULINO BÚRIGO – Tribuna publica o teor de um ofício que lhe foi remetido pelo deputado estadual Paulino Búrigo, vazado nos seguintes termos: Tendo assumido, na Assembleia Legislativa, o cargo para o qual fui eleito, quero reafirmar os meus propósitos de cooperar em benefício da coletividade. Naquela Casa do Povo e em meu escritório particular, instalado na Rua Jerônimo Coelho, nº 4, sala nº 1, telefone 3732, estarei ao seu dispor para tratar de todo e qualquer assunto. Era diferente: hoje ninguém sabe o endereço particular de nenhum deputado. Ou sabe?

CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CRICIÚMA – Em data de 3 de março, foi fundado, em nossa cidade, o Corpo de Bombeiros Voluntários, instituição civil que empregará o melhor de seus esforços na proteção e salvamento dos bens e da vida da população de Criciúma. Sua primeira diretoria ficou assim constituída: Presidentes de Honra: Governador Heriberto Hülse e Prefeito Addo Caldas Faraco. Presidente Diomício Freitas, 1º Vice Dr. Jorge Frydberg, 2º Vice Pedro Milanez, Diretor Executivo João F. dos Reis, Subdiretor Arno Kurt Hertel, 1º 

Secretário Alberto F. de Abreu, 2º Secretário Balthazar Gomes, 1º Tesoureiro Fidelis Barato, 2º Tesoureiro Mário da Cunha Carneiro, Consultor Jurídico Dr. José Pimentel. Conselho Fiscal efetivos: Dr. Ernesto Bianchini Góes, Auzenir Guimarães Carvalho e o Prefeito Municipal. Suplentes: Max Fisnter, José Portella e Milton Serafim.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.

Por Archimedes Naspolini Filho 12/12/2018 - 06:00Atualizado em 13/12/2018 - 01:15

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 16 de março de 1959, continuação.

CLUBE CARNAVALESCO BRINCA QUEM PODE – Em assembleia geral, realizada dia 1º do corrente, foi eleita e empossada a nova diretoria que dirigirá os destinos desse importante Bloco Carnavalesco, da cidade de Laguna, no período 1950/60. Esta é a diretoria: Presidente de honra Antônio Paulo da Silva, Presidente Mauro Camilo da Silva, Vice Presidente Almiro Pacheco dos Reis, 1º Secretário Wilfredo Silva, 2º Secretário Agenor Pinto, 1º Tesoureiro Nelson Souza, 2º Tesoureiro Santos Camilo da Silva, Mestre Paulo Pacheco dos Reis.

CSN ARRENDA FAZENDA, LEITE E GADO – A Cia. Siderúrgica Nacional deseja arrendar suas fazendas em Siderópolis e Esplanada, com áreas, respectivamente, de 100 e 300 hectares. O gado existente será vendido aos proponentes. A CSN cederá, durante o período de arrendamento, as instalações existentes havendo, em Siderópolis e arredores, mercado amplo para o leite produzido. E eu pensava que o negócio da CSN era o carvão e o aço.

ENGENHEIRO MOZART CORDEIRO – Em visita de inspeção, esteve em nossa cidade o Eng.º Mozart Cordeiro, chefe do Serviço de Engenharia da 5ª Zona Aérea – Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Acompanhado do prefeito Addo Caldas Faraco inspecionou as obras da construção da nova estação de passageiros, bem como a pista de pouso, mostrando-se satisfeito com o andamento das mesmas.

CRICIÚMA POSSUIRÁ A MAIOR PISTA DE POUSO DE SANTA CATARINA – Com a visita do Eng.º Mozart Cordeiro e com as medidas tomadas pelo mesmo junto aos Poderes do Município, ficou deliberada a ampliação das atual pista, de 1.660m para 2.000m tendo, o Sr. Prefeito, ordenado providências no sentido de levantamento da área necessária: 400m de comprimento por 220m de largura. Tínhamos a TAC-Cruzeiro, a Varig, a Real Aerovias e, agora, a maior pista de pouso de Santa Catarina.

EM ARARANGUÁ, ATLÉTICO 2 X 0 RODOVIÁRIO – Pela terceira rodada do campeonato da Larm, Jogaram, ontem, na vizinha cidade de Araranguá, as equipes do Atlético Operário, desta cidade, e o Rodoviário, daquela localidade. Saiu vitorioso do gramado o onze atleticano, pelo escore de 2 x 0. As equipes formaram assim: ATLÉTICO: Pedrinho, Paulo Vilacy e Tenente; Bolognini e Djalma; Aldo, Santinho, Nésio, Gelson e Edson. RODOVIÁRIO: Ruy, Olavo, Joia e Maneca; Valter e Serrano; Edio, Moacyr, Morety, Santos e Palhoça.  Destacamos, no Atlético: Pedrinho, Vilacy, Paulo, Nésio, Tenente e Aldo. No Rodoviário: Ruy, Olavo, Serrano, Joia, Moacyr e Palhoça. Juiz: Valmor Bresciani, com bom desempenho. Goleadores: Gelson e Aldo.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.

Por Archimedes Naspolini Filho 11/12/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 9 de março de 1959, continuação.

MEDIDA QUE MERECE APLAUSO – E Tribuna publica um artigo relacionado ao fato de o prefeito desejar baixar uma portaria obrigando os proprietários de terrenos em ruas nas quais tenham sido ‘plantados’ meios-fios, a construírem as respectivas calçadas. O problema atravessa gestões administrativas desde quando as calçadas foram inventadas.

RINDO & CASTIGANDO – Era o título de uma coluna de ironias que levava a assinatura de um tal ‘Sócrates’ e que brincava com os diversos ‘tipos’ da cidade. Na edição de 9 de março Sócrates faz uns trocadilhos que achei oportuno trazer à tona. Ele dizia ter encontrado algumas ‘palavras que enriquecem o nosso vocabulário’: ADOção, assinatura de Addo Faraco em Livro de Ouro. ROMEria, excursão de ciclistas liderados por Romeu Lopes de Carvalho. ESTANilizar, cerrar fileiras em torno do padre Estanislau. BACHAloada, peixada preparada por Ciro Bacha. ACORBETAR-se, amparar-se no gerente do Inco, Corbeta. IMIMIzar-se, desajustar-se com o Mimi Amante.

E chegamos à edição que circulou de 16 de março. ENTREGA DAS TAÇAS AOS COLÉGIOS QUE PARTICIPARAM DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO – Já se encontram em poder do Prefeito Addo Caldas Faraco as quatro belas taças que couberam, respectivamente, ao Ginásio e Escola Normal Madre Teresa Michel, Curso Particular Póvoas Carneiro, Curso Normal Regional Nicolau Pederneiras e ao Bairro da Juventude, classificação proclamada pela Comissão Julgadora, após o brilhante desfile, pela nossa cidade, em comemoração ao Dia da Pátria. Para a solene entrega será levada a efeito, no próximo dia 21 de abril, na Praça Nereu Ramos, grandiosa festa cívico-literária quando serão relembrados os ideais de Tiradentes. Olha só: sete meses depois do desfile os troféus seriam entregues. Bom, pelo menos o foram. O evento da ‘marcha do Sete de Setembro’ era um dos pontos mais altos da vida estudantil de nossa cidade.
Eu disse: era!

PONTE DAS LARANJEIRAS – Encontram-se em fase de conclusão os serviços de construção da Ponte das Laranjeiras, no trecho Tubarão-Laguna, da BR-59, em execução pela Firma Carvalho, Hosken Ltda., cuja entrega ao tráfego está prevista para os primeiros dias de abril vindouro. Olha que pérola: a Ponte das Laranjeiras ficando pronta. Na BR-59. Já foi concluída, a BR tomou o número 101. Já foi construída a nova, a Anita Garibaldi e ninguém ficou com saudades. Mas, até a ponte de Laranjeiras a travessia era feita em balsas e essa lembrança ninguém queremos ter.

E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho. 
Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 07/12/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 9 de fevereiro de 1959, continuação.

AEROCLUBE DE CRICIÚMA – Nova Diretoria. A 11 de novembro foi eleita a nova diretoria do Aeroclube de Criciúma, para o biênio 1959/1960, que ficou assim constituída: Presidente Adamastor Martins da Rocha, Vice Presidente José Francioni de Freitas, 1º Secretário Ézio Lima, 2º Secretário Gilberto J. de Oliveira, 1º Tesoureiro Valdir Gomes, 2º Tesoureiro Nereu Ribeiro, Diretor Geral de Instrução Valdir Neves, Consultor Jurídico Dr. José Pimentel, Bibliotecário Dr. Hugo Bianchini, Diretor de Sede Dr. Napoleão de Oliveira, Orador Sinval Bohrer. Conselho Fiscal, efetivos Dr. Alexandre Herculano de Freitas, Wilson Barata e Dr. Jorge Frydberg. Suplentes Nelson Alexandrino, Walmir Amante e Alcino Zanatta.

E chegamos à edição de 16 de fevereiro de 1959 cuja manchete e nota de capa informava: INSTALADO, SOLENEMENTE, O MUNICÍPIO DE SIDERÓPOLIS – Em data de 31 de janeiro último, às 17 horas, no edifício da prefeitura, presentes o Dr. Osny Caetano da Silva, Juiz de Direito da comarca de Urussanga, Dr. Alfeu Medeiros, Promotor Público daquela comarca e representando o Governador Heriberto Hülse, o Prefeito nomeado Sr. João Caruso MacDonald, ex-Deputado Estadual, o representante da Cia. Treviso S.A., o Reverendo Padre Pedro Pelanda, vigário da Paróquia, o representante da Cia. Siderúrgica Nacional S.A., o diretor do Grupo Escolar Túlio Cavalazzi, o Diretor do Hospital N. S. da Conceição, Dr. Aldo Caruso MacDonald, o Sr. Armando Ferraro, presidente da Comissão Executiva do referido nosocômio, o Sr. José Luiz Guidassi, chefe do setor assistencial da CSN, o Sr. Armando Damiani, representante do IBGE, e os senhores vereadores à Câmara Municipal de Urussanga Ignácio Fenille, José Feltrin, João Sonego, Olirio Cesa, João Cesa e Gastão Bica de Oliveira e grande massa popular, foi aberta a sessão solene de instalação do Município, criado pela Lei nº 380, de 19 de dezembro de 1958. E não registrou absolutamente nada de como transcorreu a histórica solenidade, mas informou que, ao final, foi servido um banquete em que usaram da palavra o Dr. Haroldo Bez Batti, advogado nos auditórios de Urussanga, que fez breve histórico do novo Município. Falou também o Padre Pedro Pelanda e, finalmente, o primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador, João Caruso MacDonald.

FUNDADO O ROTARY CLUBE DE URUSSANGA – Quinta-feira última, dia 12, às 20 horas, teve lugar, no amplo salão de festas do Urussanga F. C., que está passando por reforma total, concorrida reunião dos elementos de maior projeção da ‘terra dos vinhedos’, a fundação do Rotary Clube com a admissão de 36 sócios.

E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. 
Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 06/12/2018 - 06:00Atualizado em 06/12/2018 - 23:45

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 2 de fevereiro de 1959, continuação.
Nessa mesma edição nosso hebdomadário publica o edital de convocação para as matrículas ao Curso Particular Póvoas Carneiro, outra instituição que, ao lado da Escola Técnica de Comércio, deixou saudades pela qualidade do ensino nelas ministrado.

CASAMENTO – Quinta-feira última, dia 29, realizou-se, nesta cidade, o enlace matrimonial do Sr. Primo Zappelini, filho do casal Antônio-Ernezinda Zappelini, com a prendada senhorita Maria da Glória Paz, filha do casal Mathias Ricardo-Maria Lima Paz. O casal viajou, no mesmo dia, para a cidade de Tubarão, em lua de mel.

GINÁSIO MASCULINO FUNCIONARÁ EM 1960 – E Tribuna descreve uma entrevista que lhe foi concedida pelo prefeito Addo Caldas Faraco, dando conta de que o Ginásio Municipal Masculino Seis de Janeiro receberá matriculas para funcionar em 1960. Era o Colégio Marista sendo gestado.

FESTIVAL FOLCLÓRICO NA COLÔMBIA – Foi convidado para representar o Brasil no Festival Internacional do Folclore que, presentemente, se realiza na Colômbia, o nosso conterrâneo Sr. Antônio Augusto Nóbrega Fontes, que é o secretário geral do Primeiro Festival Catarinense de Folclore, a se realizar em Florianópolis, de 4 a 6 de setembro. Fontes exporá, na Colômbia, várias peças de cerâmica e de rendas de Santa Catarina.

E chegamos à edição que circulou dia 9 de fevereiro de 1959. ELEITA A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL – ACORDO PTB-PSD – Realizou-se, em data de 3 do andante, terça-feira última, a posse dos vereadores eleitos no pleito de 3 de outubro do ano passado para a legislatura de 1959/62. Após a posse verificou-se a eleição da Mesa do nosso Legislativo, tendo havido acordo entre o Partido Trabalhista Brasileiro e o Partido Social Democrático, somando o total de sete votos, contra os integrantes da União Democrática Nacional e o Partido de Representação Popular, com quatro votos. Apurados os votos foi proclamado o seguinte resultado: Presidente Nelson Alexandrino-PSD, Vice Presidente Ado Vânio de Aquino Faraco-PTB, 1º Secretário Pedro Andrade-PTB e 2º Secretário Pedro Guidi-PSD.

COMERCIAL DA EDIÇÃO – Justi & Cia. Ltda. – Critério e Seleção em suas vendas. Cerais por atacado, Açúcar, Arroz, Sal, Querosene, Cimento, Farinha de Trigo, etc. Rua Henrique Lage, 441. Caixa Postal 70. End. Telegráfico: Justi.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.

Por Archimedes Naspolini Filho 05/12/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 26 de janeiro de 1958, continuação.

RECLAMAÇÃO CONTRA A CIA. TELEFÔNICA CATARINENSE – Fomos procurados por inúmeras pessoas residentes no vizinho município de Urussanga e nesta cidade que apelaram para que este semanário registre o desapontamento causado com a supressão de mensageiro à noite. Queixam-se, esses cidadãos, que, com a atitude tomada pela Telefônica, enormes prejuízos está sofrendo a coletividade, impossibilitada que fica de se comunicar a partir das 18h entre essas cidades. De fato é estranhável e, mesmo, inconcebível que a concessionária de serviço público de largo alcance social, apesar de pessimamente instalada, sem qualquer aviso e depois de ter elevado, extorsivamente, o preço das ligações e fonogramas, suprima o serviço de mensageiros noturnos. Olha só o tipo do problema da época: hoje falamos das torres de transmissão do sinal dos celulares, ontem era a falta de mensageiros para levarem ao destinatário as mensagens fonografadas. Não havia outra maneira de se comunicar com ‘rapidez’. O interessado procurava a agência da Telefônica, escrevia o que deveria ser transmitido, e, na outra ponta, a mensagem era recebida, transcrita em papel, e um estafeta a levava ao destinatário. A reclamação, registrada na edição em tela, é de que esse serviço fora suspenso depois das 18h.

E alcançamos a edição de Tribuna Criciumense que circulou dia 2 de fevereiro de 1959, da qual destacamos: PLANO DE OBRAS E EQUIPAMENTOS: ELEITO O REPRESENTANTE DO SUL – Em Laguna, conforme noticiamos em edição anterior, reuniram-se, sábado, dia 24, os representantes das Associações Comerciais e Industriais de Tubarão e Criciúma a fim de elegerem o representante da Zona Sul do estado junto à Comissão Executiva do Plano de Obras e Equipamentos do governo do Estado. A reunião foi presidida pelo Sr. Carlos Rollin Cabral e secretariada pelo Sr. Jairo Baião, ambos da Associação Comercial de Laguna. Depois de explicada a finalidade do encontro, foi procedida a votação tendo sido eleito o Dr. Ernesto Bianchini Góes, da delegação de Criciúma e CARLOS Bessa, suplente, de Laguna.

ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE CRICIÚMA – Essa edição transcreve o Edital de convocação para interessados em prestar exame de admissão ao Curso Comercial Básico, constituído de Matemática, Português, História e Geografia. E, para os interessados em matricular-se no curso Técnico, a relação dos documentos necessários para tal. O edital tem a data de 27 de janeiro de 1959 e leva a assinatura do diretor, Nelson Alexandrino
E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 03/12/2018 - 06:00

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 26 de janeiro de 1959.

GOVERNADOR HERIBERTO HÜLSE: COMPRESSÃO NAS DESPESAS PÚBLICAS – Para superar o déficit público o Governador Heriberto Hülse baixou a Portaria nº 1, de 2 de janeiro de 1959, pela qual determina fiel atenção às seguintes recomendações: 1) Até segunda ordem os empenhos mensais, ressalvadas as verbas de pessoal, alimentação, medicamentos, combustíveis lubrificantes e vestuários, não deverão ultrapassar 1/24 da dotação global; 2) Quaisquer compras, mesmo dentro da cota estipulada no item anterior, ficarão sujeitas à autorização prévia, na conformidade do que preceitua a Portaria nº 22, de 15 de outubro de 1957; 3) A concessão de diárias deve ser restringida ao mínimo indispensável, ficando os chefes de repartições responsabilizados, individualmente, por eventuais diárias pagas desnecessariamente, sem que haja sido feita a despesa efetiva pelo funcionário; 4) As passagens continuam sujeitas à  prévia autorização do governador; 5) as gratificações por serviços extraordinários somente poderão ser concedidas com autorização expressão do chefe do Poder Executivo; 6) Só deverão ser admitidos eventuais adiantamentos nas condições expressas em lei; 7) As determinações constantes da presente Portaria deverão ser observadas, também, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Duas observações: o governador determinava isso tudo por Portaria, não por Decreto.  Já se pagava diárias sem as respectivas locomoções dos agentes públicos. A corrupção, nos governos, não tem idade...

ELEIÇÃO DA MESA DA CÂMARA MUNICIPAL – No próximo dia 3 de fevereiro, às 19 horas, terá lugar a instalação da nova legislatura municipal e a consequente eleição da Mesa desse Poder para o corrente ano. O Partido Trabalhista Brasileiro elegeu quatro vereadores, a União Democrática Nacional e o Partido Social Democrático elegeram três cada um e a coligação PRP-PSP elegeu um vereador. O candidato mais cotado para a presidência é o Dr. Ernesto Bianchini Góes, reivindicando, também, o PTB, a presidência e a vice-presidência. E o PSD vai permitir?

NO GOVERNO DO ESTADO O DEPUTADO JOSÉ DE MIRANDA RAMOS – Dia 21 do corrente, o governador Heriberto Hülse – que viajou ao Rio de Janeiro para tratar de assuntos de interesse do Estado – transmitiu ao deputado José de Miranda Ramos, presidente da Assembleia Legislativa, as rédeas do Poder Executivo. A solenidade de transmissão do cargo realizou-se no salão de despachos tendo a ela comparecido altas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.

Por Archimedes Naspolini Filho 30/11/2018 - 06:00Atualizado em 01/12/2018 - 00:00

ornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 16 de janeiro de 1959, continuação.
MINHAS LÁGRIMAS TODAS – Minhas lágrimas todas verteriam, de meus olhos, de espantos mil repletos... Começa assim um extenso poema do poeta criciumense Pedro Martins Bernardino, inspirado por ocasião da ‘Tragédia da Praia do Rincão’, de 8 de dezembro de 1958, na qual foram vítimas pai (Vitório) e filha (Maria Edir) da família Serafim. Está publicado em metade da página oito.

PLANO DE OBRAS E EQUIPAMENTOS – A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Criciúma reuniu-se, no dia 12 do corrente, com o propósito de eleger três de seus membros para representa-la na reunião que será realizada na cidade de Laguna na qual tomarão parte associações de classe de todo o sul catarinense. A reunião, que está prevista pra o próximo dia 24, em Laguna, tem por finalidade eleger o representante e o suplente da zona sul, à Comissão Executiva do Plano de Obras e Equipamentos que funciona sob a responsabilidade do governo do Estado de Santa Catarina. Os representantes da Acic são os senhores Dr. Ernesto Bianchini Góes, Tarcísio Leopoldo Althoff e Algemiro Manique Barreto.

E.C. BOA VISTA – NOVA DIRETORIA – A diretoria do Esporte Clube Boa Vista, para o ano de 1959, foi assim constituída em assembleia geral realizada dia 31 de dezembro de 1958: Presidente de honra, Dr. Sebastião Toledo dos Santos; Presidente, José João da Silva; 1º Vice Presidente, Gustavo Pedro de Freitas; 2º Vice Presidente, José Geraldo dos Santos; 1º Secretário, José Manoel Machado; 2º Secretário, Manoel Marcello; 1º Tesoureiro, Andrino Pinheiro da Silva; 2º Tesoureiro, Gabriel Antônio Rodolfo; Diretor Esportivo, Dilney Lopes (reeleito); Diretor Técnico, Olavo Barros; Diretor de Patrimônio, Nilon Bicca de Oliveira; Diretor Médico, Dr. Raimundo Jorge Perez; Diretor Social, José Nicomedes Lentz; Guarda Esportes, João Dobrandino da Rosa; Massagista, Múcio Lucasa de Souza. Conselho Fiscal: Loreno Manoel Dias, Olirio da Silva Floriano e Manoel Alano Teixeira. Diferentemente de hoje, as diretorias dos clubes de futebol eram compostas por muita gente. Chama atenção o fato de serem eleitos o Técnico, o Massagista e o Guarda Esportes dessa agremiação.

COMERCIAL DA EDIÇÃO – Persianas Sombreolar – Controle perfeito de luz e ar – Totalmente fabricadas em alumínio. Diretamente da fábrica ao consumidor. Representante para o sul do estado Antônio Caldeira Góes, telefone 99, Rua Seis de Janeiro, nº 86.
E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 29/11/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 19 de janeiro de 1959.
INSTALADA A AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM NOSSA CIDADE – Teve lugar, sábado último, dia 17, às 10h00, a solene inauguração da agência do Banco do Brasil S/A desta cidade, com a presença de autoridades civis, eclesiásticas, representantes do comércio, da indústria e da imprensa falada e escrita. O Sr. Addo Caldas Faraco, prefeito municipal, cortou a fita simbólica dando por inaugurada a agência do nosso maior estabelecimento de crédito, após ter, o padre Estanislau Ciseski, vigário da Paróquia, procedido à bênção das dependências daquela casa bancária. O Sr. Silvio Pereira, gerente do novo estabelecimento, pessoa que já desfruta - em nosso meio - de grande círculo de amizades, em ligeiras palavras disse da satisfação de que se achava possuído, bem como dos demais funcionários, por lhe caber o privilégio de instalação da novel agência.
DADOS ESTATÍSTICOS 1958 – Cartório Do Registro Civil: Nascimentos, 2.654; Casamentos, 274; Óbitos: Crianças de até um ano, 198; de um a 12 anos, 97; acima de 12 anos, 123; natimortos, 5. O número de mortes de crianças realmente assustava. Escandalosamente grande!
CONDENADO POR NÃO QUERER PRESIDIR MESA – (Transcrito do Diário de Notícias, RJ, 13.3.59) – Por ter se negado a presidir mesa receptora de votos nas eleições de 3 de outubro, o engenheiro Valter Beltenserger foi condenado à pena de 10 meses de detenção, pelo Juiz Álvaro Teixeira Filho, da 13ª Zona Eleitoral. Convocado para receber o material eleitoral, negou-se a recebe-lo, dizendo ao escrivão do Juízo que não aceitaria o encargo de presidir a mesa e que preferia correr o riso de punição. Mesmo advertido de que estaria cometendo crime eleitoral, retirou-se do cartório sem receber o material. Preso sábado último pelas autoridades da Delegacia de Vigilância prestou fiança para, em liberdade, apelar da sentença ao TSE.
CAMPANHA GRATIS PARA OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA – Dizendo que tem sido alarmante a influência crescente e cada vez mais nociva do dinheiro, nos pleitos eleitorais, o Sr. Sérgio Magalhães apresentou à Câmara Federal projeto autorizando o Tesouro Nacional a custear as eleições presidenciais e fixando a despesa de cada candidato em 60 milhões de cruzeiros. Olha só: remonta a 1959 a ideia de os brasileiros pagarmos as despesas dos candidatos a presidente da República. Só que, ao invés de, agora, restringir o pagamento aos candidatos à presidência houve liberação geral e todos os candidatos tem suas despesas pagas pelo contribuinte brasileiro.
E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 28/11/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 5 de janeiro de 1959, continuação.
PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO – A convenção municipal do PTB, levada a efeito nas dependências do Cine Teatro Milanez, elegeu, para dirigir os destinos do Partido durante o biênio próximo, a seguinte Comissão Executiva: Presidente, Aryovaldo Huascar Machado; Vices Presidentes: Pedro Andrade, Dorizio Rocha, Manoel Feitas e Romeu Lopes de Carvalho; Secretário Geral Ado Vânio de Aquino Faraco; Secretários: Gilberto da Silva e Manoel Quintino dos Santos; Tesoureiro Geral: Nilton Francisco Rabello; Tesoureiros: Manoel Ribeiro e Sebastião Mateus.
NOIVADOS – Dia 24 pp, na vila de Içara, contrataram casamento a prendada senhorita Vanilda de Luca, filha do casal Jorge Elias de Luca, comerciante daquele distrito, e o Sr. José Antônio Dal-Toé, filho do casal Antônio Dal-Toé. Na mesma data noivaram o Sr. Hélio Zeferino, funcionário do Banco Inco e destacado atleta do Comerciário F.C., com a senhorita Silezia Rodrigues.
E chegamos À edição de 12 de janeiro de 1959 que trouxe, na capa, dentre outros registros, este: DR. ERNANI PALMA RIBEIRO – Vem de assumir a direção dos serviços forenses, desde o dia 2 do corrente, enquanto estiver em gozo de férias o titular do nosso Fórum, Dr. Francisco May Filho, o Dr. Ernani Palma Ribeiro, Juiz substituto. O jovem magistrado, que é descendente de tradicional família são-joaquinense, pela sua integridade moral e capacidade de trabalho, vem se impondo em todas as comarcas onde tem exercido o seu elevado e difícil mister, a admiração dos seus jurisdicionados.
JÂNIO VEM AÍ – Segundo pudemos apurar, já estão adiantadas as conversações entre inúmeras pessoas apartidárias, nesta cidade, que vem fazendo sondagens para a formação de um comitê pró candidatura de Jânio Quadros à presidência da República. A vertiginosa carreira do modesto professor de português, nestes onze anos vereador, deputado estadual prefeito, governador de São Paulo e eleito deputado federal pelo Paraná, constitui, na vida política brasileira, uma exceção, um fenômeno sem similar. Criticado acerbamente por muitos, defendido até a exaltação por multidões, o atual governador de São Paulo é candidato fortíssimo à sucessão do presidente Juscelino Kubitschek.
MOVIMENTO FORENSE DE 1958 – Processos em andamento em 31 de dezembro de 1958: Cíveis, 241; Criminais, 119; Acidente de Trabalho, 223; Trabalhistas, 21. Sentenças terminativas proferidas durante 1958, 350. Processos arquivados durante o mesmo ano, 550. Pagamentos efetuados em juízo aos acidentados, Cr$ 2.546.788,70. Importância recolhida aos institutos de previdência social: Cr$ 335.202,70.
E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 27/11/2018 - 06:00

ornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 29 de dezembro de 1958, continuação.
ROTARY CLUB HOMENAGEIA JAIRO JACY CAMPOS – Por iniciativa do Sr. Sinval Rosário Bohrer, o Rotary Club local, em jantar festivo, do qual     participarão as senhoras rotarianas, na próxima quarta-feira, dia 31, às 19h, prestará uma       homenagem ao Sr. Jairo Jacy Campos, pelo esforço e interesse cívico por ele demonstrados em prol do alistamento eleitoral neste município, importante fator do êxito alcançado. O que chama a atenção nessa merecida homenagem é a data em que foi feito o evento: dia 31 de dezembro.
FORMATURA – Sábado último, dia 27, em solenidade levada a efeito no Cine Vitória, na cidade de Tubarão, pela Escola Técnica de Comércio daquela cidade, colou grau como técnico em contabilidade, o Sr. Moacyr Jardim de Menezes, chefe do escritório da Sociedade Carbonífera Próspera S/A e pessoa grandemente relacionada em nossos meios sociais e educacionais.
FUNCIONÁRIO DO STF MANCOMUNADO COM GANG DE LADRÕES INTERNACIONAIS. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Orozimbo Nonato, mandou abrir inquérito administrativo-policial a fim de apurar se algum funcionário daquela alta corte de Justiça esteve mancomunado com uma quadrilha de ladrões de automóveis. Era o comentário policialesco da época. Isso aí, é de 1958!
SANCIONADA A LEI CRIANDO A JUNTA DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO EM CRICIÚMA – O presidente da República sancionou, dia 21 do mês em curso, a Lei nº. 3.500 que elevou à primeira categoria o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul e criou mais treze Juntas de Conciliação e Julgamento, inclusive a do nosso município, que terá jurisdição sobre os municípios de Araranguá, Turvo, Sombrio, Urussanga, Jaguaruna, Tubarão e Braço do Norte. 
E chegamos à primeira edição de 1959, que circulou dia 5 de janeiro daquele ano, estampando, na capa, extensa mensagem do prefeito Addo Caldas Faraco aos seus munícipes. Também fez parte da capa: MODERNO CARRO-HOSPITAL PARA CRICIÚMA – Segundo notícia que nos forneceu o deputado Ruy Hülse, já se encontra em Florianópolis, devendo estar em nossa cidade ainda este mês, moderno carro-Hospital, equipado com Raio-X, mesa operatória de emergência, gabinete dentário etc., a fim de prestar assistência médico-hospitalar às populações menos favorecidas de nossa cidade.
E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 26/11/2018 - 06:00Atualizado em 27/11/2018 - 00:13

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 22 de dezembro de 1958, continuação.
Ontem publiquei parte da relação de empresas que, em 1958, ajudavam a fazer o nosso desenvolvimento e que, por motivos diversos, deixaram de existir delas restando as saudades. Dou sequência e finalizo agora: Alfaiataria Itamar, A Brasileira, Jorge Zanatta, Damasco Bar, Cines Reunidos Sul Catarinense, Silvino Dal-Bó & Cia, União de Seguros Gerais, Panificadora e Armazém Amboni, Armazém Criciumense, Casa Sadan, T. Althoff & Cia, Casa Irmãos Benedet, Irmãos Nuernberg & Cia, Fábrica de Móveis Princesa, Carbonífera Caeté Ltda., Carbonífera Cocal Ltda., Alcino Zanatta & Irmão, Mercadinho Ferreira, Bar Próspera, Casa Globo, A.C.Peruchi & Irmão, Relojoaria Rosil, Farmácia Rosário, Scheidt & Cia, J. Leal & Cia, Atlético Operário F.C., Relojoaria Odete, Luiz Zanette & Irmão, Casa Oliveira, Relojoaria Eraldo, Casa Ouro, Café Borges, Empresa A.V. São Cristóvão, Banco Nacional do Comércio, Hercílio de Cesaro Cavaler & Irmão, Oficina Técnica de Eletricidade de Nazareno Felipe, Comerciário E. C., Irmãos Beneton & Cia. Ltda., Relojoaria Suíça, Carboníferas Santa Bárbara, Pinheirinho, Monte Negro, Rio Maina, CBCA, e São Marcos, Geologia & Sondagens, Santa Isabel Comércio e Indústria S.A, e Góes & Cia. Atacadistas.
Por outro lado já anunciavam e estão presentes na construção do nosso progresso a Retificadora de Motores Nereu, Transportes Ouro Preto Ltda., Alcino Zanatta, Júlio Gaidzinski S.A., Relojoaria e Ótica Silvestre, Casa Benedet, Estofaria Dudu, José Fretta & Cia, Casa Imperial, Hotel Brasil, Cia. Carbonífera Metropolitana e a Casa das Gaitas.
E alcançamos a edição final do ano de 1958, aquela que circulou dia 29 de dezembro daquele ano da qual destaco: O SENADOR SAULO RAMOS INTERPELA O GOVERNO DA UNIÃO – Quer saber, o senador catarinense, o destino dado à mensagem presidencial que propõe a criação da usina siderúrgica no sul do estado. Na sessão de 20 do mês em curso, o senador Saulo Ramos pronunciou enérgico discurso naquela casa do parlamento nacional, protestando contra o boicote que forças ocultas, muito bem plantadas nas altas esferas governamentais, vem movendo com toda sorte de obstáculos para impedir a criação da usina siderúrgica no sul de nosso estado, apesar de o presidente da República já ater assinado, em data de 26 de agosto p. passado, a mensagem solicitando autorização para esse empreendimento.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 23/11/2018 - 06:00Atualizado em 23/11/2018 - 09:55

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 8 de dezembro de 1958, continuação.
CONCORRÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DAS PRIMEIRAS 200 CASAS DA CIDADE DOS MINEIROS – A direção deste semanário recebeu um telegrama do Senhor Sesóstris de Rezende Corrêa, no qual aquele alto funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional dá ciência de que a administração central do Iapetc acaba de aprovar a concorrência para a construção das 200 primeiras casas da Cidade dos Mineiros, em Criciúma. A Cidade dos Mineiros foi um dos mais importantes projetos habitacionais do Brasil. Lamentavelmente, quando a ‘cidade’ chegava ao final, com os últimos equipamentos sendo construídos, as casas foram invadidas prejudicando a finalidade à qual fora concebida.
E chegamos à edição que circulou dia 22 de dezembro, toda ela, praticamente, dedicada a mensagens e cumprimentos alusivos às festas natalinas e de final de ano. Dela pinçamos algumas notas, como esta: CORDÃO CARNAVALESCO BOLA PRETA – Na Sociedade Recreativa Anita Garibaldi (Laguna), realizar-se-á, em 20 do corrente, com início às 22h00, um grandioso baile em benefício do Cordão Carnavalesco Bola Preta. Esse Bola Preta atravessou todas as crises imagináveis nestes sessenta anos e continua abrilhantando, com muito esmero, os carnavais contemporâneos da nossa legendária Laguna.
FORMATURA – Vem de colar grau, pelo Colégio Iguaçu, mantido sob os auspícios da Associação Comercial de Curitiba, em data de 8 do mês corrente, o nosso conterrâneo jovem Eloy Martignago, filho do casal Abraão e Teresa Martignago. Eloy também cursa, naquela cidade, o primeiro ano do curso de odontologia.
ELAS MOVIMENTAVAM A ECONOMIA DE CRICIÚMA – Na edição em epígrafe abundam mensagens natalinas de pessoas jurídicas que movimentavam a economia local e regional e que, por motivos diversos, deixaram de existir. Cito: Restaurante Capri, W.G. de Farias & Cia, Tyresoles de Criciúma, Arcângelo A. Dias, Pastifício Fio de Ouro Ltda., Transportes Cresciumense S.A., Frigorífico Santa Catarina Ltda.,  Casa Renner, J. Leal & Cia, Bacha & Cia. Ltda., Moto Parque Ltda., Casa Zilli, Alfaiataria Campos, Alfaiataria de Bem, Casa Eloy, Churrascaria OK, Corrêa & Cia. Ltda., Casa Nova, Justi & Cia Ltda., Otávio Búrigo & Cia, Izario S. de Farias & Cia, Bar, Café e Sorveteria Criciumense, Banco Inco, Martins & Filhos, Farmácia Santa Terezinha, Churrascaria Rancho Alegre, Vidraçaria Santa Cecília, A Preferida, Padaria e Biscoitaria Brasil, Irmãos Manique, União Comercial e Farmácia São Luiz. 
Segunda-feira darei sequência à nominata dessas firmas. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. 
Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 22/11/2018 - 06:00

ornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 8 de dezembro de 1958, continuação.
ELEITORES DE SANTA CATARINA POR MUNICÍPIO – Tribuna publicou, na página sete, a relação de todos os municípios catarinenses e respetivo número de eleitores inscritos ao pleito de 3 de outubro. Os oito principais colégios eleitorais, com mais de 10.000 eleitores, em 1958, eram – pela ordem: Florianópolis, 30.664 (hoje é o segundo, com 343.645 eleitores); Joinville, 27.671 (hoje é o primeiro, com 396.700); Lages, com 26.900 (hoje 120.725); 4º Blumenau, 232.549 (hoje é o 3º com 243.881); 5º Tubarão, 17.091 (hoje 78.125); 6º Itajaí, 14.350 (hoje 7º, com 133.093); 7º Criciúma, 12.276 (hoje 6º, com 145.487) e Brusque, 10.664 (hoje 80.151).
E chegamos à edição que circulou dia 15 de dezembro de 1958 e que trouxe, como matéria central: A CIDADE COBRIU-SE DE LUTO – Pai e filha morreram afogados na Praia do Rincão. Tributadas, por todas as classes sociais, excepcionais homenagens póstumas à jovem Maria Edir Serafim e ao comerciante Vitório Serafim. O afogamento se deu por volta das onze horas, do dia 8 de dezembro, na Praia do Rincão. Os veranistas costumavam ir ao banho marítimo por volta de tal horário e foi o que fizeram Vitório Serafim e sua filha Maria Edir. Ela adentrou ao mar, com colegas, e – repentinamente – uma onda a arremessou ao alto. Seu pai, o comerciante Vitório, vendo sua filha debelando-se contra a fúria das águas entrou mar a dentro na tentativa de salva-la de um possível afogamento. Afogaram-se os dois. Vitório era sócio gerente da Casa Globo, contava 45 anos de idade, pessoa muito respeitada na cidade. Sua filha Maria Edir, com 17 anos, aluna exemplar do Colégio Madre Teresa Michel.
ESTRADA DE NOVA VENEZA – O Dr. Lauro Bortoluzzi recebeu, do deputado Elias Adaime, o telegrama cujo texto reproduzimos: “Satisfação comunicar após nossa visita Departamento Nacional Estradas Rodagem, diretor geral determinou ida engenheiro chefe sentido fazer estudos locais estrada São Joaquim Criciúma. Ilustrações enviadas determinam, inclusive, estudos sejam feitos em companhia caro amigo. Solicito entrar entendimentos Diretor Regional sentido marcar visita. Sds Elias Adaime.” Falava-se do projeto de abertura da trilha de tropeiros da Serra de São Bento Alto como a estrada que ligaria a Serra (São Joaquim) ao litoral (Criciúma). Deu em nada! 
FORMATURAS – I - Em data de anteontem, dia 13, recebeu o grau de contadora, da Escola de Comércio Santo Antônio, de Blumenau, a senhorita Maria Teresa Rovaris, filha do casal Silvino-Elisa Rovaris. II - Pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Paraná, colou grau, como economista, o jovem conterrâneo Agostinho Justi. III - Na cidade de Porto Alegre, na última sexta-feira, concluiu, com distinção, o curso ginasial no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, a senhorita Edna Margarida Gaidzinski, filha do casal Maximiliano-Octávia Gaidzinski. 
E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho. 
Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 21/11/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 8 de dezembro de 1958.
SYLVIO BITTENCOURT NA TV CARIOCA – No contato que mantivemos com familiares do nosso conterrâneo Sylvio Bittencourt, soubemos que o jovem pintor, cronista, poeta e locutor vem atuando, com agrado, na televisão carioca. Muito nos alegra ver o sucesso de Sylvio Bittencourt, pelo seu esforço e talento, esperança capaz de engrandecer, em centros de cultura, o nome da terra barriga-verde. Ao registrarmos os primeiros passos de Sylvio, nosso ex-colaborador, na vida artística da capital da República, formulamos-lhe votos de pleno êxito.
IMPORTANTES ATOS ASSINADOS PELO GOVERNADOR HERIBERTO HÜLSE, NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. O governador Heriberto Hülse assinou importantes decretos visando melhor eficiência no setor do ensino primário em Santa Catarina. Um deles estabelece que as classes nos grupos escolares, escolas isoladas e escolas reunidas deverão ter, rigorosamente, a lotação prevista no regulamento, ou seja 40 alunos em classes de primeiro ano e 45 nas demais séries. Outro decreto determina que todos os professores à disposição de outras repartições púbicas deverão voltar aos estabelecimentos de ensino onde estão lotados, no início do próximo ano letivo. Também foi fixado o número de serventes e zeladores nos estabelecimentos de ensino, na seguinte ordem: de primeira categoria, cinco; de segunda, quatro; de terceira, três; e de quarta dois, sendo que, em escolas reunidas, um zelador. Se o ‘comandante’ fizer isso, hoje, corremos o risco de ter escola com mais professores e serventes do que alunos.
FORMATURA – Quinta-feira última, dia 4, em Florianópolis, no Teatro Álvaro de Carvalho, às 20 horas, colou grau como professora, da Escola Normal Coração de Jesus, a senhorita Maria de Lourdes Castelan, elemento de nossa sociedade, filha do casal João de Bona Castelan e Maria José Castelan, esta diretora do Grupo Escolar Humberto de Campos.
PARTICIPAÇÃO DE NASCIMENTO – Rubens Costa e esposa têm a grata satisfação de comunicar aos seus parentes e amigos, o nascimento de sua filha Lilian, ocorrido em data de 28 de outubro p.p., na maternidade local.
PORTO HENRIQUE LAGE – Movimento de navios em novembro – Carregamento do navio sueco “Paranaguá” com destino a Santos e New York, respectivamente, 3.053 e 5.308 sacas de fécula. Navio Siderúrgica 9, com destino a Santos: 7.200 toneladas de carvão mineral. Aguardado o navio Piabanhas para levar farinha de mandioca para os flagelados do Nordeste.
E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 20/11/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, percursor de A TRIBUNA, edição de 1º de dezembro de 1958, continuação.
AUMENTADOS OS SUBSIDIOS DOS DEPUTADOS – O presidente da Assembleia Legislativa promulgou lei fixando os subsídios e ajuda de custo para os deputados da próxima legislatura, nas seguintes bases: parte fixa - trinta mil cruzeiros mensais; parte variável: oitocentos cruzeiros por sessão; ajuda de custo: quarenta mil cruzeiros. Esta última será paga uma vez por ano no início de cada sessão legislativa. Pelo menos eles publicavam quanto ganhavam e como os subsídios eram compostos.
E alcançamos a edição que circulou dia 1º de dezembro de 1958 que trouxe, na capa, esta notícia – dentre outras – ASSALTADA A RELOJOARIA ROSIL – Na madrugada de 25 de novembro, terça-feira última, a Relojoaria Rosil, estabelecida na Rua João Zanette, de propriedade dos Senhores Primo Silvestre e Vante Rovaris, foi visitada pelos amigos do alheio que surrupiaram joias, constituídas de anéis, relógios novos e em conserto, colares e pulseiras de ouro e prata, sendo avaliado, o roubo, em mais de oitenta mil cruzeiros. Os gatunos entraram pelo esgoto existente nos fundos da construção da firma Góes & Cia, na Rua Seis de Janeiro. Tentaram descobrir o telhado da Casa América e, como não tiveram êxito, subiram por um cano existente nos fundos da Rosil atingindo o beirado da casa, destelharam, atingiram o forro e abriram o alçapão. 
FORMATURAS – Quarta-feira próxima, dia 3, terá lugar, no Cine e Teatro Milanez, às 20h00, a solene colação de grau das regentes de ensino primário do Curso Normal Regional Nicolau Pederneiras. 46 professores receberão os diplomas, sendo patrono o governador Heriberto Hülse e paraninfa a Professora Gerda Becke Machado. Oradora da turma a professoranda Ediz Milaneze. ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA LUCILIA HÜLSE – Sábado vindouro, dia 6, no salão da Soc. Recr. Mampituba, realizar-se-á a colação de grau das alunas que concluíram o curso na Escola Profissional Feminina Lucília Hülse. PROFESSORA MARIA INEZ CONTI – No Cine Vitória, na cidade de Tubarão, na próxima sexta-feira, às 20h00, colará grau como integrante da turma de 1958 da Escola Normal São José, a senhorita Maria Inez Conti elemento de nossa sociedade e filha do casal David e Elza Conti.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho. Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 19/11/2018 - 06:00

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 24 de novembro de 1958, continuação.
A MECANIZAÇÃO DAS MINAS DE CARVÃO NA ALEMANHA – Realizou-se, segunda-feira, às 20h30min, no salão da Sociedade Recreativa Mampituba, uma exibição cinematográfica levada a efeito pela Siemens, na qual foi focalizada a mecanização das minas de carvão germânicas, na região de Ruhr. O Dr. Walter Iwanzig, renomado engenheiro de minas e um dos técnicos daquela importante empresa, pronunciou uma palestra explicando, à grande assistência, constituída de mineradores, engenheiros e mineiros, o avanço da indústria carbonífera na Alemanha após a mecanização das minas. Foi uma exposição muito proveitosa, uma vez que o Plano do Carvão Nacional está estudando a introdução, nesta região, dos processos de mecanização de nossas minas. Serviram de intérpretes os doutores Harro Stamn e Helmuth Jaegers.
A USINA SIDERÚRGICA NO SUL CATARINENSE: UM SONHO QUE MORREU. Há vários meses estamos seguramente informados de que a propalada criação de uma usina siderúrgica no sul catarinense foi um sonho que morreu no nascedouro, ou melhor dizendo, um pesadelo. As forças ocultas, poderosíssimas, com quartel general instalado em postos de alta relevância na administração do país, desde que se iniciaram os estudos para a concretização dessa velha aspiração de nossa gente começaram a agir e acabam de levar a melhor ao conseguirem que o ministro Lucas Lopes – que é inimigo figadal da termoelétrica de Capivari – também liquidasse com a pretensão da nossa região de possuir uma usina siderúrgica capaz de contribuir, vantajosamente, para a emancipação de Santa Catarina. Paulo Preis, deputado estadual, fizera extenso discurso, na Assembleia Legislativa, denunciando esse fato e vendo ser aprovado o envio de telegrama ao presidente da República relatando e denunciando o ocorrido.
ANIVERSÁRIO DA BANDA MUSICAL CRUZEIRO DO SUL – Transcorreu, sexta-feira última, dia 21, o 16º aniversário da Banda Musical Cruzeiro do Sul, instituição construída por operários e que tem contribuído, com valiosa parcela de idealismo e sacrifícios, para o levantamento artístico de nossa cidade. Tendo a dirigir-lhe os destinos, a dedicação e o entusiasmo do Sr. Gilberto Vieira e, como competente orientador, o grande músico e maestro Jacob Vitório, a Banda Musical Cruzeiro do Sul é, hoje, patrimônio da cidade, merecendo, com justiça, a admiração e o estímulo de nossa gente. Nessa época – e durante muito tempo depois – a Banda deixava sua sede, todos os domingos pela manhã, perfilando e desfilando pela Getúlio Vargas em direção ao coreto que ficava ao lado da Igreja Matriz – mais tarde ao coreto da Praça Nereu Ramos – e fazia a sua exibição musical. Uma festa!
E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.    

Por Archimedes Naspolini Filho 16/11/2018 - 06:00Atualizado em 16/11/2018 - 20:59

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, , precursor de A TRIBUNA, edição de 17 de novembro de 1958, continuação.
VISITOU CRICIÚMA O EMBAIXADOR DA ÁUSTRIA – na manhã de terça-feira última desembarcou, em nosso aeroporto, procedente de Florianópolis e viajando em avião da FAB, o Dr. Herman Gohan, embaixador da Áustria, junto ao nosso governo. O ilustre visitante foi recepcionado, na oportunidade, por Dr. Lírio Búrigo, chefe da CSN, Dr. Sebastião Neto Campos, gerente da CBCA, Dr. Ênio Ezequiel de Oliveira, Promotor Público, Sr. Wilson Barata, presidente da Associação Comercial e Industrial de Criciúma, Sr. Hercílio Amante, representante do prefeito municipal e o Dr. Adolfo Arns. O embaixador e sua comitiva visitaram alguns setores da CBCA, tendo por cicerone o Dr. Sebastião, rumando – a seguir – para o centro da cidade onde, às 12h30, tomaram uma litorina e dirigiram-se para Siderópolis, acompanhados pelo Dr. Lírio Búrigo, sendo-lhes oferecido um almoço. No final da tarde dirigiram-se a Tubarão onde pernoitaram. Foram à Siderópolis, de litorina. Que luxo!
E chegamos à edição de 24 de novembro de 1958 que, trouxe, como matéria principal: AMPLAS PERSPECTIVAS PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA, COM A INSTALAÇÃO, PARA BREVE, NO SUL CATARINENSE, DA INDÚSTRIA DE ÁCIDO SULFÚRICO E DE FERTILIZANTES À BASE DE PIRITA. Importante reunião levada a efeito na tarde de terça-feira, na sede do Sindicato dos Mineradores, com diretores da Inbasa e representantes do poderoso grupo italiano da Montecatini, organização de conceito internacional. A matéria é extensa e dá conta da intenção da Inbasa e dos italianos da Montecatini de construírem, na região sul catarinense, uma fábrica de ácido e fertilizantes tendo como matéria prima a pirita, rejeito da extração carbonífera. 
OS VEÍCULOS CHAPA BRANCA, PROIBIDOS DE TRAFEGAR À TARDE DE SÁBADOS E AOS DOMINGOS. O governador Heriberto Hülse vem de tomar oportuna medida determinando a proibição do uso dos veículos ‘chapa branca’ aos sábados à tarde e aos domingos. Essa determinação moralizadora vem em salvaguarda dos dinheiros públicos, à vista do abuso, em todo o território nacional, do escandaloso tráfego de veículos oficiais em excursões e passeios fora do horário de expediente. Todos os governantes tomavam idêntica iniciativa, mas o uso de tais veículos nunca deixou de ser, por completo, utilizado. Nos tempos modernos (atualmente) os executivos públicos utilizam-se de placas normais, clonadas, e fazem a festa com os veículos do Estado – da União e dos Municípios, aos olhos dos administradores que fazem vistas grossas à anomalia.

E eu retornarei segunda-feira. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho. 

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez
nas­po­li­ni@engeplus.com.br

* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.

« 1 2