Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo quer fim da paralisação dos professores para retomar negociações

Sindicato reivindica descompactação da tabela salarial
Por Renan Medeiros 24/04/2024 - 05:24

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, 23, o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, afirmou que o Governo de Santa Catarina está disposto a retomar as negociações com os profissionais da Educação que declararam greve assim que as atividades forem retomadas normalmente nas escolas estaduais. Na manhã desta terça-feira (23), para dar prosseguimento às conversas, o secretário recebeu os líderes da categoria, que optaram por seguir convocando os servidores para a paralisação.

A postura do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), por outro lado, é oposta. A entidade não viu avanços nas negociações com o Governo do Estado e informou que os trabalhadores permanecerão em greve "até que seja apresentada uma proposta sólida". Os líderes do sindicato defendem que o momento é de "fortalecer" a greve.

De acordo com o secretário da Administração, três reivindicações feitas pelo Sinte "já foram atendidas" no fim de 2023, quando o Governo do Estado anunciou "o maior concurso da história da Educação de Santa Catarina", aumentou o valor do vale-alimentação e iniciou a redução gradual para encerrar a cobrança de 14% na previdência dos aposentados.

A principal reivindicação, no entanto, é a descompactação do plano de cargos e salários. Uma reclamação histórica dos professores é que há pouca progressão salarial à medida em que os profissionais avançam na carreira com tempo de serviço e melhora na formação. Eles querem que os reajustes ao piso também sejam aplicados no mesmo percentual para todos para minimizar esse problema.

“A proposta feita pelo sindicato faria com que o Estado ultrapassasse em muito o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós pretendemos retomar as negociações assim que todos os servidores voltarem aos seus postos de trabalho”, afirmou Boing.

Secretário Vânio Boing (Foto: Ricardo Trida/Secom)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito