Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 28/11/2022 - 20:12 Atualizado em 29/11/2022 - 15:19

Foi um dia movimentado de muitos gols, foram marcados 14 em quatro jogos. Na parte da manhã os atacantes balançaram as redes 14 vezes repetindo o número de gols do primeiro dia do Mundial.

O empate entre Camarões e Sérvia foi eletrizante com alternativas no placar que culminou com a reação de Camarões que perdia por 3x1 e chegou ao empate.

O empate foi ruim para os dois que precisam da vitória na rodada final, Camarões contra o Brasil e a Sérvia contra a Suíça. A missão mais difícil certamente será a de Camarões.

No segundo jogo outra partida com suspense até o final. Gana fez 2x0, a Coreia do Sul empatou para em seguida sofrer os gols que deu a vitória aos ganeses. 

Com a derrota do Uruguai contra Portugal a situação da Celeste Olímpica ficou complicada, pois terá que vencer Gana no confronto direto para alcançar as oitavas de final.

No Grupo G, o Brasil conseguiu a vitória sobre a Suíça no final do jogo e garantiu antecipadamente a classificação. A Suíça depende de suas próprias pernas para vencer a Sérvia e seguir no Mundial.

Novamente, Portugal foi premiado com um pênalti inventado pela arbitragem. Vencia por 1x0 e era muito pressionado pelo Uruguai até o VAR achou uma mão na bola, o árbitro visivelmente constrangido deve ter sido induzido e o jogo terminou em 2x0.

Ao final da segunda rodada apenas três das 32 seleções na Copa estão matematicamente classificadas para as oitavas de final, França, Brasil e Portugal. 
 

Por João Nassif 27/11/2022 - 18:18 Atualizado em 29/11/2022 - 15:20

São pouquíssimos os jogos na fase de grupos da Copa do Mundo envolvendo confrontos entre as seleções colocadas nas 10 primeiras posições do ranking da FIFA.

Todas as seleções do chamado Top-10 estão no Qatar, exceção da Itália que é a 6ª colocada, Itália que está fora do Mundial. Se descartarmos a seleção italiana, podemos juntar às nove mais bem colocadas a Alemanha que é a 11ª.

Assim, entre este Top-10 na Copa do Mundo tivemos apenas dois jogos, o primeiro entre França (4ª) e Dinamarca (10ª) com vitória francesa por 2x1 e o segundo entre Espanha (7ª) contra Alemanha (11ª), empate em 1x1.

Depois de várias zebras que sobraram na terra onde o camelo é o animal referência algumas seleções do Top-10 poderão não se classificar para as oitavas de final. Por exemplo, Bélgica (2ª) e Dinamarca.

Mas, ainda teremos a rodada final desta fase de grupos que irá começar na próxima terça-feira.

Está sendo uma Copa de poucos gols. Já foram realizados 28 jogos e marcados 67 gols, média de 2,39 gols/jogo. A média total de todas as Copas antes da atual mostra que foram disputados 900 jogos e marcados 2.548 gols, média de 2,64 gols/jogo. 
 

Por João Nassif 26/11/2022 - 19:19 Atualizado em 28/11/2022 - 09:04

Os dois jogos da tarde deste sábado foram quentes, muito disputados e que deixaram a primeira seleção matematicamente classificada. A França com dois gols do Mbappé derrotou a boa seleção da Dinamarca.

Os gols foram marcados no segundo tempo, depois de uma primeira etapa de muito equilíbrio, a Dinamarca respondeu rapidamente ao primeiro gol da França e empatou dando a sensação que a partida iria empatada até o final.

Aí surgiu a qualidade do Griezmann num cruzamento perfeito e a velocidade do artilheiro que antecipou ao zagueiro e de joelho marcou o gol da vitória francesa.

O jogo final da programação deste sábado trouxe a Argentina de volta à Copa do Mundo. Depois do fracasso na primeira rodada quando perdeu para a Arábia Saudita havia toda uma tensão no principal estádio do Qatar, pois outro derrota significaria o término do torneio para os “Hermanos”. 

Depois de um primeiro tempo de baixíssimo nível com apenas o México criando algumas chances de gol na segunda etapa surgiu o futebol de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Lionel Messi.

Messi tomou conta do jogo, venceu o excelente goleiro Ochoa com um chute potente e certeiro de fora da área, bagunçou a defesa mexicana e a Argentina foi coroada com um belíssimo gol do volante Enzo Fernández.

Argentina renasceu no Mundial do Qatar

Por João Nassif 26/11/2022 - 12:26 Atualizado em 28/11/2022 - 09:05

Já foi cumprida a metade da programação de hoje no Qatar. Dois jogos abriram a segunda rodada dos Grupos C e D, começando com Tunísia e Austrália terceiro jogo do, Grupo D.

A Tunísia estava credenciada pelo empate com a Dinamarca na primeira rodada e a Austrália depois da goleada sofrida contra a França jogava pela sobrevivência no Mundial. E deu Austrália, fez o gol no começo do jogo e conseguiu com tranquilidade se impor em campo e não permitiu qualquer reação dos tunisianos.

O grupo ficou embolado na classificação e daqui a pouco o mais esperado confronto entre França e Dinamarca. Se a França vencer garante a classificação, se a vencedora for a Dinamarca tudo ficará para ser definido na rodada final.

O segundo jogo, o mais esperado da manhã, levou a campo a surpreendente Arábia Saudita responsável pela primeira grande zebra do Mundial. Empolgados com a vitória sobre a Argentina os sauditas começaram no seu estilo, de muita posse de bola, uma luta insana pela bola e o domínio quase total até tomar o gol

Foi uma jogada nos poucos ataques da Polônia em que a luta do Lewandowski contra a zaga foi vencedora e a assistência para a cabeçada do Zielinski.

A Arábia Saudita tentou continuar na mesma intensidade e logo na sequência teve um pênalti a seu favor defendido pelo goleiro polonês.

O segundo tempo foi recheada de emoção pelas situações de gol criadas pelas duas seleções e fizeram surgir duas grandes personagens do jogo. O goleiro polonês, cujo nome recuso a escrever, fez três milagres impedindo o gol de empate. Outra personagem foi a trave do goleiro saudita que impediu dois jogos da Polônia.

Numa falha clamorosa da zaga saudita Lewandowski fez o segundo gol, caiu no choro por ter sido seu primeiro em Copas do Mundo, ele que foi recente por dois anos o melhor jogador do mundo. Lágrimas plenamente justificadas.

E para a tarde o cardápio sugere dois bons jogos. Primeiro, França e Dinamarca que pode definir a classificação dos franceses e depois Argentina e México, jogo de vida ou morte para os argentinos, por enquanto ainda favorito para o ,tótulo. 
 

Por João Nassif 25/11/2022 - 18:10 Atualizado em 25/11/2022 - 18:10

Nesta sexta-feira foi dada a largada para a segunda rodada dos grupos nesta Copa do Mundo. Foram realizados quatro jogos e logo no primeiro outra surpresa com a derrota do País de Gales para o Irã, jogo válido pelo Grupo B.

Surpresa se levarmos cm conta que o time iraniano foi impiedosamente derrotado pela Inglaterra com uma goleada de 6x2 e o País de Gales que pela segunda vez comparece num Mundial havia empatado com os Estados Unidos.

Se o resultado pode ser surpreendente o jogo mostrou exatamente o contrário. A emoção tomou conta do estádio desde o hino do Irã com seus torcedores extravasando o sentimento de viver num país com muitos problemas digo de ditaduras.

E dentro do campo os jogadores foram para o jogo disputando cada bola como se fosse a última de suas vidas. A vitória por 2x0 coloca o Irã no jogo para buscar a classificação.

Em seguida o Senegal fez prevalecer seu favoritismo sobre os anfitriões, vencendo por 3x1. O Qatar jogando com muito empenho chegou a ameaçar a vitória, mas no final falou mais alto a experiência e qualidade dos senegaleses.

O empate entre Holanda e Equador no terceiro jogo do dia terminou premiando a Holanda que foi amplamente dominada pelos equatorianos, segurou o que pode a vantagem conseguida logo no início até tomar o gol na abertura do segundo tempo e daí em diante só deu Equador.

Com o empate as duas seleções terminam a segunda rodada com quatro pontos, a Holanda irá enfrentar o Qatar na rodada final enquanto Equador e Senegal disputarão a segunda vaga em confronto direto.

Finalmente o encerramento da programação de hoje com Inglaterra e Estados Unidos. O time norte-americano domínio quase o tempo todo, mas não encontrou soluções para sair com a vitória.

A Inglaterra não mostrou o mesmo apetite do jogo de estreia quando goleou o Irã, melhorou apenas no final, mas também não conseguiu chegar ao gol. Empate justo este 0x0.

Por João Nassif 24/11/2022 - 18:26 Atualizado em 24/11/2022 - 18:44

A quinta-feira amanheceu com todos os pensamentos na estreia do Brasil, um dos maiores favoritos para o título que se confirmado representará o hexa campeonato na história das Copas do Mundo.

Mas, para chegar às 16h, horário do jogo do Brasil contra a Sérvia, pudemos acompanhar três partidas na última programação da primeira rodada do Mundial.

A primeira foi entre Suíça e Camarões. Jogo de baixo nível técnico com os camaroneses melhores no primeiro tempo e, depois de sofrer o gol na abertura da segunda etapa, perderam o domínio e o jogo. Os suíços administraram bem a vantagem e terminaram com vitória por 1x0.

O segundo jogo foi ainda pior. Havia boa expectativa com relação ao Uruguai, que acabou não se concretizando, haja vista que durante parte do jogo foi dominado pela Coreia do Sul, que pecou em demasia nas finalizações e não soube como chegar ao gol uruguaio. A Celeste Olímpica no mesmo nível, mesmo com um ataque mais poderoso apareceu somente com duas bolas nas traves e o 0x0 ficou justo. 

Ainda na espera do jogo da Seleção Brasileira, a terceira partida da programação mostrou o melhor jogo da quinta-feira. Foi uma disputa pau a pau de Portugal contra Gana. Portugal saiu na frente, já no segundo tempo, com Cristiano Ronaldo cobrando um pênalti Mandrake, tipo arbitragem brasileira, Gana empatou, os portugueses fizeram 3x1 e, no final, Gana encostou no marcador. Jogo intenso, com qualidade e um ótimo espetáculo.

Finalmente, a cereja do bolo no dia de hoje. Esperava a Sérvia agressiva, testando a formação mais ofensiva do Brasil, mas não foi assim. Os sérvios defenderam bem até a metade do segundo tempo e, mesmo retomando a bola, não ofereciam dificuldades, pois mais se livravam da bola sem mostrar objetividade.

Os gols surgiram ao natural com um Richarlison iluminado que roubou a cena e foi o grande destaque da seleção. O início foi promissor e a certeza da classificação para as oitavas. Certamente sem sustos.

E, amanhã, tem novamente mais quatro jogos abrindo a segunda rodada da fase de grupos.
 

Por João Nassif 23/11/2022 - 21:33

A quarta-feira começou morna com mais um empate em 0x0 entre Marrocos e Croácia. Nenhuma das duas seleções conseguiu mostrar qualidade para vencer. 

O time marroquino com tem sido visto por times da prateleira inferior no cenário mundial armou uma forte retranca sempre buscando contra-ataques e pouquíssimas vezes conseguiu chegar perto da área adversaria.

A Croácia por sua vez teve baixa qualidade ficando na dependência de um lance fortuito de Modric, seu principal jogador.

No segundo jogo da programação mais uma zebra no Mundial. O Japão com um futebol muito superior derrotou a Alemanha, outra favorita ao título, e de virada assim como havia acontecido com a Arábia Saudita contra a Argentina. Os alemães ficaram numa situação de imensa dificuldade e terão que vencer a Espanha na próxima rodada para não ser novamente eliminados na primeira fase.  

Logo após esta nova zebra a Espanha amassou Costa Rica com um sonoro 7x0, poderia ter sido maior a goleada, e mostrou credenciais para possivelmente buscar a final da Copa. Tem juventude, talento e um esquema consistente, ingredientes para novamente vencer o torneio.

E fechando a programação a vitória magra e sofrida da Bélgica sobre o Canadá. Num jogo em que foi dominada a seleção belga fez 1x0 no finalzinho do primeiro tempo depois de ter sido amplamente inferior à boa seleção canadense.

Ao Canadá faltou poder de conclusão, pois desperdiçou inúmeras oportunidades, inclusive um pênalti no primeiro tempo defendido pelo excelente goleiro belga, Courtois.

A Bélgica terá que jogar muito mais para chegar mais longe nesta Copa.
 

Por João Nassif 21/11/2022 - 18:59 Atualizado em 22/11/2022 - 09:57

Os três jogos realizados hoje completaram a primeira rodada dos grupos A e B do mundial.

E começamos bem os trabalhos com a goleada na Inglaterra sobre o Irã por 6x2, jogo tranquilo dos ingleses apesar da demora em conseguir o primeiro gol. Numa forte retranca o Irã resistiu até os 35 minutos e aí a porteira foi escancarada. O primeiro tempo terminou em 3x0.

Ao natural os ingleses foram definindo a goleada e o Irã fez o que pode marcando um belo gol quando o jogo estava 4x0 e o segundo veio aos 103 minutos num pênalti inventado pelo árbitro brasileiro Raphael Klaus.

Foi o jogo com mais minutos na história dos Mundiais, 12 no primeiro tempo e 14 no segundo. Foram várias paralizações, inclusive o atendimento ao goleiro iraniano que foi substituído com suspeita de concussão no rosto depois de um choque com um companheiro, verdadeiro fogo amigo.

Já o segundo jogo foi mais equilibrado com Senegal e Holanda fazendo um primeiro tempo sem criarem muitas chances de gol com domínio dos holandeses. Na segunda etapa Senegal teve mais a bola, criou algumas situações e foi castigado pelo gol sofrido aos 39 minutos do segundo tempo.

Os senegaleses perderam o domínio do jogo e a Holanda num contra-ataque no finalzinho marcaram o segundo gol. Holanda e Equador terminaram o Grupo A com 03 pontos ainda dentro da logica do grupo.

Finalmente o último jogo do dia entre Estados Unidos e País de Gales. Jogo de baixa qualidade com as duas seleções errando em demasia e o empate foi um resultado justo.

Os norte-americanos saíram na frente e de pênalti o País de Gales empatou quase no final do jogo. Neste grupo a Inglaterra deverá ser a primeira colocada e a decisão do segundo lugar será decidida entre Estados Unidos e País de Gales. Quem fizer melhor saldo sobre o Irã ficará com a vaga.

E, amanhã, tem mais 04 jogos com Argentina, Dinamarca e França, três favoritas para disputa da final.
 

Por João Nassif 20/11/2022 - 15:36 Atualizado em 22/11/2022 - 09:56

Qatar e Equador pelo Grupo A fizeram a partida de abertura do Mundial 2022.

O primeiro tempo foi totalmente dominado pelo Equador. Marcou logo aos 03 minutos, mas o gol foi anulado pelo VAR que pegou impedimento do jogador que deu a assistência para Enner Valencia, o dono do jogo na primeira etapa.

O atacante equatoriano marcou o primeiro aos 16’ na cobrança de pênalti que ele mesmo sofreu e o segundo de cabeça aos 31’.

Falhando muito defensivamente e permitindo total domínio do Equador, o Qatar chutou muito alto o primeiro arremate sobre o gol.

Aos 36 minutos, Enner Valencia sofreu uma dura entrada e saiu da primeira etapa mancando e sentindo muito o joelho. Depois da contusão do artilheiro, o Equador diminuiu o ritmo e permitiu ao Qatar criar a única chance aos 49’ numa cabeçada de Almoez, seu principal artilheiro na frente do gol que pegou de raspão e a bola foi para fora.

O segundo tempo foi mais morno, o Equador administrou a vantagem enquanto o Qatar com mais posse de bola teve apenas um momento que levou perigo, mas o chute foi para o alto.

Enner Valencia voltou do intervalo, mas não suportou as dores no joelho e ficou em campo apenas 20 minutos.

Boa vitória do Equador que confirmou seu favoritismo. Amanhã, acontecerá o segundo jogo do Grupo A, às 13h00, Senegal e Holanda.
 

Por João Nassif 20/11/2022 - 12:24 Atualizado em 22/11/2022 - 09:56

Podem até encontrar outro igual ou melhor, mas a abertura da 22ª Copa do Mundo no Qatar foi inigualável em beleza, harmonia e, principalmente, por ter levado ao mundo a cultura do país que irá sediar o Mundial.

Não quero levar em conta que esta cultura vai na contramão dos costumes ocidentais no que diz respeito em se tratando dos direitos humanos, no tratamento das minorias, pois quero focar somente no que foi visto em quase uma hora do cerimonial.

Quanto tempo levou para treinar todos os milhares de figurantes para que apresentaram toda coreografia que foi mostrada, num show de evoluções coreográficas com muitas cores e mudanças de vestimenta quase todas fazendo referência aos costumes locais.

Enfim, não tenho dúvidas que foi o maior cerimonial de abertura de todos os tempos, Copa do Mundo, Olímpiadas e outros eventos de menor importância.

Espero que o primeiro jogo do Mundial não seja o estraga prazer depois da beleza e luxo da abertura do torneio. 
 

Por João Nassif 19/11/2022 - 09:23 Atualizado em 22/11/2022 - 09:55

O regulamento da Copa do Mundo de 1954 previa que na primeira fase as 16 seleções seriam divididas em 04 grupos, cada um com 02 cabeças de chave. Estas cabeças de chave jogariam entre si e cada um enfrentaria um dos outros dois componentes do grupo.

Os jogos do Grupo 02 foram os seguintes:

  • Hungria 9x0 Coreia do Sul
  • Alemanha Ocidental 4x1 Turquia
  • Hungria 8x3 Alemanha Ocidental (cabeças de chave)
  • Turquia 7x0 Coreia do Sul
  • Alemanha Ocidental 7x2 Turquia (jogo desempate)

Portanto, no Grupo 02 do Mundial de 1954, foram marcados 41 gols.

Esta marca é a maior entre todos os grupos formados nas Copas do Mundo de todos os tempos. Maior inclusive que o número de gols marcados por todos os campeões mundiais.

A seleção campeã do mundo com o maior número de gols da história é a alemã, com 25 gols, em 1954. A que marcou o menor número de gols é a Espanha, na Copa de 2010, na África do Sul, com apenas 08 gols marcados.
 

Por João Nassif 18/11/2022 - 10:36 Atualizado em 22/11/2022 - 09:54

A dissolução da Iugoslávia em 1990 gerou a criação de 07 novos países que se filiaram à FIFA e entre eles 04 conseguiram participar de uma Copa do Mundo: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Sérvia. A Iugoslávia manteve sua filiação até 1998.

Enquanto Iugoslávia, o país participou de 09 Mundiais, de 1930 até 1998. Jogou 37 jogos com 16 vitórias, 08 empates e 13 derrotas, marcou 60 gols e sofreu 46. Seu melhor desempenho foi em 1930, no Uruguai, quando foi o 3º colocada. Enfrentou 04 vezes a Seleção Brasileira, em 1930 venceu por 2x1, em 1950 foi derrotada por 2x0 e depois 02 empates 1x1 em 1954 e 0x0 em 1974.

A Eslovênia participou de 02 Copas do Mundo, em 2002 e 2010, sendo eliminadas em ambas na primeira fase. Disputou um total de 06 jogos, com 01 vitória, 01 empate e 04 derrotas, marcou 05 gols e sofreu 10.

A Croácia esteve presente em 05 Copas do Mundo, de 1998 até 2018. Disputou 23 jogos com 11 vitórias, 04 empates e 08 derrotas. Marcou 35 gols e sofreu 26. No último Mundial, disputado na Rússia a Croácia, com o vice-campeonato, os croatas obtiveram seu melhor desempenho na competição. Contra a Seleção Brasileira, a Croácia foi derrotada nos 02 jogos entre elas, em 2006 por 1x0 e, em 2014, por 3x1.

A Bósnia e Herzegovina disputou apenas o Mundial de 2014 no Brasil e foi eliminada na primeira fase. Nas 03 partidas que jogou, a Bósnia e Herzegovina venceu apenas o Irã por 3x1 e foi derrotada pela Argentina por 2x1 e pela Seleção da Nigéria por 1x0.

Depois da dissolução da Iugoslávia, a Sérvia e Montenegro disputou a Copa do Mundo de 2006 e caiu logo na primeira fase com 03 derrotas, para a Holanda por 1x0, para a Argentina por 6x0 e para a Costa do Marfim por 3x2. Como apenas Sérvia, atuou em 02 Mundiais, em 2010 e 2018 e nunca passou da primeira fase. Em 2010, venceu a Alemanha por 1x0 e foi derrotada por Gana por 1x0 e pela Austrália por 2x1. Em 2018, venceu Costa Rica por 1x0 e perdeu para a Suíça por 2x1 e para o Brasil por 2x0.

Para efeito da estatística da FIFA, a Sérvia herdou os números da antiga Iugoslávia.
 

Por João Nassif 17/11/2022 - 10:50 Atualizado em 22/11/2022 - 09:49

Com a dissolução da Tchecoslováquia em 1993, surgiram 02 repúblicas, República Tcheca e Eslováquia, que se filiaram à FIFA e passaram a disputar as eliminatórias para as Copas do Mundo.

A Tchecoslováquia se classificou para 08 campeonatos Mundiais, de 1934 até 1990. Disputou 30 jogos, com 11 vitórias, 05 empates e 14 derrotas, marcou 44 gols e sofreu 45.

Contra a Seleção Brasileira, os tchecos fizeram 04 confrontos. Em 1938, houve um empate e uma vitória do Brasil, também em 1962 um empate e vitória do Brasil na decisão da Copa e, em 1970, se enfrentaram apenas uma vez com outra vitória brasileira.

A República Tcheca disputou apenas o Mundial de 2006 e foi eliminada na primeira fase. No Grupo E, venceu apenas os Estados Unidos por 3x0 e foi derrotada por Gana por 2x0 e pela Itália também por 2x0.

A Seleção da Eslováquia esteve presente no Mundial de 2010. Ultrapassou a primeira fase no Grupo F com vitória sobre a Itália por 3x2, empate em 1x1 com a Nova Zelândia e derrota para o Paraguai por 2x0. Foi eliminada nas oitavas de final com derrota para a Holanda por 2x1.

Para efeito da estatística da FIFA, a República Tcheca herdou os números da antiga Tchecoslováquia.
 

Por João Nassif 16/11/2022 - 15:03 Atualizado em 22/11/2022 - 09:48

O placar que mais se repetiu em finais de Copas do Mundo foi 4x2. Em 07 decisões, foram necessárias prorrogações e apenas duas vezes o Mundial foi decidido nos pênaltis.

Estes foram os resultados das finais das 21 Copas disputadas até agora:

  • 4x2 – 04 vezes – 1930, 1938, 1966 (prorrogação) e 2018.
  • 1x0 – 03 vezes – 1990, 2010 (prorrogação) e 2014 (prorrogação).
  • 2x1 – 03 vezes – 1934, 1950 e 1974.
  • 3x1 – 03 vezes – 1962, 1978 (prorrogação) e 1982.
  • 3x2 – 02 vezes – 1954 e 1986.

  • 0x0 – 01 vez – 1994 decidida nos pênaltis.
  • 1x1 – 01 vez – 2006 decidida nos pênaltis.
  • 2x0 – 01 vez – 2002.
  • 3x0 – 01 vez – 1998. 
  • 4x1 – 01 vez – 1970.
  • 5x2 – 01 vez – 1958.
     
Por João Nassif 15/11/2022 - 09:15 Atualizado em 22/11/2022 - 09:47

Desde 1930, no Uruguai até a Rússia, em 2018, houve 21 edições da Copa do Mundo.

Em duas delas, foram marcados o maior número de gols, 171, em 1998, na França, e em 2014, no Brasil. Ambas aconteceram com a realização de 64 jogos, portanto, a média nas duas edições é de 2,67 gols por jogo.

Se nas duas foi marcado o maior número de gols, a Copa que teve a maior média foi a de 1954. Na Suíça, foram anotados 140 gols em 26 jogos o que dá na média 5,4 gols por jogo.

Apenas em quatro edições do Mundial, a média de gols foi superior a 04. Além da Suíça, no Brasil, em 1950, a média bateu nos exatos 04 gols por jogo, em 22 jogos foram marcados 88 gols. Em 1934, na Itália, a média foi de 4,12 gols por jogo, sendo  marcados 70 gols em 17 jogos. Em 1938, na França, a média, foi de 4,67, marcados 84 gols em 18 jogos. 

No total, das 21 Copas do Mundo, foram marcados 2.548 gols em exatos 900 jogos. A média total é de 2,64 gols por jogo.
 

Por João Nassif 14/11/2022 - 17:00 Atualizado em 22/11/2022 - 09:45

Maior vencedora de Copas do Mundo, a Seleção Brasileira, com cinco títulos, foi campeã em 1958, 1962, 1970, 1994, 2002. Foi duas vezes vice-campeã em 1950 e 1998. Chegou ao 3º lugar em duas oportunidades, em 1938 e 1978, e foi também duas vezes 4ª colocada em 1974 e 2014.

A Seleção da Alemanha, uma das que são tetra campeãs, venceu em 1954, 1974, 1990 e 2014. Foi vice-campeã quatro vezes, em 1966, 1982, 1986 e 2002. Chegou ao 3º lugar outras quatro vezes, em 1934, 1970, 2006 e 2010. Foi 4ª colocada apenas uma vez, em 1958. Até 1990, a Alemanha jogou com a bandeira da Alemanha Ocidental.

Outra seleção tetra campeã, a Itália venceu em 1934, 1938, 1982 e 2006. A Itália foi vice-campeã duas vezes em 1970 1994. Foi 3ª colocada em 1990 e ficou com o 4º lugar em 1978.

Seis seleções foram campeãs Mundiais quando sediaram o torneio. O Uruguai, em 1930, a Itália em 1934, a Inglaterra em 1966, a Alemanha Ocidental em 1974, a Argentina em 1978 e a França em 1998. 

Apenas um confronto foi repetido em finais de Copas do Mundo. Alemanha e Argentina se enfrentaram 03 vezes na decisão do título. A primeira, foi em 1986, no México, com vitória Argentina por 3x2. A segunda em 1990 na Itália quem venceu foi a Alemanha Ocidental e o tira teima foi em 2014 no Brasil quando a Alemanha venceu por 1x0 na prorrogação.

Por João Nassif 23/10/2022 - 10:51

Amanheceu com a expectativa da vitória em São Januário e a proximidade da série A. As centenas os torcedores vão chegando aos locais de concentração para quem sabe, explodir no grito mágico: “VAMOS SUBIR TIGRÃO”.

Jogo em andamento e com adrenalina em alta quando aos 34’ do primeiro tempo o gol do Hygor foi transformando em certeza a dúvida que ainda existia. Os resultados paralelos de outros postulantes ao acesso conspiravam a favor e a forma como o time se comportava fazia prever uma tarde/noite fantástica.

O grito do segundo gol ficou preso na garganta quando o Hygor aos 19 na cara do gol chutou em cima do goleiro e aos 25 driblou o Batman e com o gol escancarado finalizou para fora. E aí a velha máxima, “a bola pune”.

28 minutos gol do Vasco e aos 40 a virada.

Este foi o roteiro de um jogo que poderia ser épico e por situações que somente o futebol permite frustrou o sonho de centenas de milhares de carvoeiros.

IMPORTANTE: Apesar da frustração os torcedores em sua imensa maioria exaltaram a campanha, o empenho dos jogadores, o ótimo trabalho do técnico Cláudio Tencati, a condução do clube pela diretoria, enfim com os objetivos alcançados na temporada fica em todos o sentimento do dever cumprido.
 

Por João Nassif 16/10/2022 - 09:13

Normalmente o grito vem no sentido arquibancada/gramado. Sempre foi a torcida empolgada que empurrou o time na busca de uma conquista. 

O que ouvimos sábado no Heriberto Hülse foi exatamente o contrário. O grito começou com a empolgação     dos jogadores e o sentimento do dever cumprido depois de mais uma grande atuação que contagiou a todos presentes no estádio.

Esta forte relação que teve início pós-pandemia com a permissão de torcida nos estádios foi se fortalecendo ao longo da temporada para desembocar nesta reta final com reais chances de acesso independente dos resultados de hoje a tarde no encerramento da rodada.

Os jogadores fizeram um trabalho espetacular, seguindo fielmente o comando com uma estratégia bem definida que foi dando corpo e acima de tudo confiança ao time, tudo bem entendido pela torcida para desembocar no grito, na verdade uma certeza de que a série A é logo ali. 
    

Por João Nassif 04/10/2022 - 22:50

Mesmo com a derrota em Goiânia a trajetória do Criciúma na temporada 2022 foi totalmente positiva.

Os dois objetivos traçados pelo clube, comissão técnica e jogadores foram alcançados e os torcedores devem estar satisfeitos com o que deixou um rastro de alegria depois de tantas comemorações ou Heriberto Hülse e em outras praças por onde o time andou.

O acesso e o título da série A do catarinense que era obrigação foram atingidos e a permanência na B do brasileiro foi conquistada com grande antecedência.

Na reta final do brasileiro ficou um gostinho de quero mais, muito pela incompetência de alguns adversários e pela postura do time nas vitórias e empates num trabalho bem elaborado pelo técnico e executado com muita aplicação pelos jogadores.

Por mais que se apela para a matemática com 15 pontos a serem disputados, a distância para o 4º colocado é de seis pontos com muitos times que estão a frente do Criciúma. Até Goiânia o cavalo permanecia encilhado para ser montado, mas a derrota tirou a chance do acesso.

Mesmo assim a missão foi cumprida em 2022 deixando uma grande possibilidade que 2023 possa ser um ano tão promissor como foi nesta temporada.     
 

Tags: Série B

Por João Nassif 26/09/2022 - 09:00 Atualizado em 26/09/2022 - 09:10

Depois de muitos jogos, o Criciúma conseguiu um resultado compatível com o desempenho em campo. Mesmo correndo alguns riscos, o time foi soberano em grande parte do jogo e num modelo de muita intensidade consolidou a vitória que praticamente garante a conquista do objetivo de permanecer na série B em 2023.

Disse alguns riscos que aconteceram em momentos que o time relaxou a marcação e permitiu à Chapecoense criar duas ou três situações bem neutralizadas pelo goleiro Gustavo, um dos destaques do jogo.

O modelo implantado pelo técnico Cláudio Tencati exigiu o cumprimento à risca, onde todos se empenhavam na marcação, inclusive os atacantes que vinham recompor. Via-se a todo momento dois ou três jogares sufocando o adversário, retomando a bola nos enfrentamentos demostrando muita aplicação, além de um ótimo preparo físico por parte de todos.

Os 43 pontos dão a segurança de uma boa campanha e pelo andamento do campeonato, principalmente a oscilação do Vasco da Gama, permite se pensar inclusive na possibilidade do acesso.

Não gosto de antever uma situação futura, mas desde que existe uma perspectiva, por que não?
 

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito