Eleito presidente da Câmara de Criciúma para 2024, o pastor Jair Alexandre (PL) projeta um ano tranquilo, ainda que eleitoral. Entre as pautas do Legislativo para os próximos meses, estão o início da construção da nova sede e um possível aumento no número de vereadores, dos atuais 17 para 21.
Sobre este último, Jair Alexandre garante que não será ele e nem a Mesa Diretora que colocarão na pauta. Mas antecipou que, caso algum vereador proponha, o Legislativo vai decidir. O próprio presidente é favorável.
“Içara tem 60 mil habitantes e tem 15 vereadores. Criciúma tem 240 mil habitantes e temos 17 vereadores. Então, os 17, por mais que se empenhem a fazer o trabalho na cidade, eles não conseguem representar o município como um todo. É uma oportunidade que se dá, então, se for pautado, se for colocado esse projeto e for aprovado, é uma oportunidade de ter representantes, pelo menos mais quatro”, opina Jair Alexandre.
Nova sede
Se o aumento no número de vereadores é um tema cujo empenho da Câmara em 2024 ainda é incerto, a nova sede está definitivamente no radar dos parlamentares. O local atual tem severas limitações de espaço para receber o público, especialmente para as reuniões mais importantes.
“A gente vai sentar com o prefeito. O prefeito também tem se manifestado favorável à construção da sede, até porque hoje o local é impróprio. Até pela situação que não temos nem alvará dos bombeiros, não tem acessibilidade. O local é um prédio comercial. Então, hoje é unanimidade, não só entre nós, vereadores, mas a sociedade como um todo, a construção da nova sede da Câmara”, afirmou o novo presidente.
Mesmo com esses dois assuntos relevantes na pauta e a aproximação de um ano eleitoral, Jair Alexandre projeta um 2024 tranquilo. Na avaliação dele, justamente pelo fato de que a maioria dos vereadores tentará a reeleição, as pautas polêmicas devem passar longe. “Vai ser mais tranquilo”, previu.
Ouça a entrevista completa: