O Papa Francisco esteve visitando na semana passada a Basílica di Santa Maria di Collemaggio, em L´Aquila, ainda em reconstrução pelos enormes danos causados pelo terrível terremoto de 6 de abril de 2009, com 309 mortos. Homenageou o Papa Celestino V, que está sepultado na basílica.
Celestino, virtuoso monge eremita, foi eleito aos 85 anos e renunciou após 6 meses de mandato, aconselhado pelo cardeal Benedetto Caetani, que após assumir o papado com o nome de Bonifácio VIII, condenou o ancião papa à prisão domiciliar. Bonifácio fundou a Universidade La Sapienza em Roma, codificou o direito canônico e em 1300 convocou o primeiro Jubileu ou Ano Santo, que concedia a indulgência plenária – o perdão de todos os pecados – a todos que visitassem as basílicas de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Pedro no Vaticano (em Roma existe também a Basílica de São Pedro Acorrentado, com o maravilhoso Moisés de Michelangelo).
No entanto foi um papa soberbo, ambicioso e cruel. O rei francês Filipe IV odiava o papa e provavelmente contribuiu para a sua morte no episódio conhecido como Ultraje de Anagni, que chocou a Europa. Dante esteve presente no jubileu e colocou Bonifácio no inferno na sua Divina Comédia. Com o apoio de Filipe IV, Bertrand de Got assumiu o trono de Pedro com o nome de Clemente V e transferiu a sede do papado para Avignon. O conhecido vinho Châteauneuf du Pape é produzido na região (Côtes du Rhône).
Pressionado pelo rei o novo papa suprimiu a ordem dos Cavaleiros Templários e condenou à morte o seu grão-mestre, Jacques de Molay. “O Rei de Ferro”, primeiro volume da série de sete livros “Os Reis Malditos” de Maurice Druon, descreve com precisão os eventos ocorridos.
Clemente era arcebispo de Bordeaux e sua família era proprietária de vinhedos na região. O excelente e caro vinho Château Pape Clément, em homenagem ao papa, juntamente com os famosos grand-crus que recebem o nome do Château de origem, como Haut-Brion, Latife, Mouton Rotschild, Latour e Margaux, transformaram Bordeaux em uma das mais famosas regiões vinícolas do mundo.
Sugestões
A série “Os Reis Malditos”, com participação de Gerard Depardieu (Asterix e Obelix, Danton, Vatel, Os Miseráveis) e Jeanne Moreau (Jules e Jim, Viva Maria, O Processo).
O filme “Agonia e Êxtase”, com Charlton Heston (Ben-Hur, Os Dez Mandamentos, Planeta dos Macacos, Terremoto) e Rex Harrison (My Fair Lady, O Fantástico Dr Dolittle, O Príncipe e o Mendigo), revelando o difícil relacionamento entre Michelangelo e o papa Júlio II durante a construção da Capela Sistina. O livro “Santos & Pecadores – História dos Papas, de Eamon Duffy.