O grupo da série B favorito para o acesso já vai se distanciando quando estamos chegando ao final do primeiro turno. Ainda faltam duas rodadas para o encerramento da primeira parte da temporada.
Pela ordem, Cruzeiro com 38 pontos, Vasco da Gama com 34, Bahia com 30 e Grêmio com 29 são os quatro primeiros colocados com 17 rodadas já realizadas. O Sport, outro que também podemos dizer que é favorito está em quinto lugar com 25 pontos, mesma pontuação do Tombense, calouro na divisão.
Criciúma, Novorizontino, CRB vêm na sequência com 23 pontos. É interessante notar que o Tombense, Criciúma e Novorizontino são clubes que este ano vieram da série C. Dos quatro que subiram apenas o Ituano ficou para trás com18 pontos.
Este o retrato do momento. O que mais nos interessa é o Criciúma que tem como primeiro objetivo permanecer na segunda divisão do futebol brasileiro.
A marca buscada por todos para escapar do rebaixamento é 45 pontos, portanto o Criciúma já alcançou metade do necessário, podendo chegar aos 26 na próxima rodada jogando em casa contra a Ponte Preta, sem contar o jogo final do turno contra o Tombense.
Mantendo o ritmo atual, mesmo sem grandes exibições e com os reforços que poderão ser aproveitados a partir da semana que vem quando abrir a janela de transferências, o Tigre pode tranquilamente alcançar a pontuação necessária para escapar do rebaixamento.
A possibilidade é real se o técnico Cláudio Tencati conseguir melhorar a defesa que sofreu 16 gols, a maior entre os sete primeiro colocados. Em contrapartida o ataque com seus 18 gols é o segundo melhor da competição junto com outros cinco times.
Se a defesa não está entre as melhores, os zagueiros e meio campistas são responsáveis por 13 dos 18 gols marcados. Completando a artilharia os atacantes marcaram apenas três gols e os outros dois foram gols contra.