Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Santa Catarina e São Paulo assinam termo para incentivo à pesquisa

Cooperação prevê lançamento de projetos e editais em conjunto entre os estados
Por Redação Florianópolis, SC, 25/08/2019 - 12:57
Marco Antonio Zago e Fábio Zabot Holthausen / Foto: Felipe Maeda / Agência FAPESP
Marco Antonio Zago e Fábio Zabot Holthausen / Foto: Felipe Maeda / Agência FAPESP

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina e São Paulo assinaram um termo de cooperação bilateral na última quinta-feira, 22, durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), na capital paulista. Com isso, os dois estados irão lançar projetos e editais unindo pesquisadores e gerando soluções visando o desenvolvimento econômico.

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, essa parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de São Paulo (Fapesp) é um importante passo para abrir as fronteiras da pesquisa e inovação entre Santa Catarina e São Paulo. “Essa cooperação irá permitir que problemas dos Estados e necessidades das empresas sejam trabalhados de forma compartilhada gerando soluções conjuntas e novos recursos para o desenvolvimento das regiões”.

Ainda de acordo com Holthausen, cada uma das Fundações de Pesquisa (FAPs) fará o processo seletivo nas suas respectivas unidades da federação e os recursos serão aplicados dentro de cada realidade local. Entre os motivos que levaram à assinatura do termo de cooperação está o interesse comum em promover o avanço da ciência e o desenvolvimento tecnológico.

Se encaixam dentro do termo de cooperação: projetos e editais conjuntos de pesquisa conduzidos por cientistas dos dois estados; atividades de intercâmbio científico que ajudem a preparar a base para a elaboração de projetos de pesquisa cooperativos entre equipes catarinenses e paulistas, incluindo visitas de intercâmbio científico, workshops e seminários científicos bilaterais; intercâmbio de quaisquer informações que sejam relevantes para os objetivos do Memorando de Entendimento; outras ações de apoio à pesquisa cooperativa entre equipes dos respectivos estados.

O primeiro edital será lançado ainda no segundo semestre de 2019.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito