Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Maga Stopassoli 03/10/2023 - 09:42 Atualizado em 03/10/2023 - 09:42

O evento de lançamento do Programa Acelera Criciúma na noite desta segunda-feira (2), foi um prato cheio para quem queria ver mais do que o valor que será investido em obras na cidade. A semiótica do evento, traduzida pelas fotos e vídeos que circularam, mostram o alinhamento entre uns e o distanciamento entre outros. Arleu, Júlia e Clésio sentaram juntos e não foi ao acaso. Os lugares de cada uma das autoridades presentes foi definida pelo cerimonial responsável pelo evento. E a fotografia do momento registra publicamente um ensaio de aproximação entre quem antes esteve em palanques opostos. Mas esse é assunto para o próximo texto. Por enquanto, fiquem com Arleu & Júlia & Clésio, juntos.

 

Na primeira fila do evento, Arleu certamente repassa o discurso enquanto espera sua vez de falar e ocupar o espaço do "candidato do Clésio".





 

Por Maga Stopassoli 02/10/2023 - 17:30 Atualizado em 02/10/2023 - 17:40

A deputada federal Júlia Zanatta reagiu à matéria publicada anteriormente neste blog e intitulada: “Clima de guerra no PL: Jorginho me disse que o PL deve ser vice de Ricardo Guidi”. Leia aqui.

A parlamentar gravou um vídeo e disse que não nenhuma guerra no partido e que a guerra que há é boa pois todos querem o apoio do PL. No vídeo, com duração de pouco mais de dois minutos ela ressaltou que o PL é a bola da vez e que o partido tem a força para decidir a eleição em Criciúma. Veja um trecho do que ela disse:

“Falo como presidente do PL de Criciúma.
Estamos sim em guerra, porém, é uma guerra boa. As pessoas estão disputando o nosso apoio, disputando entrarem no partido e sentarem na janelinha, no melhor momento do partido. No momento difícil ninguém queria estar.
Por causa de gente sem coragem é que a gente chegou onde chegou no Brasil. Então essa é única guerra que o PL de Criciúma está vivendo. Não há nenhuma outra. Nós estamos sendo disputados porque, sim, nós temos força pra decidir a eleição de Criciúma. A única guerra é todo mundo nos quer. Nós somos a bola da vez, a noiva da vez. Não há guerra nenhuma, a não ser essa guerra boa".


Júlia confirmou presença no evento de lançamento do Programa Acelera Criciúma, coordenado pelo Secretário-Geral de Governo, Arleu da Silveira que vai ocorrer nesta segunda-feira (2).

Assista aqui ao vídeo completo: 

 

Por Maga Stopassoli 02/10/2023 - 15:06 Atualizado em 02/10/2023 - 15:25

Como está o clima aí na sua cidade? Em Criciúma, a segunda-feira (2), começou ensolarada mas logo o tempo fechou. Parece um prenúncio do clima no PL que vinha de uma boa semana de articulação política e agora tem um fato novo, como diria o boss, Adelor Lessa. É que nos últimos dias o PL, que em Criciúma está sob o comando da deputada federal Júlia Zanatta, vinha dandos sinais evidentes de uma aproximação com o PSD, de Clésio Salvaro e don Júlio Garcia. Inclusive, até Guilherme Colombo, esposo da parlamentar, fez uma visita a Salvaro. Foram gestos públicos que foram interpretados como um distanciamento de Ricardo Guidi (PSD), tido até então como o nome que poderia ser apoiado pela própria Júlia. O problema é que no PSD também tem outro pré-candidato, que é Arleu da Silveira, mas essa história você já conhece de cabo a rabo. E, se não sabe, é porque não está nos acompanhando diariamente no Programa Adelor Lessa (mas deveria). 

O fato novo da rodada, foi a publicação feita nos stories do instagram do deputado estadual Jessé Lopes, dizendo que o governador Jorginho Mello teria lhe dito que o PL deve ser vice de Ricardo Guidi. Essa informação diverge dos últimos gestos públicos do próprio PL de Criciúma que parece bastante tentado a ser vice de Arleu da Silveira, que irá para o PSD, em 2024, no período em que abre a janela para troca partidária. É como se isso zerasse que vimos no cenário político da semana passada e comecasse o jogo tudo de novo. É que se o PSD e o PL se unirem, a eleiçao por aqui estaria definida um ano antes. Mas, pelo visto, ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte.

É aquele velho ditado: em Criciúma, de tédio, ninguém morre mesmo. 

 

Jessé Lopes anima a segunda-feira no grupo do zap do PL. Foto: print de tela do instagram do deputado.

 

Por Maga Stopassoli 29/09/2023 - 17:15 Atualizado em 02/10/2023 - 14:45

A partir de segunda-feira (2), a articulação política do governo do Estado na Alesc ficará a cargo do deputado estadual Ivan Naatz (PL). Ivan substituirá o atual líder de governo, deputado Edilson Massoco (PL) que vai se licenciar por 30 dias da função. O período coincide com a viagem internacional do governador e da vice, Jorginho e Marilisa, quando quem deve assumir o governo do Estado será o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi.



 

Por Maga Stopassoli 29/09/2023 - 11:04 Atualizado em 29/09/2023 - 17:44

O ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), vai pra urna em 2024. A decisão de concorrer a prefeito de Tubarão nas próximas eleições não foi tomada de uma hora para a outra. Moisés vinha se movimentando nos bastidores há alguns meses tratando da viabilidade de sua candidatura.

Em agosto deste ano, a informação de que ele seria candidato ganhou força. No mesmo mês, ele foi nosso entrevistado no programa semanal Parlatório, na rádio Som Maior e foi questionado sobre o assunto. À época, não confirmou a informação. Mas também não negou.
Nesta sexta-feira, o jornalista Nilton Veronesi, de Tubarão, trouxe a informação de que a chapa de Moisés já estaria definida, tendo o progressista e ex-secretário de Assistência Social, Deka May, como candidato a vice-prefeito e que uma reunião entre eles havia definido pela futura candidatura.

Conversei com o ex-governador sobre o assunto. Além de confirmar que a reunião de fato aconteceu, Moisés disse:

“Deka May é um homem decente, uma pessoa muito carismática e um amigo que ganhei ao longo da jornada. Será uma honra tê-lo ao meu lado nessa caminhada para a nossa amada Cidade Azul ainda melhor”.

Moisés tem rodado o estado para fortalecer seu partido para as eleições municipais do ano que vem e nunca escondeu que gostou da experiência na vida política. No primeiro turno da última eleição, quando foi candidato à reeleição, Moisés fez 46% dos votos válidos em Tubarão, contra 28% de Jorginho Mello.



 

Por Maga Stopassoli 28/09/2023 - 09:42 Atualizado em 28/09/2023 - 18:47

Estão prontos para o feat? 
Quem acompanhou a eleição municipal de Criciúma em 2020, lembra bem dos embates entre Clésio Salvaro e a candidata de primeira eleição, Júlia Zanatta. Foi isso, aliás, que deu algum tempero àquela disputa que todos sabiam como terminaria. Só que o tempo passou, Júlia realinhou sua estratégia, foi candidata a deputada federal e se elegeu com mais de 110 mil votos. A eleição deu a ela não só o mandato eletivo, mas também experiência. 
Recentemente, Adelor Lessa disse em seu blog que o PL poderia compor com o PSD em Criciúma, apoaindo o candidato indicado por Clésio Salvaro, neste caso, Arleu da Silveira. A informação não foi negada pelo PL. Ao contrário. O partido parece até ter gostado da possibilidade. Prova disso é que na próxima segunda-feira (2), Júlia Zanatta (PL) estará no lançamento do Programa do governo municipal, chamado "Acelera Criciúma". O evento vai ocorrer no Centro Multiuso da Afasc, anexo ao parque das Nações. 
A ida de Júlia alimenta a teoria de que o PL pode ser o vice de Arleu, o que significaria um problema para Ricardo Guidi que, até o momento, não sinalizou que pretende mudar de partido para concorrer à eleição. Embora esteja filiado ao partido de Clésio, Guidi parece estar distanciado do presidente da sigla, Eron Giordani e com o deputado estadual Júlio Garcia, fato que impacta diretamente na definição do partido para as eleições municipais. 

 

Estão prontos para o feat? Júlia & Clésio conversam amistosamente, enquanto a deputada ocupa a cadeira do prefeito, no gabinete de Clésio. Foto: arquivo. 

 

Por Maga Stopassoli 27/09/2023 - 17:52 Atualizado em 27/09/2023 - 17:56

Os estudantes ou futuros estudantes do ensino superior que aguardavam o cronograma do Programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado de Santa Catarina para pleitear uma vaga numa das instituições contempladas, já poderão juntar os documentos necessários. Começa nesta quinta-feira (28) e vai até dia 25 de outubro, o prazo para a realização do cadastro por parte do estudante interessado numa das vagas do programa. O prazo é o mesmo para os estudantes que buscarão uma vaga nas instituições comunitárias ou nas particulares.

De 28/09 (quinta-feira) a 25/10 (quarta-feira) - 
Realização de Cadastros (Menu Fazer Cadastro/Alterar Cadastro).
Neste período, o estudante deve realizar seu cadastro no Sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição em que está matriculado(a).

As demais etapas do cronograma ainda não foram divulgadas.

Confira aqui a lista das instituições comunitárias contempladas pelo Universidade Gratuita:

  1. CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE - UNIBAVE
  2. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL - CATÓLICA SC EM JARAGUÁ DO SUL
  3. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE - CATÓLICA SC EM JOINVILLE
  4. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
  5. CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI
  6. CENTRO UNIVERSITÁRIO SATC - UNISATC
  7. INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS IELUSC - BOM JESUS IELUSC
  8. UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP
  9. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
  10. UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
  11. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC
  12. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  13. UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  14. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC
  15. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
  16. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB 


    Confira aqui a lista das instituições particulares contempladas pelo Fumdes

 

  1. CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS - UNIAVAN
  2. CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST - UNIFACVEST
  3. CENTRO UNIVERSITÁRIO FAI - FAI
  4. CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
  5. CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI SANTA CATARINA - UNISENAI
  6. CENTRO UNIVERSITÁRIO SOCIESC - SOCIESC MARQUÊS DE OLINDA
  7. CENTRO UNIVERSITÁRIO SOCIESC DE BLUMENAU - UNISOCIESC BLUMENAU
  8. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIASSELVI DE BLUMENAU - UNIASSELVI BLUMENAU
  9. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIASSELVI DE BRUSQUE - UNIASSELVI BRUSQUE
  10. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIASSELVI DE GUARAMIRIM - UNIASSELVI GUARAMIRIM
  11. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVINTE - UNIVINTE
  12. ESCOLA SUPERIOR DE CRICIÚMA ESUCRI - ESUCRI
  13. FACULDADE CESUSC - CESUSC
  14. FACULDADE DE DIREITO AVANTIS DE ITAPEMA - AVANTIS ITAPEMA
  15. FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE CHAPECÓ - FACESC
  16. FACULDADE DE TECNOLOGIA TUPY DE SÃO BENTO DO SUL - UNISOCIESC SÃO BENTO DO SUL
  17. FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ - FAEM FACULDADES
  18. FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS - ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS
  19. FACULDADE METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS - FAMEFLORIPA
  20. FACULDADE METROPOLITANA DE ITAJAÍ - FMIT
  21. FACULDADE METROPOLITANA DE LAGES - FAMELAGES
  22. FACULDADE METROPOLITANA DE PALHOÇA - FAMEPALHOÇA
  23. FACULDADE METROPOLITANA DE RIO DO SUL - FAMESUL
  24. FACULDADE PINHALZINHO - HORUS
  25. FACULDADE REGIONAL PALMITOS - FAP
  26. FACULDADE SANTA RITA DE CHAPECÓ
  27. FACULDADE SENAC BLUMENAU - SENAC BLUMENAU
  28. FACULDADE SENAC CAÇADOR - SENAC CAÇADOR
  29. FACULDADE SENAC CHAPECÓ - SENAC CHAPECÓ
  30. FACULDADE SENAC CONCÓRDIA - SENAC CONCÓRDIA
  31. FACULDADE SENAC CRICIÚMA - SENAC CRICIÚMA
  32. FACULDADE SENAC FLORIANÓPOLIS - SENAC FLORIANÓPOLIS
  33. FACULDADE SENAC JARAGUÁ DO SUL - SENAC JARAGUÁ DO SUL
  34. FACULDADE SENAC PALHOÇA - SENAC PALHOÇA
  35. FACULDADE SENAC SÃO MIGUEL DO OESTE - SENAC SÃO MIGUEL DO OESTE
  36. FACULDADE SENAC TUBARÃO - SENAC TUBARÃO
  37. FACULDADE SINERGIA - SINERGIA
  38. FACULDADE SOCIESC DE JARAGUÁ DO SUL - SOCIESC JARAGUÁ DO SUL
  39. FACULDADE UNIAVAN DE RIO DO SUL - UNIAVAN
  40. FACULDADE UNISUL DE FLORIANÓPOLIS - UNISUL FLORIANÓPOLIS
  41. FACULDADE UNISUL DE ITAJAÍ - UNISUL ITAJAÍ
  42. INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO - INESA
  43. INSTITUTO SOCIESC DE JARAGUÁ DO SUL - SOCIESC JARAGUÁ DO SUL
  44. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

    Tire suas dúvidas sobre o assunto, clicando aqui:

 

Por Maga Stopassoli 26/09/2023 - 13:49 Atualizado em 26/09/2023 - 14:06

Uma semana depois da declaração do senador Espiridião Amin (PP), de que Ricardo Guidi seria o candidato mais forte do PSD, o parlamentar passou a tarde em Criciúma e teve a companhia constante do prefeito Clésio Salvaro. Amin visitou instituições da região, como o hospital São José e o Bairro da Juventude e destinou emendas parlamentares para ambas. O senador finalizou sua estada no sul do estado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) palestrando sobre o cenário político e econômico da Reforma Tributária. Além da Reforma, assuntos como Gás Natural, Saúde/SUS e Infraestrutura também foram abordados. 

A visita de Amin e a conversa de pé de ouvido com Clésio Salvaro deixam em aberto o cenário das eleições municipais de Criciúma para o ano que vem. Embora os representantes municipais do partido já tenham garantido mais de uma vez que o PP terá candidato próprio a prefeito em 2024, o PP parece aberto a composições. 

 

"o Espiridião, é esse o meu candidato, tá?!" - Teria dito, em pensamento, Clésio Salvaro para o senador progressista. 

 

Por Maga Stopassoli 26/09/2023 - 13:10 Atualizado em 26/09/2023 - 13:47

O governador Jorginho Mello (PL) fez uma visita rápida ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes. Ele estava acompanhado do Secretário da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Sievert. Quem também se fez presente na agenda de Jorginho em SP, foi o seu filho, o advogado Filipe Mello. Dentre as pautas, Jorginho e Tarcísio trataram sobre a Reforma Tributária, investimentos comuns aos dois estados e o Marco Temporal. 
Filipe já foi Secretário de Estado no governo de Raimundo Colombo, secretário municipal do prefeito Gean Loureiro, em Florianópolis. O filho do governador é seu fiel escudeiro e participa do projeto político do pai, seja nos bastidores ou fora dele.

 

Filipe Mello cumprimenta Tarcísio de Freitas, em agenda ao lado do pai, em SP.

 

Por Maga Stopassoli 25/09/2023 - 11:44 Atualizado em 25/09/2023 - 11:49

A Maratona Altair Guidi, maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina, realizada neste domingo (24/09) também foi palco de assunto político. Desde que o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro assinou sua ficha de filiação no PSD, não aconteceram muitos registros públicos de encontro entre ele e o atual secretário do Meio Ambiente, deputado federal licenciado, Ricardo Guidi. Embora estejam no mesmo partido, cada um adota sua própria estratégia na corrida pela prefeitura de Criciúma.

De um lado, Salvaro anda de carrinho de rolimã enquanto Arleu patina de patinete, como seu sucessor.
Do outro, Ricardo aposta que será o candidato do partido a sucessor de Salvaro. 
Mas no fim de semana, durante o evento esportivo, o prefeito de Criciúma adotou nova postura com relação a Ricardo Guidi.
É que recentemente, o parque onde foi dada a largada da prova de corrida, que leva o nome do ex-prefeito e pai de Ricardo, Altair Guidi, passou a ser chamado de Parque da Prefeitura. Salvaro disse que isso ocorreu porque o nome oficial “não pegou”. A justificativa dele, também não. Em resposta, Ricardo Guidi disse que a atitude de mudar o nome do parque, ainda que de modo não oficial, era “lamentável”.

Para tentar passar uma borracha no episódio, neste fim de semana, Clésio Salvaro não só prestigiou a Maratona, como fez questão de registrar o evento em suas redes sociais, com direito a cumprimentos a Ricardo Guidi, que pode ser visto no vídeo que publicou no instagram. Na legenda, Salvaro fez questão de registrar o momento e o nome da prova. Ele escreveu: "prestigiando a 1ª maratona e 6ª meia matarona Criciúma Altair Guidi".

Por certo, não se trata de uma atitude isolada. É um primeiro gesto público que pode sinalizar um desfecho amistoso envolvendo os peessedistas para as eleições municipais de Criciúma do ano que vem. Será?

Por Maga Stopassoli 24/09/2023 - 11:24 Atualizado em 24/09/2023 - 11:30

O ex-Ministro do STF, Joaquim Barbosa e a ex-candidata a vice-governadora de Santa Catarina nas eleições do ano passado, Bia Vargas, estiveram reunidos neste sábado, em Florianópolis. A agenda não oficial de ambos, permitiu um brinde com direito à caipirinha de maracujá e chopp. Bia Vargas, que deve ir para o PT, mas ainda sem data definida, registrou o encontro em seu perfil no instagram. Questionada sobre a agenda, Bia desconversou e disse:

" - Infelizmente hoje o Joaquim vai torcer pro São Paulo e eu pro Flamengo. Que vença o melhor."

Então tá dito! 

Por Maga Stopassoli 23/09/2023 - 12:41 Atualizado em 24/09/2023 - 18:31

A quarta mulher eleita vereadora da história de Içara, Carla Souza (MDB), foi a entrevistada do episódio mais recente do meu podcast, o Ninguém Morre de Tédio. Ela falou sobre sua trajetória política, de seus planos para 2024, quando quer ser candidata a prefeita de sua cidade e, claro, de sua relação com a primeira mulher eleita para comandar o município, a atual prefeita Dalvânia Cardoso (PP). Sobre sua relação com o poder executivo, Carla fez críticas e disse que se sente boicotada pela atual gestão.

“Fora da política temos uma ótima relação. Como prefeita não temos uma relação de muito acesso. Ela realmente faz a política partidária, faz a política para os dela. Eu enquanto vereadora de oposição, não tenho acesso. É difícil marcar reunião, difícil conversar pelo whatsapp, por ligação. Infelizmente em Içara acontece isso e eu não tenho os acessos que todos os vereadores deveriam ter. Penso que depois de eleito, o governo e o parlamento tem de ser pra todos”.

Ouça o episódio completo com Carla Souza no canal do podcast no Spotify ou, se preferir, no Youtube.



 

Por Maga Stopassoli 22/09/2023 - 19:58 Atualizado em 24/09/2023 - 18:31

O ex-governador Leonel Pavan bateu asas e voou do ninho tucano. Na noite desta sexta-feira, 22, Pavan assinou ficha no PSD em evento prestigiado em Bal. Camboriú, que contou com a presença da cúpula do partido, como o deputado estadual Júlio Garcia e o presidente, Eron Giordani. Quem também prestigiou a filiação de Pavan, foi o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. 

"Estou me reencontrando, depois de um tempo de férias, com amigos queridos. Estou com o gás todo, tenho muita lenha pra queimar", disse o novo integrante do PSD, Leonel Pavan, sobre sua ida para o partido. Já o presidente estadual da sigla, disse que "é motivo de orgulho representar o PSD e recepcionar o Leonel Pavan, que tem uma ficha de serviços prestados por Santa Catarina. Ele é atual, moderno, adaptado aos novos tempos e tem uma energia fantástica, uma vibração contagiante e certamente vai dedicar isso tudo pra Camboriú". 

Pavan disse recentemente que será candidato a prefeito de Camboriú. 

Por Maga Stopassoli 21/09/2023 - 10:03 Atualizado em 21/09/2023 - 10:53

O senador Esperidião Amin (PP) foi o entrevistado desta quinta-feira (21), durante o quadro Plenário, na Rádio Som Maior. Entre os assuntos, o requerimento apresentado por ele para uma audiência pública e que foi aprovado pela de Comissão de Assuntos Econômicos, para tratar de projeto para restabelecer a informação sobre o município e o estado de registro nas placas de veículos que, atualmente, não constam mais. A data da audiência pública ainda não foi definida. Com a adoção do modelo do Mercosul, obrigatório em todo o país a partir de 2020, a inscrição sobre estado e município deixou de estar presente nas placas dos veículos. Para Amin, a informação facilitaria o trabalho de fiscalização de autoridades policiais e de trânsito.

- As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa - argumenta Amin. O senador destaca também um “senso de identidade regional” e pertencimento promovido pela identificação nas placas, o que ajudará a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, bem como facilitar o levantamento de estatísticas turísticas.

Eleições em Criciúma

Durante a entrevista, Esperidião Amin foi questionado por Adelor Lessa se o seu partido, o PP, vai apoiar o candidato indicado por Clésio Salvaro, a prefeito de Criciúma. E ele respondeu assim:

Amin: Quem é o candidato? O partido do Clésio é o PSD agora. Pelo que eu sei, o candidato mais forte é o Ricardo Guidi que, aliás, tem o DNA do velho PDS, né? O gene não se perde na estrada. O Ricardo Guidi é o candidato do Clésio?

Adelor: ele não é o candidato do Clésio.

Amin: Então já temos o PSD 1 o PSD 2, o que é uma ofensa ao PSD. O PSD nunca teve disputa em Santa Catarina.

Adelor: nesse caso o Sr. fica com o candidato do Clésio?

Amin: eu fico com o meu partido. O meu candidato é o candidato que o meu partido apoiar. Pergunta pro (Valmir) Comin, pros nossos vereadores, que eles vão te responder por mim.

Adelor: e quem o Sr. vai recomendar que apoiem?

Amin: eu não recomendo. Recomendo que eles tenham juízo e escolham o que mais se afeiçoe aos nossos 11 mandamentos. Eu só tenho uma cartilha, é a do meu partido. Ouça a entrevista completa com esse diálogo de milhões no link a seguir:

 

 

Por Maga Stopassoli 19/09/2023 - 10:54 Atualizado em 19/09/2023 - 10:55

Nada como um segundo mandato parlamentar para polir o discurso de um político. Quando o político em questão é um dos mais polêmicos do estado, como é o caso do deputado estadual Jessé Lopes (PL), então, mais ainda.
Jessé foi eleito em 2018 na primeira onda Bolsonaro que inundou o país, elegendo representantes de direita com um perfil mais radical, seja na escolha das pautas, seja na forma de defendê-las. Em seu primeiro mandato, Jessé colecionou polêmicas e críticas e se manteve em pauta boa parte do tempo por declarações que deram margem para muitos processos aos quais o parlamentar ainda responde já justiça. Na primeira eleição, ele foi de base aliada a crítico ferrenho do então governador Carlos Moisés que viveu dias difíceis tendo Jessé na oposição. Um dos episódios mais marcantes foi quando o deputado estadual removeu um quadro do governador da parede, colocou no chão de seu gabinete, fez uma foto e mandou no zap. Foi um rastilho de pólvora. Depois disso, teve ainda um tuíte, na falecida rede social do passarinho, que Jessé contabiliza como um arrependimento (assista no vídeo a seguir). Já no segundo mandato, o deputado criciumense, agora reeleito, lembra pouco a postura do primeiro mandato. Sem entrar no mérito das pautas que defende, Jessé adotou um tom político moderado em suas declarações, aprendeu a discordar sem fazer alarde do governador do qual é base na Assembleia e entendeu que, em suas manifestações, sejam escritas ou faladas, um risco, vira Francisco. Se no primeiro mandato o quadro do governador Moisés acabou virando polêmica, no segundo mandato, Jorginho Mello não foi pra parede de seu gabinete. Sendo assim, o atual governador pode ficar tranquilo: não corre o risco, pelo menos por enquanto, de virar alvo dos seguidores de Jessé – que são muitos. O parlamentar foi o convidado desta segunda-feira (18), do Parlatório, na rádio Som Maior. Durante o programa, falou que não tem intenção de ser candidato nem a prefeito, nem a vice, na próxima eleição em Criciúma e brincou dizendo que “vice-prefeito não tem imunidade parlamentar. Com imunidade já está difícil, imagina sem imunidade”. Na sequência, o deputado foi questionado sobre como anda o “departamento de pagamento de processos”, já que esse é um assunto que ele conhece bem. O parlamentar disse que está com muitos processos e que “não ganha nada”. Assista ao programa completo aqui: 


 

Deputado bolsonarista Jessé Lopes, durante sua participação do Parlatório dessa segunda-feira (18). 

 

Por Maga Stopassoli 19/09/2023 - 09:35 Atualizado em 19/09/2023 - 09:41

Emedebistas e quase emedebistas se reuniram ontem em Florianópolis durante encontro do partido, no Lira Tênis Clube. O presidente da sigla na capital, Fulvio Rosar Neto comemorou as novas 120 filiações ao Manda Brasa, durante o evento. Dentre os novos filiados está o secretário de Infraestrutura da Capital, Rafael Hahne. Para prestigiar sua filiação, estavam presentes o prefeito Topázio Neto (PSD), secretários municipais e vereadores.

Quem também está de malas prontas para o 15 é o vereador João Cobalchini, filho do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB). Ele ressaltou que passará a fazer parte do quadro emedebista a partir de março de 2024, quando tiver a janela partidária. “Quero levar mais alguns colegas também para o MDB”, disse João. O encontro contou também com as participações dos deputados estaduais Antídio Lunelli e Emerson Stein; do ex-governador, Paulo Afonso Vieira; da presidente do MDB Mulher/SC e ex-deputada estadual, Dirce Heiderscheidt; da ex-deputada estadual Ada de Luca; do coordenador regional do MDB na Grande Florianópolis, Ronério Heiderscheidt; entre outras lideranças.

 

Emedebistas e quase emedebistas se reúnem na capital durante encontro do partido.

 

Por Maga Stopassoli 17/09/2023 - 21:12 Atualizado em 17/09/2023 - 21:12

No próximo dia 19 de outubro, Florianópolis será palco do maior evento sobre capacitação e liderança feminina do sul do país. É o Liderança Feminina que tem como foco a ampliação da representação feminina nos mais diversos ambientes da política. O evento, que reunirá palestrantes e especialistas nacionais para um dia inteiro de palestras, oficinas e mentorias individuais, é o primeiro nesse formato a ser realizado no estado. Com foco em comunicação e gestão de liderança da mulher, o encontro é voltado para gestoras públicas, atuais e futuras, consultoras, estrategistas, comunicadoras, mulheres e homens que trabalham ou vão trabalhar em projetos de representação feminina. A iniciativa é das comunicadoras e empreendedoras Maga Stopassoli, Gisele Meter e Soledad Urrutia.

"O objetivo é fortalecer as habilidades e a mente de mulheres com foco na sua participação em espaços de poder, formar verdadeiras líderes, fortes e dispostas a conquistar resultados. Porque não adianta ampliar a representação e não ter mulheres preparadas e capacitadas para ocupar os espaços. As participantes viverão um dia inteiro de experiências que as tornarão mais fortes, decididas e focadas", explica Gisele Meter, especialista em marketing político e sócia-organizadora do evento.

Entre os palestrantes nacionais confirmados estão a consultora política, Fernanda Galvão; a doutora em Ciência Política com experiência internacional, Nerea Garcia; a jornalista especializada em branding político, Deniza Gurgel; a jornalista e empreendedora, Denise Cristina; o especialista em mobilização política, Fabrício Moser; e o cientista político e estrategista de marketing político e eleitoral, Gilmar Arruda, dentre outros. A jornalista catarinense, Dagmara Spautz, além da presidente da OAB, Claudia Prudêncio, a coordenadora da bancada feminina na ALESC, deputada Paulinha; e a presidente da ACAFE, Luciane Ceretta também participam da programação.

Além das palestras e painéis, o evento terá um formato que permitirá que as participantes possam experimentar o aprendizado na prática, com oficinas e mentorias específicas. Para saber como participar e conhecer o cronograma do evento, acesse: www.liderancafeminina.com.br. A iniciativa tem apoio da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (UNESC) e da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no site: https://www.sympla.com.br/evento/lideranca-feminina-mulheres-no-poder/2128792 - Informações: 48 99135-5049

Por Maga Stopassoli 15/09/2023 - 17:50

Após o rompimento do reservatório da Casan, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello se reuniu com a diretoria da empresa, na Agronômica e fez cobranças. Disse que a empresa precisa melhorar seus serviços e garantir a solução do problema que causou o acidente na última semana. Em sua passagem por Criciúma, o blog questionou Jorginho se ele cogita privatizar a Casan. 

"Eu tenho um compromisso com os funcionários de não privatizar, mas eu disse a eles, lá atrás, a Casan tem que fazer mais, como a Celesc também. São duas empresas públicas, empresas que estamos cuidando de perto, por isso que a presteza e a rapidez nas indenizações nunca aconteceram na história da Casan. A Casan tá pagando todas as pessoas que tiveram prejuízos. Acima de tudo a Polícia Cientíica tá fazendo um laudo, vais nos entregar uma investigação rigorosa junto com a Polícia, pra gente responsabilizar quem projetou, quem construiu, porque não pode ficar assim. Como que você cobra um valor considerável e faz um caixote? Então tem que ser responsabilizado quem fez", projetou o governador. 

 

 O governador Jorginho Mello participa da inauguração do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da
Juventude de Criciúma na manhã desta sexta-feira(15).
Foto: Eduardo Valente/SECOM



 

Por Maga Stopassoli 15/09/2023 - 15:14 Atualizado em 16/09/2023 - 08:55

O Secretário do Meio Ambiente, Ricardo Guidi (filiado ao PSD, porém, vocês já sabem minha opinião sobre isso), estava estrategicamente posicionado ao lado do governador Jorginho Mello (PL), no espaço destinado para entrevista coletiva, no Bairro da Juventude, hoje pela manhã. A estética do enquadramento de ambos, personificou a pergunta sobre as eleições  de 2024 em Criciúma. Já que a semiótica ajudou, perguntei ao governador: 

"Aproveitando que o Sr. está ao lado do Secretário Ricardo Guidi, o Sr. gostaria que ele fosse o seu candidato a prefeito em Criciúma?"

O governador respondeu:

"Ah, não tenha dúvida. Um baita candidato. Um deputado competente, preparado, um homem de  tradição política, o pai dele foi um grande prefeito aqui né, e ele é um grande deputado. Acho que a gente tem que valorizar as lideranças porque o mundo é tocado por políticos, sem política, não funciona, então é por isso que a qualificação dos políticos precisa ser cada vez melhor", disse Jorginho Mello.

Embora insista em manter o pé no PSD, Ricardo Guidi trava uma luta contra o tempo para garantir que ele será o candidato do partido, a prefeito de Criciúma. Sua ida para o PL, parece ser uma projeção pragmática para o futuro. Perder o mandato de deputado federal ao mudar de partido fora da janela partidária, parece uma fatura pequena se comparada ao risco de não conseguir viabilizar uma candidatura pelo PSD. 

O governador do Estado, Jorginho Mello (PL) cumpre agenda na região Sul nesta sexta-feira, 15. Um dos compromissos era a inauguração do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude, um espaço que atende crianças em situação de risco desde 1949. São atendidos aproximadamente 1,6 mil alunos, que possuem à disposição educação formal, profissionalização, transporte gratuito, alimentação, saúde, atendimento psicossocial, espaço cultural e atividades de esporte e lazer.

Por Maga Stopassoli 12/09/2023 - 10:25 Atualizado em 12/09/2023 - 11:05

O calendário do plantio de soja em Santa Catarina foi ampliado. O deputado federal Valdir Cobalchini recebeu a confirmação da ampliação em reunião com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/SC), Fúlvio Neto, na manhã desta segunda-feira, 11, em Florianópolis. Com a notícia, as regiões oeste, sul e planalto norte catarinenses tiveram o calendário alterado para 120 dias, compreendendo o período de 2 de outubro a 30 de janeiro de 2024. As demais regiões mantêm o cronograma unificado de 100 dias. O parlamentar, que acompanha, de perto, a situação vivenciada pelo agro catarinense, afirma que o calendário de semeadura da soja havia sido definido sem que fossem levadas em conta as particularidades de cada região, o que causou prejuízo aos agricultores. A portaria com as novas datas deve ser publicada ainda nesta semana. 

“Agradeço ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ao Superintendente, Fúlvio Rosar Neto, por terem se sensibilizado com o tema e revertido a situação. Agora, Santa Catarina poderá ter duas safras, desde que respeite a rotação de cultura, o que é essencial para a produção de milho silagem, principalmente nas pequenas propriedades pecuárias, que utilizam tanto a soja de segunda safra quanto a silagem de milho para alimentar rebanhos”, destaca.

Entenda o caso

A Embrapa tinha limitado para este ano 100 dias para o calendário de semeadura  da soja no Brasil, o que impactaria diretamente os produtores da região sul do país, onde as condições do solo e climáticas permitem um período mais amplo de plantio. Uma estudo técnico, apresentado pelo CIDASC, argumentava a realidade catarinense, defendendo a possibilidade de prorrogação do calendário, totalizando até 140 dias, com garantia da sanidade da produção. De acordo com o documento, em Santa Catarina o arranjo produtivo caracterizado pela agricultura familiar se viabiliza devido a intensa exploração do solo e a realização da primeira e segunda safra de verão, que vem apresentando alta rentabilidade. O expressivo aumento da produção leiteira no estado, propicia a sucessão milho-silagem e soja segunda safra nas pequenas propriedades rurais, o que torna-se importante componente de viabilidade econômica das mesmas. Ainda, a realização da segunda safra de soja, também proporciona o uso do solo após a colheita das lavouras de tabaco, onde se caracteriza a pequena propriedade.

Por que a ampliação é importante:

De acordo com os técnicos catarinenses, com a alteração do calendário, existe a possibilidade de plantio de milho em grão na primeira safra e soja na segunda safra, permitindo o incremento de aproximadamente 450 mil toneladas do cereal e 150 mil toneladas da oleaginosa por safra. O estado apresenta déficit anual entre 5 e 6 milhões de toneladas de milho em grãos, para produção de ração animal que abastece o setor das agroindústrias e que se agravaria com a concorrência entre o milho grão e soja nas áreas da safra de verão. A  expansão de plantio será um fator preponderante na harmonização das datas estipuladas para o vazio sanitário da soja, e para o calendário de plantio nos Estados do Sul, fato que também auxiliará em muito as ações de monitoramento e controle da praga e otimizar as ações de fiscalização. Cobalchini destaca que além de Santa Catarina, o  Paraná e o Rio Grande do Sul, também tiveram ampliação do calendário, cada estado conforme a sua realidade que observa a questão do clima e características de produção.

 

Deputado federal Valdir Cobalchini e Fúlvio Neto, durante reunião em Florianópolis, para tratar do assunto.

 

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito