Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 25/03/2022 - 15:40 Atualizado em 25/03/2022 - 15:51

Chamou a atenção o discurso do secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, na abertura do Torneio de Robótica que acontece na Escola S, em Criciúma. Na manhã desta sexta-feira (25), Miri disse que "estava representando o prefeito Clésio Salvaro" que "está em um evento muito importante em Chapecó", e que "na semana que vem poderemos dar uma boa notícia, com o nosso prefeito estar podendo representar a gente em algo maior, estadualmente".

A fala de Miri veio no calor das conversas para que Salvaro torne-se candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) na eleição de outubro. João e Salvaro conversam na tarde desta sexta, em Chapecó, onde Salvaro está para ter essa conversa, desatar esse nó e, também, participar do evento de aniversário do possível candidato a governador, neste sábado (26).

Miri e o recado sobre a possível candidatura de Salvaro a vice-governador

O movimento do secretário de Educação vem sendo acompanhado por outros do primeiro escalão que, nas últimas horas, estão dando sinais de que a renúncia de Salvaro é, a cada dia, uma hipótese mais provável. Mais cedo, em entrevista à Rádio Som Maior, o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, comentou que, de fato, o prefeito está refletindo sobre o assunto. "O prefeito está sendo convidado por todos os lados e tem tido dias tensos", apontou. Acélio salientou que Salvaro tem ouvido muitas pessoas e deverá tomar sua decisão ao longo do fim de semana.

Salvaro fez uma reunião às pressas com o primeiro escalão nesta quinta-feira (24), antes de partir para Chapecó. No encontro, pediu para que fossem apressadas inaugurações de obras e preparou a equipe para a sua possível renúncia.

Está claro que as candidaturas de João Rodrigues e Clésio Salvaro, além de condicionadas ao aceite de um e outro, estão vinculadas à parceria com o empresário Luciano Hang para concorrer ao Senado. Se toparem a empreitada, João e Salvaro precisarão renunciar às prefeituras de Chapecó e Criciúma até o sábado da semana que vem, 2 de abril. Se abrirem mão dos mandatos, passarão para seus vices Itamar Agnoletto (PP) e Ricardo Fabris (PSD).

Por Denis Luciano 24/03/2022 - 08:25 Atualizado em 24/03/2022 - 08:41

24 de março de 1992. Há exatos 30 anos, pelas imagens da Rede OM, com a narração de Lombardi Júnior e comentários de Milioli Netto, a torcida e Santa Catarina assistiam a primeira partida do Criciúma fora do Brasil na Taça Libertadores da América. Era uma terça-feira em Oruro, cidade ao centro sul da Bolívia distante 3 mil quilômetros de Criciúma.

No Grupo 2, o Criciúma havia estreado no dia 6 vencendo o São Paulo por 3 a 0 no Heriberto Hülse. A viagem foi cercada de cuidados, já que havia o temor em relação aos efeitos do ar rarefeito da Bolívia. Mas o time se comportou bem, não se abateu aos 3,7 mil metros de altitude no estádio Jesús Bermúdez. Se impôs e ganhou por 2 a 1.

Os gols saíram no segundo tempo. Grizzo recebeu um lançamento na esquerda, deu o tapa para Jairo Lenzi que, na área, foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro colombiano J.J. Toro. "Correto o juiz colombiano, penalidade clara", anunciou Milioli, de pronto. "Pênalti que o Gelson bate muito bem,  mas o Gelson não está jogando bem", advertiu o saudoso comentarista.

Instantes depois, anunciou Lombardi Júnior: "alegria, alegria, alegria do meu povão catarinense". Era o gol do Criciúma, o primeiro gol de um catarinense na história da Libertadores fora do Brasil. Recorde o gol no vídeo abaixo:

Antes, o San José havia desperdiçado um pênalti. "Definitivamente, a sorte está de um lado só", afirmou Lombardi, ao contar uma sucessão de dois arremates dos bolivianos na trave quando o placar ainda estava 0 a 0. Um pênalti batido na trave e outro chute, em seguida, também terminou no poste do goleiro Alexandre. Relembre:

O empate do time da casa veio também em um pênalti, cometido por Vilmar que "estava nervoso", segundo Milioli Netto.

E coube a Jairo Lenzi o gol da vitória tricolor. "Esse garoto é bom de bola", vibrou Lombardi, ao contar os 2 a 1 do Criciúma. Assista:

O Criciúma venceu o San José de Oruro na sua estreia internacional jogando com Alexandre, Jairo Santos, Vilmar, Wilson e Itá, Roberto Cavalo, Gelson e Grizzo, Vanderlei (Adilson Gomes), Zé Roberto (Paulo da Pinta) e Jairo Lenzi. Adilson Gomes, Grizzo e Wilson tomaram cartões amarelos.

Aquele jogo teve o testemunho de um pequeno e barulhento grupo de torcedores que saiu de Criciúma para empurrar a equipe. Nessa jornada estava, por exemplo, o Mário Lima, nosso narrador da Rádio Som Maior. Ele contou aquela partida em Oruro, na ocasião pela Rádio Eldorado.

Três dias depois, em 27 de março, o Criciúma fez o segundo jogo na Bolívia, empatando em 1 a 1 com o Bolivar em La Paz e marchando para a classificação, mas isso é história pra recordar mais adiante.

Por Denis Luciano 23/03/2022 - 22:45 Atualizado em 23/03/2022 - 23:03

O Hospital São José publicou um vídeo na noite desta quarta-feira (23) no qual faz uma saudação há muito aguardada. As imagens dos profissionais limpando os leitos e fechando as portas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são carregadas de um profundo simbolismo: é o primeiro dia, em dois anos de pandemia, que o São José não tem pacientes internados na UTI Covid. Assim, ela pode mesmo estar com as portas fechadas.

Trata-se de uma contundente vitória da ciência. A lamentar que uma parcela razoável dos 720 criciumenses que morreram de Covid passaram por aqueles corredores e leitos e estiveram sob cuidados de tantos profissionais que ali atuavam e atuam. Mas a destacar que a substancial redução dos números nas últimas semanas são um claro atestado dos evidentes efeitos da vacina.

Mais do vídeo

"E lá se foram dois anos". O vídeo começa com um profissional na UTI retirando sua face shield. "Dois anos de muita luta. Dois anos de muitas incertezas", segue o texto. E a força da luta foi enfatizada, com destaque para a batalha diária pela saúde das pessoas. "A gente ofereceu cuidado, amor, tempo e todo conhecimento que temos".

A produção anuncia que trata-se "de um dia que o coração quase para". É a alegria de ver a pandemia sendo vencida. "Respiramos fundo e pensamos, foi difícil, mas a gente conseguiu". Enquanto o orgulho dos colegas e das equipes estava em ênfase, uma profissional remove as luvas descartáveis e joga no lixo.

"Hoje, apagamos estas luzes, fechamos estas portas, guardamos estes EPIs aliviados", anuncia o Hospital São José. "E certos que fizemos tudo e mais um pouco". Segue essa verdadeira declaração de amor à vida e ao trabalho de garantir saúde: "foram mais de 700 dias lutando pelas vidas dentro das Unidades de Terapia Intensiva". Nesse instante, o time da UTI, já com as luzes apagadas e o cenário preparando para o fechamento da unidade, bate palmas reunido.

"Vamos continuar aqui, lutando por todos vocês". Nesse instante, a porta se abre pela última vez para que a UTI, finalmente sem pacientes, seja fechada. "Nosso desejo é que dias assim não voltem mais". O cartaz de "restrito" é removido, a porta se fecha e a dupla que encerra a UTI troca um soquinho carinhoso. "Vocês foram incansáveis". Assista!

Mais números

Criciúma fechou esta quarta, conforme o relatório da Vigilância Epidemiológica, com apenas 95 casos ativos de Covid. São, pelo registro oficial, seis pacientes internados na cidade, um em leito de UTI (que não está no São José, naturalmente), quatro em leitos clínicos e um caso suspeito, de uma criança, também em clínica. Desses internados, um recusou vacina.

Já foram aplicadas 429.719 doses de vacinas contra a Covid em Criciúma. São 189.125 de primeira dose, 166.165 de segunda dose e 74.422 doses de reforço. Foram 6.734 vacinas para crianças de 5 a 11 anos, sendo 6.273 em primeiras doses e 461 em segunda dose.

Tags: UTI Covid

Por Denis Luciano 19/03/2022 - 21:23 Atualizado em 19/03/2022 - 21:25

Um dos prefeitos mais alinhados ao governador na região, Evandro Scaini tomou o mesmo rumo de Carlos Moisés, e está filiado ao Republicanos. Mas o prefeito do Balneário Arroio do Silva não participou do ato deste sábado (19), em São José, na Grande Florianópolis, no qual Moisés anunciou a adesão de mais de 30 prefeitos e vices ao seu novo partido.

"Eu já tinha uma viagem programada com a família, mas mandei um vídeo para o governador confirmando todo meu apoio", destacou Scaini. Eleito pelo PSL em 2020, ele levou para o novo partido, também, o seu vice-prefeito, Carlos Scarsanella, outro que pertencia ao PSL. Do mesmo partido era o vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, mais um que aderiu ao Republicanos.

Scaini e Scarsanella assinaram ficha no novo partido nesta sexta-feirar (18). 

Evandro Scaini licenciou-se da prefeitura por uma semana na última segunda-feira (14). O vice fez o mesmo, abrindo espaço para que o presidente da Câmara, Vanderlei de Souza (PSL), assumisse. Foi a primeira vez na história do Arroio do Silva que um vereador teve a oportunidade de ser prefeito interino.

Por Denis Luciano 19/03/2022 - 18:29 Atualizado em 19/03/2022 - 18:37

O Brusque confirmou o favoritismo e está na semifinal do Campeonato Catarinense. Alcançou dez jogos de invencibilidade no Estadual na tarde deste sábado (19) ao empatar em 0 a 0 com o Avaí no estádio Augusto Bauer. Com o regulamento na mão, por conta da melhor campanha na primeira fase, o Brusque despachou o Avaí depois desse empate e do 1 a 1 da partida de ida, na Ressacada.

Na primeira fase, o Brusque classificou com a melhor campanha com 24 pontos enquanto o Avaí avançou na oitava posição, com 12, e lutou contra o rebaixamento na última rodada. O Brusque espera agora por Concórdia ou Chapecoense, que farão a partida de volta das quartas de final neste domingo (20), às 16h, no estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia. Independente de quem passar, o Brusque terá a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais.

Fotos: Rodrigo Polidoro / Mix Mídia

No outro lado da chave, Camboriú e Marcílio Dias definem neste sábado, às 19h, em Balneário Camboriú, outra vaga na semifinal. Na ida, 1 a 1 em Itajaí. Quem passar pega Hercílio Luz ou Figueirense que enfrentam-se neste domingo (20), às 11h, em Tubarão. O Figueira tem a vantagem, fez 1 a 0 na ida.

Goleiro do Brusque foi destaque

"Feliz pelo momento que a equipe vem passando, com os companheiros que estão lutando. Somos um grupo muito homogêneo", comemorou o goleiro Ruan Carneiro. Ele elogiou o papel do torcedor. "Foi bonito, lotou a arquibancada, incentivou os 90 minutos, importante o torcedor estar conosco, sabendo a qualidade do nosso time", destacou. A partida contou com 3.601 torcedores no Augusto Bauer.

Uma vez campeão, em 1992, e uma vez vice, em 2020, o Brusque tentará alcançar a decisão do Catarinense pela terceira vez na história.

Atual campeão fora

Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e agora fora do Catarinente também na segunda fase, o Avaí não poderá defender o título de 2021, conquistado contra a Chapecoense. Na temporada passada, os avaianos haviam eliminado o Brusque na semifinal do Estadual.

Agora, o Avaí volta a campo na abertura da Série A, em 9 ou 10 de abril, na Ressacada, contra o América (MG).

Por Denis Luciano 19/03/2022 - 08:15 Atualizado em 19/03/2022 - 19:25

Quando o Criciúma sagrou-se campeão do Brasil em 1991, logo após a bola ter parado no gramado do Heriberto Hülse na noite daquele 2 de junho de 91, no 0 a 0 diante do Grêmio, o saudoso Clésio Búrigo desfiava, a plenos pulmões, a orgulhosa campanha que acabara de levar o Tigre à Taça Libertadores da América. E lá pelas quantas (arquivos no Youtube provam isso) o consagrado locutor lascou na transmissão que ancorava na RCE TV: "Criciúma, a capital do futebol, por que não".

É. Claro que muita coisa aconteceu de lá para cá. O Criciúma colecionou acessos e descensos em nível nacional, é um dos mais frequentes nesse quesito. Mas amargou uma queda inédita em 2021, com evidentes reflexos agora. A quem é crítico dos campeonatos estaduais, eis a prova de que ruim com eles, pior sem. Aí está o Criciúma encaminhando-se para o fim de março com apenas dois jogos disputados na temporada. Enquanto isso, Avaí e Figueirense já atuaram 15 vezes em 2022. A Chapecoense, 13.

Catarinenses - Número de jogos em 2022 (até 19/3)
Avaí e Figueirense - 15
Chapecoense - 13
Brusque, Hercílio Luz, Camboriú, Concórdia e Marcílio Dias - 12
Barra, Joinville, Próspera e Juventus - 11
Criciúma - 2

E assim será até 8 ou 9 de abril (o desmembramento chega nos próximos dias) quando o Criciúma estreará na Série B do Brasileiro diante do CSA em Maceió. A saudade de casa é maior ainda. No Heriberto Hülse, a última vez do Criciúma foi em 31 de outubro. São exatos 139 dias sem a bola rolar no Majestoso. A última vez que o torcedor tricolor pisou no gramado do HH (literalmente) foi em 6 e 7 de novembro, na festança do acesso à Série B depois da vitória diante do Paysandu em Belém do Pará.

Esse jejum se espichará mais um bocado, já que a estreia na temporada em casa será somente na segunda rodada da Série B, diante do Londrina, em 15 ou 16 de abril. Ocorre que as duas únicas partidas de 2022 até agora, na recém encerrada campanha da Copa do Brasil, foram longe de Criciúma: em Nova Iguaçu (RJ) e Goiânia.

Essas amargas lembranças vêm à tona num sábado em que Brusque x Avaí e Camboriú x Marcílio Dias definem os primeiros semifinalistas do Catarinense 2022. E na véspera de um domingo no qual será a vez de Hercílio Luz x Figueirense e Concórdia x Chapecoense exercerem a mesma briga. No mesmo Estadual em que o Próspera foi de sensação a rebaixado, dando um péssimo sabor em dose dupla para Criciúma: duas temporadas, dois rebaixamentos para a cidade.

Série B do Catarinense

Ainda sobre saudade de Estadual, cabe lembrar que a Série B do Catarinense, inédita na vida do Criciúma (e que será a casa do Próspera em 2023), só terá o início da sua edição 2022 em 29 de maio, estendendo-se por três meses, até 28 de agosto. A tabela, portanto, será divulgada até o fim deste mês, seguindo a determinação do Estatuto do Torcedor, de divulgação dois meses antes do início da competição.

A competição é composta de turno único na primeira fase. Nove jogos para cada. Por questão técnica, Criciúma, Metropolitano, Nação, Carlos Renaux e Guarani jogarão cinco em casa e quatro fora. O contrário valerá para Atlético Tubarão, Inter de Lages, Atlético Catarinense e os recém promovidos da Série C, Blumenau e Caravaggio. Esses jogarão quatro em casa e cinco fora. 

Feitos os nove jogos, os oito melhores avançam às quartas de final. Os dois últimos caem para a Terceira Divisão. Os oito que seguem fazem mata-mata em ida e volta até a decisão. Campeão e vice estarão promovidos. Logo, a jornada do retorno à elite exigirá do Criciúma passar por 13 partidas (as 9 da primeira fase, 2 da segunda, as quartas, e 2 da terceira, a semifinal). Daí virá a decisão em mais 2 partidas, totalizando 15 na Segunda Divisão. Só cumprindo esse roteiro o Tigre sai da Segundona.

Os adversários na Segunda Divisão

Sobre os adversários acima relacionados, o Criciúma nunca enfrentou três deles na história: Nação, Atlético Catarinense e Caravaggio. Contra os demais, tem histórico. Abaixo, um pouco mais de cada um dos nove concorrentes do Tigre.

Metropolitano: é de Blumenau, onde foi fundado em janeiro de 2002. Tem, portanto, 20 anos. Vem sofrendo com a falta de estádios nas últimas temporadas. Na elite em 2021, teve que mandar suas partidas em Ibirama depois do litígio com o Sesi, que deixou de alugar o Complexo Esportivo que mantém em Blumenau. Nos últimos meses, a prefeitura vem negociando a municipalização do complexo, que poderá dar uma casa para Metro e Blumenau, mas nada certo ainda. Foi rebaixado com o Criciúma. Conforme o Meu Time na Rede, Criciúma e Metropolitano já se enfrentaram 39 vezes na história. O Criciúma ganhou 20, empatou 7 e perdeu 12. No mais recente confronto, o Tigre conquistou a única vitória no vexame do Catarinense de 2021, 2 a 0 no Heriberto Hülse.

Nação Esportes: fundado em 2018 em Joinville, surgiu com a meta de ser modelo na formação de jovens atletas, e usar só jogadores com até 20 anos. Estreou no profissionalismo na Série C de 2019, terminando em terceiro lugar. No ano seguinte, foi vice-campeão da Terceirona assegurando o acesso. Na B de 2021 transferiu-se para Canoinhas, onde fez boa campanha. Brigou pelo acesso até as rodadas finais, sendo superado por Barra e Camboriú. Terminou em terceiro. Para 2022, o Nação Esportes voltou para Joinville, onde mantém um CT. Mandará suas partidas na Arena. Alegou que não teve receptividade do empresariado nem apoio da prefeitura em Canoinhas. Vai enfrentar o Criciúma pela primeira vez na história.

Carlos Renaux: contrapondo o caçula Nação Esportes, está o Carlos Renaux de Brusque, o vovô do futebol catarinense. Com seus 108 anos de história, é o clube mais antigo de Santa Catarina. Na B de 2022, é um dos três já campeões catarinenses na elite, a exemplo de Criciúma e Inter de Lages. O vovô levantou a taça em 1950 e 53. Em 2021 fez boa Série B, terminando em quarto. Depois de anos licenciado, voltou ao profissionalismo em 2019, sendo quarto na Série C. Conseguiu o acesso em 2020, em terceiro. Manda suas partidas no Augusto Bauer, estádio de sua propriedade em Brusque. Na história, segundo o Meu Time na Rede, enfrentou o Criciúma 24 vezes: o Tigre ganhou 13, houve 9 empates e apenas 2 vitórias do Carlos Renaux: no Catarinense de 81 por 1 a 0 e no de 83, 2 a 1, ambos em Brusque. O último confronto aconteceu em 29 de setembro de 83, no HH, com vitória do Criciúma por 2 a 1.

Guarani: o índio de Palhoça é outro veterano, tem 94 anos, mas só se profissionalizou em 2000. Manda suas partidas no estádio Renato Silveira. Estreou na elite em 2004, sendo o quarto do Campeonato Catarinense da Série A. Sofreu o primeiro rebaixamento em 2008. Voltou à Série A em 2014, caindo em 2016 de novo. Vai, portanto, para a sexta participação consecutiva na B, na qual as últimas campanhas não foram animadoras: quinto em 2017, nono e penúltimo em 2018, oitavo e antepenúltimo em 2019 e 2020 e quinto em 2021. O Meu Time na Rede lembra que Criciúma e Guarani de Palhoça já se enfrentaram 11 vezes, com 6 vitórias do Tigre, 2 empates e 3 derrotas. O último confronto foi vencido pelo Guarani, 2 a 1 em 1/4/2016 em Palhoça.

Atlético Tubarão: o Tubarão ficou em sexto lugar na Série B do ano passado. Lutou contra o rebaixamento, escapando na última rodada. Foi fundado em abril de 2005 como Cidade Azul. Ao conquistar o acesso à Série A de 2008, por pressão da torcida, mudou de nome, para Atlético Tubarão. Assim disputou a elite em 2008 e 2009, quando foi rebaixado. Jogou a B entre 2010 e 2015, sempre batendo na trave pelo acesso. Voltou à elite em 2016. No jogo do acesso, goleou o Porto por 9 a 1 jogando no Heriberto Hülse, em Criciúma. Em 2017 foi sexto na Série A, ganhou vaga na Série D do Brasileiro e faturou a Copa Santa Catarina. Terceiro do Estado em 2018, chegou à segunda fase da Copa do Brasil. Foi oitavo em 2019 e caiu no Estadual de 2020, em décimo e último lugar. Manda suas partidas no estádio Domingos Gonzales. O Meu Time na Rede aponta nove confrontos entre Criciúma e Atlético Tubarão na história, de 2009 a 2020. O Tigre ganhou 5, houve 2 empates e 2 vitórias do Peixe.

Inter de Lages: nessa Série B de 2022, é um dos três que já foram campeões estaduais na elite. Além do Criciúma (com 10 conquistas) e do Carlos Renaux (campeão em 1950 e 53), o Leão Baio foi o melhor do Estado em 1965. Tradição não falta ao Colorado lageano, fundado em junho de 1949, tem 72 anos e manda seus jogos no estádio Vidal Ramos Júnior. Tem 63 confrontos com o Criciúma entre 1978 e 2018, aponta o Meu Time na Rede. É o clássico dessa Série B que está por vir. São 28 vitórias do Criciúma, 16 empates e 19 vitórias do Internacional. Depois de 13 anos fora, o Leão Baio voltou à Primeira Divisão estadual em 2015 e, de quebra, fez grande campanha. Terminou em quarto e ganhando os três confrontos com o Criciúma, com direito a um 2 a 0 em pleno HH. Foi caindo de rendimento gradualmente: sexto em 2016, sétimo em 2017 e acabou rebaixando em 2019, nono e penúltimo lugar. Caiu em acirrada briga com o Hercílio Luz. Desde então, fez campanhas opacas na Segunda Divisão: quarto em 2019, sétimo em 2020 e repetiu a sétima posição na última temporada.

Atlético Catarinense: Caçulinha da Série B, foi fundado em 20 de março de 2020. Logo, completa dois anos neste domingo. É o primeiro clube profissional de São José, na Grande Florianópolis. Na temporada de estreia, mandou seus jogos em casa, no estádio Ênio Amantino da Silva, e deu certo: foi campeão da Série C. Guindado à B de 2021, foi forçado a buscar outra casa, já que a FCF apontou necessárias melhorias à casa do Atlético. Buscou abrigo no Orlando Scarpelli, alugado pelo Figueirense, e ali fez campanha fraca. Acabou quase rebaixado. Terminou a Segundona passada em oitavo com os mesmos 17 pontos do rebaixado Caçador. Só escapou pois alcançou 4 vitórias, contra 3 do concorrente. Será a primeira vez que o Atlético Catarinense enfrentará o Criciúma e, se tiver sorte com a tabela, virá ao Heriberto Hülse. Senão, será a chance de o Tigre jogar no Scarpelli pelo Catarinense de 2022.

Blumenau: é o atual detentor da marca BEC no futebol catarinense. Mas não é exatamente o original Blumenau Esporte Clube, aquele de julho de 1919 e hoje teria 102 anos, e que jogou Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e acabou fechando as portas em 1998. O atual Blumenau Esporte Clube é outro, fundado em novembro de 2003 como Sport Club Madureira, que evoluiu de time amador Fez campanhas inexpressivas entre idas e vindas até que, em 2017, já sem o Madureira no nome (adotou o Blumenau Esporte Clube em 2015) sagrou-se campeão da Série C estadual. Terminou em sétimo na Série B de 2018. Em 2019, com dificuldades, o Blumenau não conseguiu adequar o estádio Erwin Blaese, em Indaial, dando WO em duas partidas. Com isso, acabou excluído da competição e rebaixado à Série C de 2020. Acabou se mantendo afastado, só retornando em 2021. Daí, levantou a taça, batendo na final o Caravaggio. Logo, o atual BEC nunca enfrentou o Criciúma. Já o antigo Blumenau Esporte Clube, conforme o Meu Time na Rede, jogou contra o Tigre 79 vezes entre 1980 e seu último ano, 1998. Foram 45 vitórias do Criciúma, 22 empates e 12 vitórias do BEC. Se o negócio da prefeitura de Blumenau para municipalizar o estádio do Sesi vingar até maio, daí pode ser que o Blumenau jogue em casa. Senão, manterá o que fez em 2021, disputando o Catarinense em Indaial, no Erwin Blaese.

Caravaggio: além de Nação Esportes e Atlético Catarinense, o Caravaggio é outro adversário que entra para a história do Criciúma nesta temporada. Farão o primeiro encontro oficial, e com o gostinho de um confronto microrregional por uma Série B de Catarinense. O Azulão é herdeiro de uma tremenda tradição no futebol amador. Fundado em 1970, serviu sempre como elemento de união entre os moradores do distrito de Nossa Senhora do Caravaggio e carrega a fé na Santa na camisa, onde ela historicamente está estampada, além da onipresença no vestiário do estádio da Montanha, abençoando os atletas. O Caravaggio foi um dos grandes do amadorismo. Primeiro, na região, com 6 conquistas do Regional da LARM (1995, 96, 97, 2000, 2011 e 2017) e outras 6 na Copa Sul dos Campeões (2003, 2006, 2010, 2013, 2016 e 2019). Depois alçou voo estadual, com o bicampeonato do Catarinense Amador em 2013 e 2019, e ganhou ainda o Sul Brasileiro em 2014. Na estreia no profissionalismo, em 2021, fez bonito na Série C, sendo vice-campeão e garantindo acesso. Mandou suas partidas no estádio Mário Balsini, do Próspera, e levou a decisão contra o Blumenau para o Heriberto Hülse, cedido pelo Criciúma. Em 2022 está fazendo as adequações e disputará a Série B na Montanha. Ou seja, Nova Veneza terá, pela primeira vez na história, jogos de futebol profissional em seu território. E pode ser um Caravaggio x Criciúma!

Por Denis Luciano 17/03/2022 - 16:53 Atualizado em 17/03/2022 - 17:08

O Metropol aposta na experiência para treinar a sua jovem equipe que marca a retomada do clube, depois de 52 anos, em competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Vitalino Adolfo Barzotto, o Grizzo, foi confirmado na tarde desta quinta-feira (17) como treinador da equipe que representará o alviverde da Metropolitana na Copa Santa Catarina Sub-20.

Em convite disparado há pouco, o presidente do Metropol, José Carlos China Vieira, confirmou a contratação de Grizzo e anunciou a sua apresentação para o próximo dia, no estádio João Estevão de Souza, juntamente com os demais membros da comissão técnica. "Hoje o Grizzo esteve conosco aqui no estádio, agora estamos acertados e felizes com a contratação dele", destacou o dirigente.

Leia também - O Metropol voltou! Alviverde confirmado na Copa SC Sub-20

Grizzo terá, naturalmente, uma equipe de meninos. O que não se sabe, ainda, é se a base será de atletas do Metropol e arredores ou se o clube abrirá espaço para jogadores de outras origens, sempre em busca de espaços em competições estaduais e federadas, como é o caso. 

A tabela já foi divulgada pela FCF. A competição conta com 16 equipes, dividias em duas chaves de oito. A primeira fase, em turno único, terá sete rodadas e apontará quatro classificados por grupo que se enfrentarão em mata-mata até a decisão.

O Metropol estreia no dia 30 de abril, fora de casa, contra o Camboriú. Na segunda rodada, faz seu primeiro jogo em Criciúma. Encarará o Barra no dia 7 de maio, sábado, às 15h, no João Estevão de Souza que passou por diversas reformas para receber as partidas do Metropol na Copinha. Na última rodada o Metropol vai enfrentar o Criciúma no CT Antenor Angeloni, no dia 11 de junho.

Confira abaixo os jogos na primeira fase:

30/4 - Camboriú x Metropol
7/5 - Metropol x Barra
14/5 - Avaí x Metropol
21/5 - Metropol x Hercílio Luz
28/5 - Metropol x Próspera
4/6 - Manchister x Metropol
11/6 - Criciúma x Metropol

 

Por Denis Luciano 10/03/2022 - 22:30 Atualizado em 10/03/2022 - 22:42

É uma noite atípica em Criciúma esta de quinta-feira. Os postos que estão abertos, estão com filas. Algumas bem grandes, como a de um posto na esquina da Centenário com a Lúcia Milioli, beirando a Henrique Lage. A fila é tão grande que avança pela Centenário. Um bocado de carros esperando a vez para encher o tanque e escapar, ao menos por alguns dias e alguns vários reais, do que está por vir: o provável repasse de 18,8% de reajuste na gasolina e 24,9% no diesel anunciados pela Petrobras.

Esse aumento, que deve equivaler a 65 centavos no litro da gasolina e 90 centavos no litro do diesel, um pouco mais, um pouco menos, deverá vigorar já ao longo desta sexta. A prova foi dada por um empresário que fechou o seu posto na noite desta quinta. Preferiu não vender. Não consta que tenha acabado o seu combustível. Ao que parece, optou por esperar a sexta, e os valores mais elevados. Um direito dele. É da livre concorrência. É do mercado.

Posto na Centenário com filas às dez e meia da noite.
Foto do Luciano Nunes, nosso leitor e ouvinte

No fim das contas, o revendedor (aquele que não abusa, que é decente, que trabalha dentro das regras) ele é tão vítima quanto o consumidor. Afinal, ele é obrigado a repassar os reajustes e precisa ter margem de lucro. Afinal, ele é uma empresa, precisa pagar as contas e lucrar. Logo, o reajuste que a Petrobras ordena é uma cascata que desce densa, cai como uma avalanche no bolso do cidadão mas tira nacos e nacos de lucros pedalados nos centavos daqueles que revendem também. Já foi um bom negócio ter posto de gasolina aberto. Talvez não esteja sendo mais, prova disso é que um posto foi fechado na noite desta quinta em Criciúma, por ordem do seu proprietário. Não era hora de vender? Talvez seja mais vantajoso guardar o estoque para vender horas depois por um preço mais elevado. É do jogo. É do mercado. Faz parte.

E tem fila e fila na Centenário

Melhor que outro posto que reajustou a gasolina ainda ao longo da quinta. O Procon já está ciente. A fiscalização deve agir ao longo desta sexta. As próximas horas serão longas nos postos que estão abertos. E eles seguem sendo a maioria absoluta. Quer saber mais da noitada de postos lotados em Criciúma. Clica aqui e confere a cobertura do 4oito.

Por Denis Luciano 09/03/2022 - 15:17 Atualizado em 09/03/2022 - 15:19

A CBF confirmou, na tarde desta quarta-feira (9), a data e o horário da segunda partida do Criciúma na temporada. O jogo diante do Goiás, confronto único pela segunda fase da Copa do Brasil, será na quinta-feira (17) da semana que vem, às 21h30min, no estádio da Serrinha, em Goiânia.

Trata-se de jogo único. Em caso de empate, a decisão da vaga na terceira fase se dará nos pênaltis. O Criciúma já anunciou que disponibilizará um ônibus para torcedores viajarem até Goiás. Agora, com data e horário confirmados, o clube tratará de preparar a logística, tanto da excursão da torcida quanto da sua viagem para o compromisso.

Por Denis Luciano 06/03/2022 - 12:52 Atualizado em 06/03/2022 - 12:54

O Criciúma bateu o martelo e anunciou neste domingo que colocará um ônibus à disposição de sócios em dia para formar, novamente, uma caravana tricolor visando apoiar a equipe que enfrentará o Goiás na segunda fase da Copa do Brasil. Serão 3,4 mil quilômetros de ida e volta que os 43 torcedores que se cadastrarem primeiro irão enfrentar para estar com o Tigre no estádio da Serrinha, em Goiânia.

Abaixo, a nota divulgada há pouco pelo Criciúma confirmando a nova operação junto à torcida:

Para contar novamente com o apoio da torcida carvoeira, a diretoria do Criciúma estará disponibilizando um ônibus para os seus sócios em dia irem até Goiânia (GO) para o confronto entre o Tigre e o Goiás pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida ainda não tem data e horário definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas deverá ocorrer entre os dias 15, 16 ou 17 de março.

O Criciúma irá divulgar mais informações sobre os procedimentos que os associados terão para a ida a Goiânia (GO) assim que a CBF divulgar a data e horário da partida única. Além do transporte, o clube irá disponibilizar lanches na saída e no retorno da viagem.

O ônibus da empresa Adenilde Turismo tem capacidade para até 43 lugares. O objetivo da direção do clube é mais uma vez valorizar o seu associado adimplente.

Na estreia na Copa do Brasil, único jogo do Criciúma até agora na temporada, 129 torcedores foram levados em três ônibus até Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, uma viagem de 2,4 mil quilômetros de ida e volta. Foi um sucesso.

Fotos: Jota Éder / Timaço / Rádio Som Maior

A viagem transcorreu com absoluta normalidade na ida e volta e os 129 associados adimplentes ganharam a viagem e o apoio a bordo, com água, lanches, conforto e segurança, como uma contrapartida.

Leia também - As imagens que contam a estreia do Tigre

"Sim, uma contrapartida a uma torcida que não nos abandonou, que continua pagando suas mensalidades mesmo sem futebol no Heriberto Hülse", lembrou o vice-presidente de Finanças do clube, Vilmar Guedes. Na sexta-feira, 4, anunciamos aqui no blog que o clube estudava essa iniciativa, agora formalmente anunciada. 

O Criciúma está com 9.262 sócios e com a perspectiva de um bom incremento nesta semana. "É que faremos uma ação na Unesc a partir desta segunda e também em empresas parceiras", acentuou Guedes. O clube está firme na meta de chegar aos 10 mil sócios até a estreia na Série B, no começo de abril, em Maceió, contra o CSA.

A destacar que o Criciúma só terá jogos em casa a partir de abril. O primeiro jogo em casa na Série B será na segunda rodada, contra o Londrina, e na segunda quinzena terá uma das partidas da terceira fase da Copa do Brasil, caso consiga passar pelo Goiás.

Leia também - Tigre estuda excursão da torcida para Goiânia

Também noticiamos nesta sexta, aqui no blog, que o Criciúma está providenciando a pintura interna do Heriberto Hülse e que, também no começo de abril, vai inaugurar a sua loja no Nações Shopping.

Leia também
Paixão pelo Tigre: combustível para 16 horas de viagem
Ação inédita do Criciúma levará torcedores para o Rio de Janeiro

Por Denis Luciano 04/03/2022 - 16:35 Atualizado em 04/03/2022 - 16:46

Faltando pouco mais de um mês para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma está confiante na meta de alcançar 10 mil sócios. Nesta sexta-feira, 4, são 9.262 associados ao Tigre. O número equivale à população de uma cidade do porte de Passo de Torres.

E para oferecer um retorno a esse público enquanto não tem jogos no Heriberto Hülse, o Tigre volta a estudar a montagem de uma excursão de torcedores. O objetivo é contar com tricolores no estádio da Serrinha no jogo da segunda fase da Copa do Brasil diante do Goiás. A data e o horário da partida ainda não estão definidos pela CBF, que limitou-se a informar, na tarde desta sexta, que o jogo ocorrerá entre os dias 15 e 17.

A fase no Criciúma é de levantamento de custos sobre a viagem para Goiânia. Se servir no orçamento e as condições forem criadas, um ônibus ou mais serão colocados novamente ao dispor dos sócios, assim como feito na estreia da temporada diante do Nova Iguaçu, quando 129 tricolores embarcaram nos ônibus franqueados pelo clube para a viagem até o Rio de Janeiro. Agora, porém, é mais longe, o dobro da distância, fator que pesa nos cálculos. Mas a possibilidade da excursão existe.

Leia também - Goiás x Criciúma: 15, 16 ou 17 de março em Goiânia

O salto nos sócios

O Criciúma vai desenvolver ações na próxima semana que deverão colaborar para um importante incremento no número de sócios. "A torcida não nos abandonou, o que nos deixa muito confiantes para a captação que faremos na Unesc a partir de segunda-feira e também as idas a outras empresas", informou o vice-presidente de Finanças do clube, Vilmar Guedes. 

E chega logo nos 10 mil sócios? "Tem que chegar, chega sim", respondeu o dirigente. "É um momento histórico, não tem futebol, todo dia entra dinheiro no caixa do clube, está nos motivando muito", acrescentou. 

Guedes faz um cálculo importante para o futuro das finanças do Criciúma. "Precisamos de uma arrecadação média de R$ 500 mil mensais com sócios. Estamos perto disso, mas precisamos chegar nos 10 mil sócios", referiu. "Temos 600 cadeiras vendidas, a um preço de R$ 144 no plano atual, mas temos outras 600 à venda ainda", detalhou.

O vice-presidente reforçou que assim que a marca de 10 mil sócios for alcançada a mensalidade sofrerá reajuste, para um valor ainda em estudo.

Uma loja no Nações Shopping

O Criciúma terá uma loja no Nações Shopping. "Vai ser um grande negócio, vamos inaugurar no início de abril com o lançamento da coleção 2022 do Criciúma no shopping", confirmou Guedes. "Vamos deixar aquele shopping amarelo, preto e branco, será uma grande festa com estimativa de 3 mil pessoas, com banda de música e tudo. Vamos ter uma loja lá, está bem adiantado", sublinhou.

Enquanto isso, o clube vem investindo em melhorias na sua estrutura. "Vamos reposicionar as caixas de som dentro do estádio, resolver um problema que já é antigo. Já contratamos a empresa para fazer aquilo", contou. "Estamos plotando o refeitório do CT, o vestiário, vamos fazer a pintura das arquibancadas, e vamos melhorar as placas indicativas dentro do estádio", finalizou.

 

Por Denis Luciano 27/02/2022 - 08:35

Foi lançada neste sábado, 26, no canal da TV Tigre no Youtube, a produção de 8 minutos que mostra a estreia do Criciúma na Copa do Brasil. A classificação no 0 a 0 em Nova Iguaçu é vista de um ponto de vista diferente. Começa com os bastidores da viagem da torcida, nos seus 1,2 mil quilômetros do estádio Heriberto Hülse até a Baixada Fluminense.

Fotos: Cleiton Ramos / Especial / 4oito

No caminho, a escala em Roseira, interior de São Paulo, é um dos momentos que chama a atenção, com a parada para o café e a festa da galera. A chegada no estádio é exibida com as imagens da escolta pela Polícia Militar. No estádio, há o antes e o depois. No antes, momentos da preleção, do aquecimento e da oração antes da entrada do time em campo. Há também momentos da bola rolando, com destaque para as oportunidades de gol do Criciúma.

Do intervalo da partida, outro momento de destaque: a TV Tigre entrevistou um jovem torcedor do Criciúma que conheceu o Tigre à distância, do Rio de Janeiro, e estava no estádio, de camisa tricolor e acompanhado do pai.

Quando a bola parou, o destaque é dado para a festa da equipe com a torcida. Assista. Vale conferir!

 

Por Denis Luciano 26/02/2022 - 18:45 Atualizado em 26/02/2022 - 18:59

O segundo tempo bastou para o Hercílio Luz massacrar a Chapecoense: 3 a 0 fora o banho de bola. Com a contundente vitória no Anibal Costa, o Leão do Sul retomou a liderança com 21 pontos, alcança a marca de 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota e carrega uma péssima notícia para o Avaí: é nessa extraordinária fase do Hercílio que o Leão da Ilha decidirá sua permanência na Série A no próximo sábado, 5 de março, na Ressacada, pela última rodada da primeira fase.

Nesse momento, o Próspera seria o adversário do Hercílio nas quartas de final. Mas tem o Brusque, ainda líder por aproveitamento, com 74% contra 70% do Leão do Sul, pois soma 20 pontos e tem uma partida a menos. E esse jogo a menos do Brusque será cumprido neste domingo, 27, na Arena Joinville contra o JEC. JEC que, neste momento, está na zona de rebaixamento. Eis uma reta final de primeira fase sensacional no Catarinense.

Fotos: Patrícia Amorim / HLFC

Se podemos cogitar um grande caindo (aí estão Joinville e Avaí a provar isso, é bem provável que um dos dois seja rebaixado), podemos também especular um dos chamados pequenos levantando a taça, certo? Certo. O Hercílio Luz seria um digno campeão. O Camboriú, idem. Mas tem o Brusque que, com suas seis vitórias consecutivas e seu time de Série B, é o favorito da hora. E não é mais pequeno. E tem o peso das camisas da Chapecoense e do Figueirense.

É normal que, na hora do mata-mata, se aposte na força dos grandes. Nesse momento, as quartas teriam, além de Hercílio x Próspera, Brusque x Barra, Camboriú x Figueirense e Chapecoense x Concórdia. E é bom lembrar que a goleada deste sábado na Chape fez o Hercílio garantir um lugar pelo menos entre os três primeiros na fase inicial. Logo, decide no mata-mata em casa. E dá um passo grande ao seu objetivo principal, a vaga na Série D de 2023. Outro justo prêmio ao belo desempenho do Leão e ao belo trabalho do técnico Raul Cabral.

No massacre deste sábado, o Hercílio fez seus gols na etapa final com Dentinho, aos 44 do primeiro e 30 do segundo, e Luan Ferreira, aos 12 minutos da etapa final. A partida deu sequência à décima rodada do Catarinense que termina neste domingo com três jogos importantes: Marcílio Dias x Barra (16h em Itajaí), Joinville x Brusque (16h em Joinville) e Concórdia x Juventus (18h30min em Concórdia). A classificação de agora:

1 - Hercílio Luz, 21 pontos
2 - Brusque, 20
3 - Camboriú, 20
4 - Chapecoense, 16
5 - Concórdia, 14
6 - Figueirense, 14
7 - Barra, 10
8 - Próspera, 10
9 - Marcílio Dias, 9
10 - Avaí, 9
11 - Joinville, 8
12 - Juventus, 6

Daí virá a última rodada, sábado que vem, com Próspera x Concórdia, Avaí x Hercílio Luz, Barra x Joinville, Juventus x Camboriú, Brusque x Figueirense e Chapecoense x Marcílio Dias.

Se no Catarinense mais um grande pode cair (o Criciúma caiu ano passado e vai pagar essa Série B em 2022), pode também ter um pequeno campeão. A sorte está lançada! São bons ares para o nosso futebol, o crescimento de quem vem de baixo, para forçar os chamados grandes a se organizar em busca da manutenção das suas grandezas.

Por Denis Luciano 22/02/2022 - 21:43 Atualizado em 22/02/2022 - 21:49

Parece que agora vai. Os 17 vereadores de Criciúma estão convidados para uma reunião às 9h30min desta quarta-feira, 23, no gabinete da reitora Luciane Ceretta. Na pauta, a apresentação do projeto elaborado pela Unesc, a pedido da prefeitura, para a ciclovia da Avenida Centenário.

"A reitora nos convidou para mostrar o projeto. A ideia é, na semana que vem, buscar uma audiência em Brasília. A deputada Geovania de Sá vai conseguir essa agenda no Governo Federal para a gente buscar recursos, existem verbas, mas precisamos logo encaminhar esse pedido", explicou o vereador Arleu da Silveira (PSDB). Foi ele o porta-voz do convite aos 16 colegas para a reunião desta quarta durante a sessão da Câmara nesta terça, 22.

A Unesc entregou um projeto em agosto à Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. Esse projeto passou por revisões pelos técnicos do Município e alguns ajustes foram propostos. "Queremos ver em que pé está o projeto e explicar à reitora que precisamos entregar logo para poder garantir a inclusão do recurso no orçamento impositivo para receber a verba e executar a partir do ano que vem", acrescentou Arleu.

O projeto entregue em agosto prevê 10.117 metros de ciclovia deste o Parque das Nações até a Universidade, entre os bairros Nossa Senhora da Salete e Universitário. Alguns fatores precisam ser levados em conta para tabular o projeto final, como os cruzamentos da Avenida Centenário e os locais onde há tráfego um pouco mais pesado. Em boa parte da Centenário, a intenção é utilizar o canteiro central para a passagem dos ciclistas.

Confira no vídeo abaixo o projeto entregue pela Unesc à prefeitura em agosto:

 

Por Denis Luciano 16/02/2022 - 22:49 Atualizado em 16/02/2022 - 22:57

A CBF divulgou a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro que, pela primeira vez na história, terá a participação de um time de Criciúma. O Próspera, sexto colocado no Campeonato Catarinense de 2021, garantiu a vaga na sua estreia em disputa nacional. O Time da Raça está no Grupo A08 e estreará fora de casa contra o Cascavel, no estádio Olímpico Regional em Cascavel, oeste do Paraná. A partida será em 17 ou 18 de abril, conforme o desdobramento a ser realizado.

Ainda na primeira rodada do Grupo A08 jogarão Juventus x São Luiz (RS) em Jaraguá do Sul, Azuriz x Caxias em Pato Branco (PR) e Aimoré x Marcílio Dias em São Leopoldo (RS).

Na segunda rodada o Próspera estreará em casa, enfrentando o time gaúcho do Aimoré. É bem provável que o Time da Raça poderá utilizar o estádio Mário Balsini, que está em fase de reformas e deverá estar pronto até o Brasileiro. De mais a mais, a CBF não faz, ao menos para a Série D, as mesmas exigências da Federação Catarinense de Futebol em relação a gramado e arquibancadas.

Na terceira rodada o Próspera terá confronto catarinense, visitando o Juventus em Jaraguá do Sul. Na quarta rodada, de novo um adversário do estado, o Marcílio Dias em Criciúma. Na quinta rodada o Próspera volta ao Paraná para visitar o Azuriz em Pato Branco. Na sexta rodada, mais um jogo fora de casa, desta vez no Rio Grande do Sul diante do São Luiz de Ijuí. Fechando o turno o Próspera receberá a visita do Caxias.

No returno, inverte a ordem e os mandos: Caxias (em Caxias do Sul), São Luiz (em Criciúma), Azuriz (em Criciúma), Marcílio Dias (em Itajaí), Juventus (em Criciúma), Aimoré (em São Leopoldo) e fecha a primeira fase em casa contra o Cascavel, jogo que fechará a etapa em 16 ou 17 de julho. A Série D vai se estender até 25 de setembro. Os quatro melhores entre os 64 participantes estarão promovidos à Série C de 2023.

Confira a tabela completa da primeira fase da Série D clicando aqui.

Por Denis Luciano 16/02/2022 - 15:09 Atualizado em 17/02/2022 - 09:07

O sucesso dos dois espaços mantidos pela Plurall Coworking em Criciúma fez chamar a atenção dos empreendedores que respondem pela marca para mais um avanço. Vem aí a Plurall Saúde, o empreendimento nos mesmos moldes colaborativos, de compartilhamento de espaço, voltado para profissionais da saúde.

A área física para abrigar o novo coworking de Criciúma já está em obras: trata-se de um amplo espaço no andar da praça de alimentação do Shopping Della, em local onde já funcionou um restaurante e uma escola de inglês. Ali serão instalados 13 consultórios, sendo 2 para odontologistas e 11 para demais atividades, para médicos e até para exames de imagem, laboratoriais e outros serviços. Além de médicos, também farão uso do novo coworking psicólogos, nutricionistas e profisisonais da área estética.

Entre os diferenciais, a aplicação do regime de coworking compartilhando custos de equipes de limpeza, de acolhida e recepção e até de agendamento. Um software de agenda para todos os profissionais que locarem os espaços da Plurall Saúde foi desenvolvido e a atendente do próprio espaço, que faz parte do serviço contratado pelo profissional, cuidará da agenda de clientes. 

Como há especificidades da área da saúde, o espaço físico do novo coworking deverá seguir regramentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que trará algumas diferenças em relação aos espaços de coworking já conhecidos na cidade que a Plurall mantém na sua matriz, na Avenida Santos Dumont, e na filial da Rua Hercílio Luz, no Centro. Os usuários terão que se associar, pagando uma mensalidade para manutenção dos serviços além do custo do uso em si do espaço físico.

A prioridade será para contratos mais longos, na medida em que saúde requer uma estrutura a mais e não comporta tantos serviços eventuais como os de um coworking de atividades gerais como os já existentes com a marca da Plurall. Mas haverá, também, algumas unidades prontas para eventualidades.

A meta da direção da Plurall é inaugurar o novo espaço até abril, antes mesmo da terceira unidade de coworking que abrirá suas portas com a marca da empresa, e que será instalada em Içara.

Mas a Plurall Saúde representa, inegavelmente, um diferencial importante para a área médica. Há os profissionais de outras cidades que eventualmente passam por Criciúma e não precisarão mais manter estruturas mais caras. E há os em início de carreira que encontrarão no coworking de saúde um ambiente adequado. E há também os que compartilham salas e equipamentos, algo comum na odontologia por exemplo.

Uma importante conquista para Criciúma e região. E uma prova do sucesso resultante do arrojo, do pioneirismo e da coragem dos responsáveis pela Plurall.

Por Denis Luciano 15/02/2022 - 22:45 Atualizado em 15/02/2022 - 23:02

O clima esquentou nesta terça-feira, 15, no plenário da Câmara. Fora dos microfones, mas com tons suficientes para compreender que Arleu da Silveira (PSDB) e Pastor Jair Alexandre (PL) definitivamente estão em campos opostos na pauta da hora do Legislativo criciumense: a construção de uma nova sede.

É fato que a vereadora Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB), sucessora de Arleu na presidência, quer fazer a nova sede. Ela já falou publicamente. Antecipou outro dia no Conexão Sul na Som Maior, inclusive, o local: no terreno da antiga pista de skate, no Parque Centenário, ao lado do Ginásio Municipal Valmir Orsi. Roseli está fazendo cálculos, encomendou projeto à Secretaria de Infraestrutura do Município e nesta terça visitou a Câmara de Araranguá. Foi em busca de modelo e informações para o seu objetivo, iniciar a obra ainda neste ano.

Começou na segunda-feira: Arleu

Arleu é contra. "Não, não é que eu sou contra. Eu penso que não é o momento para se investir de R$ 8 a R$ 10 milhões em uma sede nova", argumentou, ainda na sessão desta segunda (14), quando o embate com o Pastor Jair dava os primeiros sinais. "Nós aqui temos gabinetes com estrutura suficiente. O meu gabinete é muito bom. Todas as reformas solicitadas foram feitas", comentou, com a autoridade de quem presidiu a Câmara em 2020.

O tucano chegou a rememorar 1999, quando estava se encaminhando um projeto de construção de uma sede que "não saiu por questão política". "Na época eu era a favor, não estávamos no enrosco que estamos hoje", justificou, sublinhando a pandemia e outras prioridades. Daí, lançou uma provocação a seus colegas, referindo nominalmente alguns inclusive.

"E aí, vereador Paulo (Ferrarezi), esses R$ 10 milhões (...), aquele discurso da senhorinha cadeirante que precisa de um exame. Vereador Miguel (Pierini), aquela parte do Hospital Santo Agostinho (...). O CEI da Afasc inaugurado na Mina do Mato quinta-feira, quantas novas creches poderiam ser feitas (...)", destacou. E mais adiante citou o Pastor Jair ao mencionar uma audiência pública que ele coordenou em 2021 no Salão Ouro Negro, na prefeitura, que Arleu elencou como um dos vários espaços que a Câmara pode usufruir em caso de necessidade. "O único bairro, Márcio (Darós) é o seu e o da Geovana Zanette onde tudo está 100%, os demais bairros estão precisando de algo", ironizou. "Daqui para a frente, vou me silenciar", afirmou.

Continuou na segunda: Pastor Jair

Minutos depois, o vereador Jair foi à tribuna e fez sua defesa da nova sede. "Em 2017 o Salvaro assumiu sem casa e a primeira preocupação dele foi justamente restaurar o prédio atual", apontou. 

Jair mencionou "a dificuldade que temos com estacionamento, conforme você chega aqui não tem nem lugar para estacionar o seu carro". E citou as limitações de espaço na sede atual. "Hoje a galeria cabe 30 pessoas, como que a gente vai chamar a comunidade aqui", indagou. 

A essa altura, o vereador Arleu pediu um aparte, que não foi concedido. "Querido, eu só tenho 35 segundos, eu tenho que concluir", respondeu Jair, dando já um sinal de desconforto. Daí o vereador do PL arrematou mencionando os valores consumidos com aluguéis de salas que "se fosse colocar o dinheiro gasto já teria construído umas dez casas (sedes para a Câmara)".

No fim da fala de Jair na sessão de segunda-feira, nota-se pela imagem da TV Câmara que o vereador pastor é questionado fora do microfone por Arleu, por não ter concedido o aparte. Mas ficou nisso.

O clima esquentou na terça: Arleu

Na sessão desta terça, Arleu não demorou a subir à tribuna. E já soltou um petardo contra Jair. "Já que o senhor não me deu 10 segundos ontem, agora vai me ouvir por 2 minutos". E ouviu. Arleu disse que ouvindo Jair na véspera "ficou mais convicto ainda que não deve sair a nova sede".

"Ele falou do estacionamento, que aqui é complicado. A não ser que seja diferente dos outros, pastor, faça como eu faço, deixa no rotativo, como todo cidadão faz. Nós estamos a 15 minutos do Terminal, para quem quer vir na Cãmara. Falou do plenário, só tem gente aqui quando tem sessão polêmica, senão vem 5 ou 6 fãs aqui nos escutar", afirmou Arleu.

Daí veio a conclusão do vereador do PSDB. Ele não apenas sugeriu, mas deixou clara a sua interpretação, de que Pastor Jair quer inaugurar a nova Câmara em 2024 quando será o presidente por acordo já estabelecido. "Mas eu entendo perfeitamente a sua sede de ter uma nova sede. É que você fez um cálculo, inteligente, 2024 tem o compromisso para o senhor ser o presidente. Conheço a esperteza. Toda a burocracia, licitação, audiência, pública, vossa excelência vai inaugurar a sede", afirmou.

E filosofou: "mas a vaidade do homem excede a altitude do arco-íris". E arrematou com uma saudação característica do próprio Pastor Jair: "shalom".

A réplica do Pastor Jair

Na réplica desta terça, Pastor Jair fez uma fala sobre outros temas e, nos segundos finais, sacou os versículos 1 e 2 de Eclesiastes, capítulo 1, para dar o seu recado a Arleu da Silveira:

Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

"Só respondendo o vereador anterior", completou.

A tréplica de Arleu, fora do microfone

Nos segundos posteriores, a sessão continuou. O vice-presidente da Casa, vereador Júlio Kaminski (PSL) cedeu a palavra à presidente Roseli e, nesse meio tempo, Pastor Jair desceu da tribuna e, quando acomodou-se, Arleu levantou a voz:
"Seja homem, fala direto no plenário, fica fazendo joguinho por trás", disparou.
"Eu sou homem", respondeu Jair.
"Não parece", rebateu Arleu.

E Arleu falou algo mais enquanto a vereadora Roseli já fazia uso da palavra, algo mais que só os vereadores e servidores que estavam pelo plenário ouviram.

Arleu de dedo em riste em direção a Jair no plenário na hora da troca de farpas
Reprodução / TV Câmara

No podcast, as falas de Arleu e Jair e o entrevero fora dos microfones desta terça-feira:

Se ficou por aí? É certo que não. A aguardar os próximos capítulos.

Por Denis Luciano 14/02/2022 - 21:07 Atualizado em 14/02/2022 - 21:09

Uma cena no mínimo curiosa chamou a atenção de quem passava pela Via Rápida e Anel Viário no fim da tarde desta segunda-feira, 14. Por volta das 19h, o nosso ouvinte Deyvis Gregório, da Rádio Som Maior, registrou em vídeo a passagem de cinco carretas carregando tanques do Exército.

"Eles seguiram no sentido da Via Rápida para o quartel, então fizeram o contorno ali", contou Deyvis. No momento do registro no vídeo abaixo, os caminhões estavam descendo da Via Rápida, de onde vieram do sentido da BR-101, em direção ao Anel de Contorno Viário onde, na altura do Bairro São João, tomaram a via em direção ao 28º GAC, destino não somente dos cinco tanques. "Tinha também um caminhão tanque de combustível e um caminhão baú", referiu Deyvis.

Batedores da Polícia Militar fizeram a segurança e garantiram a escolta do atípico cortejo. "O trânsito não ficou parado mais que 5 minutos ali", registou Deyvis. Assista o vídeo:

Mas o trânsito de tanques não é tão incomum assim. São frequentes as operações de treinamentos em operações de campo que o GAC executa em diversas regiões dentro do planejamento do Exército Brasileiro. Para tanto, efetua deslocamentos tanto de tanques quanto de armamentos e homens. Tudo sob forte segurança, naturalmente.

O 28º GAC teve troca de comando recentemente. O coronel José Evânio Cavalcante de Brito Júnior passou o posto ao tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, em ato no dia 11 de janeiro. O novo comandante veio transferido de Santa Maria (RS) enquanto o oficial que deixou o posto seguiu para funções em Brasília.

Por Denis Luciano 14/02/2022 - 13:33 Atualizado em 14/02/2022 - 13:36

Primeira experiência democrática presidencial do Brasil republicano depois de 29 anos, a eleição de 1989 beira o indescritível. Teve cenas inimagináveis nos tempos atuais, e a mais emblemática, com certeza, envolve Sílvio Santos.

Como a história já conta e reconta com propriedade, Sílvio decidiu-se pela candidatura à presidência aos 49 do segundo tempo. Tentou abrigo no PFL mas Aureliano Chaves não abriu mão e o jeito foi, com pefelistas debaixo do braço, tomar o rumo do obscuro Partido Municipalista Brasileiro. Ocorre que o PMB, número 26, já tinha um candidato, o pastor Armando Corrêa, que não titubeou em abrir mão para a chapa Sílvio Santos e Marcondes Gadelha.

O que isso tem a ver com o deputado Valdir Cobalchini e o MDB de 2022 em Santa Catarina? Absolutamente tudo! Essa é a pauta das pautas do Parlatório desta segunda, a partir das 19h, na Som Maior e no 4oito comigo mais Adelor Lessa e Upiara Boschi.

Vamos aos fatos então...

Cobalchini entrou na disputa pela candidatura ao Governo do Estado aos 49 do segundo tempo. Inscreveu-se no dia fatal, nem tanto como um efeito surpresa, muito mais como um guardador de lugar. Embora ele negue, evoque suas tradições emedebistas para dizer, como disse hoje no Plenário com Adelor Lessa e Upiara Boschi que "não se prestaria a esse papel", está evidente que Cobalchini, o candidato da bancada emedebista na Alesc, está no páreo para impor uma fração, que pode ser majoritária realmente no MDB, diante das pré-candidaturas de Antídio Lunelli e Dário Berger, mas não para ter Cobalchini na cabeça, e sim Carlos Moisés.

O deputado deu uma pista disso na fala à Som Maior, ao afirmar que o MDB não pode ser levado aos radicalismos de um lado e de outro. Não é segredo que uma eventual candidatura Antídio posicionaria o MDB do centro para a direita. Já uma vitória de Dário colocaria o MDB do centro para a esquerda. E a bancada na Alesc, representante natural das bases pelos muitos votos dos nove deputados, não quer o MDB pendendo para qualquer lado que não seja o do grande mecenas das verbas que estão fazendo sorrir à toa prefeitos Santa Catarina afora. E esse mecenas tem um nome: Carlos Moisés.

Está tão claro quanto cristalina é a boa água que, com Cobalchini vencedor (e arrisco apostar no favoritismo dele, por inúmeros fatores), Carlos Moisés ganha o tempo a mais que precisa para aparar as arestas que deseja e, então, anunciar em março a filiação ao MDB e, finalmente, vestir o 15 que precisa para ser candidato. Está tão longe de ser uma surpresa uma não candidatura de Moisés pelo MDB quanto será extremamente surprendente que Cobalchini seja candidato a governador. Fiel que é a Celso Maldaner, deputado federal e presidente estadual com o qual compartilha base no Oeste, Cobalchini marcha para novo mandato na Alesc, com promessa de expressiva votação mais uma vez. 

Voltemos ao Sílvio Santos. A batalha dele nos poucos dias que teve na campanha na TV e no rádio era dizer, naquele histórico novembro de 89, que o Corrêa era ele: "A maior dificuldade minha é que o meu nome não aparece na cédula. Vocês que desejam votar em mim, não vão encontrar o nome do Sílvio Santos. Quem pretende votar no Sílvio Santos deve marcar um x no 26, 26 Corrêa, só que não é Corrêa, é 26 Sílvio Santos. Pois o 26 é o Sílvio Santos".

Podemos dizer o mesmo agora. O convencional, e são mais de uma centena de milhares, que procurar as urnas do MDB nas 295 cidades catarinenses no sábado, 19, que votar no Cobalchini, estará votando no Carlos Moisés. É esse legitimar que Moisés espera para se sentir indiretamente ungido. E os prefeitos já estão mobilizados. Aqueles que apareceram sorridentes com o governador compartilhando os projetos e os investimentos futuros do Plano 1000 estão nos calcanhares dos emedebistas para votar em Cobalchini. Pois quem quer votar no Moisés votando no 15, deverá agora votar em Cobalchini. Por mais que ele negue, ele é o Corrêa 26 de 89, e Moisés é o Sílvio Santos. Até tem se parecido ultimamente, tamanha a quantidade de dinheiro que maneja ao governar o Estado.

O tempo dirá.

 

Por Denis Luciano 13/02/2022 - 18:55 Atualizado em 13/02/2022 - 19:02

O tenente coronel Sandi Sartor, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, estará no estúdio do Conexão Sul nesta segunda-feira, 14, na Rádio Som Maior. Ele vem conversar conosco sobre segurança pública. 

Na pauta, as diversas ações, os índices de criminalidade. E vamos colocar na conversa mais episódios de pequenos furtos que estão ocorrendo em grande número. Há os casos frequentes de condomínios que são atacados, e bandidos levando os mais diversos itens com metais.

Em um dos casos, flagrados nesse fim de semana na área central de Criciúma, um elemento foi flagrado levando uma porta de metal, conforme você confere no vídeo abaixo.

Ainda na pauta do Conexão desta segunda, um bate papo com o novo presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, vai conversar conosco sobre as obras na região, aquelas que estão em andamento e as que estão nos projetos. Na lista, a BR-285 na Serra da Rocinha, a SC-290 na Serra do Faxinal, a nova ponte sobre o Rio Araranguá, a Rodovia Caminhos do Mar e outras.

E ainda, turismo em destaque. Vamos lançar uma parceria de troca de conteúdo com o jornalista Nei Manique, que vai compartilhar conosco, via 4oito, um minidocumentário sobre potenciais turísticos de Siderópolis e Treviso.

Tudo isso nesta segunda, a partir das 9h30min, colado no Programa Adelor Lessa. Até lá!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito